Caso não consiga visualizar, clique aqui:

   http://www.sbq.org.br/publicacoes/beletronico/bienio0810/boletim815.htm

cid:001901c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

cid:001a01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 815

VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Química Medicinal

2. “A verdadeira ciência nasce do mesmo jeito da arte”, diz Ariano Suassuna

3. Hipocrisia e injustiça – Artigo de Raimundo Braz Filho*

4. Concurso na Faculdade de Farmácia da UFF

5. Concurso no Departamento de Química Analítica da UFF

6. I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais (SIGERA) em Florianópolis

7. Vaga de Professor Adjunto em várias áreas da Química da UFG/Campus Catalão

8. Seleção de ingresso ao Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

9. Vaga para professor adjunto para o curso de química da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Univ. Fed. Uberlândia

10. Vaga de Professor Adjunto na Química Inorgânica da UFF

11. Concurso para Professor Doutor – Área de Química Analítica – no IQUSP

12. Oportunidade PhD no HASYLAB - Alemanha

13. Concurso de Professor Adjunto de Química Analítica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

1. Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Química Medicinal

 

Durante o 4o. Simpósio Brasileiro em Química Medicinal (BrazMedChem2008), encerrado no dia 13 de Novembro de 2008, foi concedido pela primeira vez, o “Prêmio BrazMedChem de Incentivo à Pesquisa em Química Medicinal”, como forma de reconhecimento às contribuições significativas de pesquisadores brasileiros para o crescimento e desenvolvimento da Química Medicinal no Brasil. A premiação, ocorrida em sessão especial do evento no dia 12 de novembro e que contou com grande público, foi divida em 3 categorias: Pesquisador Sênior, Pesquisador de Vanguarda e Pesquisador Jovem Talento. A sessão de premiação contou com as presenças da Presidenta da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Profa. Vanderlan Bolzani, do Presidente e do Vice-Presidente do BrazMedChem2008, Prof. Ivan da Rocha Pitta e Prof. Carlos Montanari, respectivamente.

Em nome da Divisão de Química Medicinal da SBQ, gostaria de parabenizar os ganhadores dos prêmios, com justiça e merecimento, destacando brevemente os pesquisadores premiados em cada categoria.

Eliezer J. Barreiro, ganhador da categoria Pesquisador Sênior, é Professor Titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, já publicou mais de 200 artigos em periódicos especializados, e orientou mais de uma centena de estudantes de pós-graduação e iniciação científica. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, entre muitas outras distinções acadêmicas e científicas. Foi Diretor da Divisão de Química Medicinal e Presidente da Sociedade Brasileira de Química. Atualmente, é Coordenador do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro (IVFRJ), Coordenador Científico do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), Coordenador Científico do Instituto do Milênio Inovação e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos (IM-INOFAR), Editor do Portal dos Fármacos (FAPERJ), e Coordenador e Idealizador da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, que chegará a sua XV Edição em 2009.

Antonia Tavares do Amaral, ganhadora da categoria Pesquisador de Vanguarda, é professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo - USP, já publicou mais de 40 artigos em periódicos especializados e mais de 130 resumos em congressos científicos, além de 1 livro. Foi Diretora da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química. Participa atualmente de diversos projetos de pesquisa na área de Química Medicinal, com destacada atuação nas áreas de QSAR e modelagem molecular.

Adriano D. Andricopulo, ganhador da categoria Pesquisador Jovem Talento, é professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP, já publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados e cerca de 180 resumos em congressos científicos, além de 10 capítulos de livros na área de Química Medicinal. É Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é Diretor da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química, Coordenador do Laboratório de Química Medicinal e Computacional do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural - CEPID/FAPESP e Coordenador do Centro de Referência em Química Medicinal da Organização Mundial da Saúde (WHO) para Doença de Chagas no Brasil.

 

Fonte: Prof. Marcelo S. Castilho (UFBA)

 

2. “A verdadeira ciência nasce do mesmo jeito da arte”, diz Ariano Suassuna

 

O escritor e professor pernambucano participou do seminário “Ciência do Povo”, realizado na quarta e quinta-feira, em Natal

A ciência fundamentada no saber popular é usada de diversas formas de geração a geração, no entanto, precisa ser mais difundida junto a professores, estudantes e à sociedade em geral. Com esse objetivo foi realizado nos dias 12 e 13 em Natal o seminário Ciência do Povo – saberes e fazeres, práticas produtivas tradicionais, uma iniciativa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (Fapern) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A conferência de abertura, realizada na noite de quarta-feira (12) pelo escritor e professor pernambucano Ariano Suassuana, atraiu 800 pessoas ao Teatro Alberto Maranhão (TAM) com o tema “Ciência Popular no Nordeste”.

Por meio das histórias nordestinas e bem-humoradas, a abertura do seminário deixou para o público a mensagem de que “não se deve deixar enganar por falsos cientistas dogmáticos. A verdadeira ciência nasce do mesmo jeito da arte. Nasce da intuição, da imaginação criadora, da dúvida. Não aceitem nada pronto”, disse Ariano Suassuna.

O segundo dia do seminário, ocorrido ontem, seguiu com duas mesas temáticas reunindo discussões dentro de temas como crenças populares, medicina natural, rezadeiras, etnoconhecimentos e saúde popular. As palestras conduzidas, principalmente, por professores das universidades de Natal, foi acompanhada por um público médio de 60 pessoas por turno.

O encerramento do Seminário ficou por conta do etnobotânico e professor do Inpa, o americano Glenn Harvey Shepard Junior. Há nove anos desenvolvendo estudos na Amazônia, no Alto Rio Negro, o pesquisador chama a atenção para a necessidade de diálogo e troca entre as ciências populares e tradicionais.

“O desafio é vencer o preconceito. No meu caso, observo que o índio tem muito a ensinar ao cientista porque ele conhece a diversidade e pisa no chão que analisamos principalmente por imagens via satélite. Do outro lado, o cientista pode ensiná-los a um aproveitamento mais auto-sustentável dos recursos disponíveis”.

Para o geógrafo e mestrando Alan de Araújo Roque, na prática, esse diálogo é difícil, pelo menos no contexto da comunidade rural de Lagoinhas, localizada em Caicó, onde ele pesquisou sobre a utilização de plantas nativas da caatinga com potencial medicinal. “Eles dizem que não podem misturar as duas medicinas. No interior, ainda continuam bastante viva os usos medicinais de lambedores, chás e garrafadas para curar doenças, ferimentos e picadas de animais”.

Artigo publicado na Tribuna do Norte, 14/11

 

Fonte: Luiz Henrique Catalani (Secretario Geral da SBQ)

 

3. Hipocrisia e injustiça – Artigo de Raimundo Braz Filho*

 

Toda vez que se cogita qualquer recuperação dos salários no serviço público, levanta-se um verdadeiro clamor orquestrado por interesses econômicos permanentemente privilegiados e protegidos pela grande mídia. Tal demonstração de “zelo e responsabilidade” frente aos gastos governamentais geralmente ocorre sob a batuta de indivíduos bem posicionados nos altos escalões da administração pública e detentores de altos salários ou mordomias. É, ainda hoje, a lógica neoliberal do encurtamento do Estado e da imposição de limites a sua “interferência” na economia.

É muito curioso observar que este mesmo Estado é prontamente chamado a salvar da falência organizações mal gerenciadas e a injetar dinheiro público em instituições que vivem de especulação financeira mercenária em detrimento do mercado realmente produtivo. A hipocrisia neoliberal respeita tal cenário, mas agride a necessária saúde da maquina estatal, dificultando a concessão de salários dignos para os servidores públicos.

O Estado tem obrigação de pagar salários dignos a seus servidores, e não fortalecer riquezas sem a devida proteção da lei. Agora, diante do desastre financeiro verificado em Wall Street, e em outros centros deste mercado mercenário, governos de diversos países ricos, como vítimas de tal enfermidade perversa, utilizam programas para superar essa catástrofe sem uma rigorosa e necessária avaliação dos fatores responsáveis pela produção de tal degradante cenário orquestrado. Para socorrer e superar este desastre financeiro, os governos utilizam recursos públicos oriundos da arrecadação de impostos pagos principalmente pelos trabalhadores assalariados.

É o funcionalismo quem opera as máquinas nos três Poderes da República e quem põe em prática as políticas públicas determinadas pelos altos dirigentes da Nação. Por isso merecem salários dignos. Claro que isto não significa acobertar a atuação de indivíduos que ingressam no funcionalismo sem qualquer vocação para servir ao interesse público. O fato é que existe a necessidade de abertura de concursos para servidores com capacidade e em número, sem qualquer conotação do perverso clientelismo, para atender adequadamente a demanda da sociedade. No entanto, quando se fala em concurso público, ocorre uma grande grita. Por que será?

*Pesquisador emérito UENF/FAPERJ e ex-Reitor da UENF

Artigo publicado na Folha da Manhã (Campos) em 23/10/2008

 

Fonte: Raimundo Braz Filho (UENF)

 

4. Concurso na Faculdade de Farmácia da UFF

 

Encontram-se abertas as inscrições para concurso de Professor Adjunto  na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense nas seguintes disciplinas ((01 vaga por Disciplina): Tecnologia Farmacêutica; Administração Farmacêutica; Química Farmacêutica. Maiores informações em www.uff.br

 

Fonte: Wilson da Costa Santos (UFF)

 

5Concurso no Departamento de Química Analítica da UFF

 

Estão abertas inscrições no prazo de  10 a 26 de novembro, para concurso público para uma vaga para professor Adjunto, DE, no Departamento de Química Analítica da Universidade Federal Fluminense, que se realizará na semana de 08-12 de dezembro. O edital no. 308  foi publicado em DOU  seção III do dia 07 deste mês (sexta-feira).  Mais informações (edital e quadro anexo), na página da UFF, no link da COPEMAG.

 

Fonte: Denise R. Araripe (UFF)

 

6.  I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais (SIGERA) em Florianópolis

 

I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais (SIGERA) será realizado em Florianópolis/SC de 11 a 13 de março de 2009. Informações completas a respeito de participação e programação, com palestrantes convidados estão disponíveis no site do evento: www.cnpsa.embrapa.br/sigera

 

Fonte: Airton Kunz (EMBRAPA)

 

7. Vaga de Professor Adjunto em várias áreas da Química da UFG/Campus Catalão

 

Estão abertas inscrições no prazo de 10 a 24 de novembro, para concurso público para 05 – cinco- vagas para professor Adjunto, DE, no Departamento de Química da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, sendo 01 para Química Geral e Orgânica, 01 para Química Geral e Físico-Química, 01 para Química Geral e Analítica, 01 para Química Geral e Eletroquímica e 01 para Bioquímica. O edital no. 100 foi publicado em DOU seção III do dia 10 deste mês.  Mais informações (edital e quadro anexo), na página da UFG.

 

Fonte:  Gustavo Von Poelhsitz (UFG)

 

8. Seleção de ingresso ao Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia oferece um curso de Mestrado, com área de concentração em Química Analítica. Clientela: graduados em cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado ou Industrial) ou áreas afins. Os candidatos concorrerão a oito vagas, distribuídas de acordo com as linhas de pesquisa do programa. São elas: Química Analítica Aplicada, Química Ambiental, Química dos Produtos Naturais, Cinética Química e Catálise, Separação, Métodos Óticos de Análise e Análise de traços e Química Ambiental. As inscrições que podem ser feitas até o dia 28 de novembro de 2008, devem ser efetivadas no Colegiado de Pós-graduação em Química, no campus da Uesb em Jequié. Também são aceitas inscrições via Sedex, até o dia 24 de novembro, para o endereço disponibilizado no Edital. Os candidatos serão avaliados através de duas etapas, sendo a primeira uma prova de conhecimentos específicos e a segunda etapa dividida em: exame de proficiência em inglês, entrevista e análise curricular. O processo seletivo ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2008. Mais informações: www.uesb.br ou www.pgqui.com.br .

 

Fonte:  Valfredo Azevedo Lemos (UESB)

 

9.  Vaga para professor adjunto para o curso de química da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Univ. Fed. Uberlândia

 

Estão abertas, no período de 01 a 12 de Dezembro, as inscrições para concurso público para professor adjunto para atuar no curso de Química da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – UFU. As vagas estão assim distribuídas: 02 vagas para química orgânica destinadas a graduados em química e com tese de doutorado em química orgânica; 01 vaga para engenharia química destinada a graduados em engenharia química com tese de doutorado em engenharia química; 01 vaga em ensino em química destinada a graduados em química e com tese de doutorado na área de educação em química. Informações adicionais podem ser encontradas no edital 44/2008 publicado no DOU, Seção III em 12 de Novembro de 2008.

 

Fonte:  André Luiz dos Santos (UFU)

 

10. Vaga de Professor Adjunto na Química Inorgânica da UFF

 

Estão abertas as inscrições para o concurso público destinado ao provimento de uma (1) vaga na área de Química Inorgânica, para a Classe de Professor Adjunto I, Regime de Dedicação Exclusiva, no Departamento de Química Inorgânica (GQI) do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. A UFF situa-se em Niterói, RJ (http://www.coseac.uff.br/cidades/), e o Instituto de Química (http://www.uff.br/quimica/) encontra-se no Campus do Valonguinho, no centro da cidade. O edital e outras informações encontram-se nas páginas eletrônicas do GQI (www.uff.br/gqi) e da COPEMAG: http://www.uff.br/ copemag/

 

Fonte: Maria Vargas (UFF)

 

11. Concurso para Professor Doutor – Área de Química Analítica – no IQUSP

 

Estão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos para o provimento de 1 (hum) cargo de Professor Doutor, no conjunto de disciplinas de Química Analítica, junto ao Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Período de inscrição: De 04 de novembro a 18 de dezembro de 2008. - Maiores informações: www.iq.usp.br.

 

Fonte: Airton Ferreira Gonçalves (IQUSP)

 

12. Oportunidade PhD no HASYLAB - Alemanha

 

DESY is one of the world’s leading centres for the investigation of the structure of matter. DESY develops, runs and uses accelerators and detectors for photon science and particle physics. The Soft Condensed Matter at HASYLAB/DESY is a small group interested in structural aspects of such materials, using mostly Small and Wide angle scattering, DSC and polarizing optical microscopy. Other techniques are available through collaborations. We have some projects to be carried out by graduates aiming at a PhD (Doutoramneto) degree. Candidates interested in lipid model membranes and their structural aspects upon interaction with guest molecules should send a short CV and a description of previous experience. HASYLAB has an excellent infra-structure to guarantee the successful development of such projects. Salary and other working conditions will depend on the candidate and will be discussed in detail on an individual basis. English is our working language.

 

Fonte: Sergio Funari (DESY)

 

13. Concurso de Professor Adjunto de Química Analítica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Até dia 02/12 estarão abertas as inscrições para concurso de Professor Adjunto de Química Analítica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis na página: www.ufrrj.br (Edital 57).

 

Fonte: Waleska G. P. da Silva (UFRRJ)

 

Contribuições devem ser enviadas para o
Editor do Boletim Eletrônico: catalani@sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!
Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor do Boletim Eletrônico
Prof. Norberto Peporine Lopes
Editor Associado do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

NOVEMBRO 2008

 

DESTAQUES:

cartaz_pequeno.jpg

 

capaQN-31-7.jpg

 

cid:001d01c91982$2ee2fb00$0a00a8c0@Dirce

 

capaQnesc.jpg