Início

71ª Reunião Anual da SBPC encerra-se com aprovação dos congressistas e do público

om ampla aprovação dos congressistas e do público, a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada pela primeira vez na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), encerra hoje as atividades contabilizando não somente recordes, mas comemorando um amplo legado em prol da ciência pelos frutíferos debates, análises, inserções e congregação da comunidade científica, acadêmica e sociedade em atividades que ocorreram de 21 a 27 de julho.

A 71ª Reunião teve 21.250 inscritos de 599 municípios brasileiros, tendo sido realizados 12.434 credenciamentos no local. Pela programação científica, foram realizadas 68 conferências, com estimativa de 8.366 participantes, média de 123 pessoas por sessão. “Esse é um número bem interessante”, disse o secretário-geral da SBPC, Paulo Hoffmann, ao anunciar o balanço do evento.

As 79 mesas-redondas reuniram 6.602 participantes, as sessões especiais, 1.940 pessoas, os 24 encontros mais 929 e as quatro assembleias, 287. Foram realizados 43 minicursos, com 1.403 participantes. “Número bem alto, com grande participação dos congressistas”, completou o secretário.

Foram apresentados 600 pôsteres, oriundos de 23 estados e do Distrito Federal, sendo 249 pôsteres de Mato Grosso do Sul. A sessão reuniu 152 pôsteres de Ciências Humanas, 96 de Ciências da Saúde, 84 Ciências Exata e da Terra, 79 de Ciências Biológicas, 75 de Ciências Agrárias, 55 de Ciências Sociais Aplicadas, 47 de Engenharias e 39 de Linguística, Letras e Artes.

“Foram destacados oito trabalhos, de todos os submetidos, seguindo a opinião de 130 professores avaliadores. Esses trabalhos foram apresentados a sessão de Pôsteres e avaliados presencialmente. Dos oito, dois foram premiados e seis receberam menção honrosa, entre eles dois da UFMS.  A atividade como um todo recebeu muitos elogios dos autores e do público participante”, afirmou Hofmann.

Para o presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro Moreira, a 71ª reunião foi um evento memorável. “Em especial num difícil momento em que estamos vivendo no Brasil. A SBPC tem essa tradição de estar lutando sempre pela ciência, pela tecnologia, pela educação, pelos direitos humanos, pela democracia, por um país mais justo, menos desigual. Este momento é a festa da ciência e, ao mesmo tempo, temos aqui milhares e milhares de jovens que são a esperança do Brasil”.

O presidente destacou que é importante uma atitude positiva, mas com firmeza. “A Reunião Anual traz um certo bálsamo de afirmação para todos nós. Em especial com a participação dos jovens, como na FETEC, onde alunos de 12 a 14 anos expuseram lindíssimos trabalhos. Estamos muitos satisfeitos, nem nas nossas previsões imaginávamos essa repercussão. A UFMS deu uma amostra da capacidade de fazermos coisas bem feitas”, afirmou.

Ildeu salientou ainda que os números colocados mostraram participação muito intensa de todos. “Tivemos aqui cerca de 40 instituições da sociedade científica presentes. Discutimos grandes problemas nacionais da ciência, celebramos os 150 anos da Tabela Periódica, o Ano Internacional das Línguas Indígenas, discutimos várias moções que serão levadas ao Governo federal e ao Congresso Nacional”.

O reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, e a vice-reitora, professora Camila Ítavo, agradeceram à SBPC pela oportunidade de realização da Reunião Anual na UFMS, assim como a todos os colaboradores – professores, técnicos-administrativos e alunos (510 monitores) que colaboraram para a realização do evento.

“A ciência é mágica, estou muito feliz com esse momento da SBPC, os 40 anos da federalização, e é um orgulho para todos nós servidores e estudantes. Conseguimos mobilizar um exército de pessoas, em prol da educação, da ciência, batemos o recorde de participação com 21.250 inscrições e praticamente 35 mil pessoas participaram das atividades da nossa Universidade esta semana”, afirmou o reitor.

Pesquisa de satisfação realizada pela UFMS apontou que 82,9% dos consultados classificaram a reunião da SBPC como ótima ou boa. A programação científica recebeu a mesma avaliação de 93,9%, a organização de 87,7%, atendimento e informação, 85,3%, alimentação 75,7% e credenciamento, 71,9%.

“Os nossos monitores deram um show de orientação no atendimento ao público. Obter 82,9% de bom e ótimo em um evento na grandeza que é a SBPC nos faz vitoriosos”, expôs o reitor.

A vice-reitora Camila Ítavo, coordenadora local da SBPC, destacou alguns números que marcaram a 71ª SBPC como a participação de 7.115 estudantes de 145 escolas do estado, mais de 50 atendimentos em Libra e 40 em línguas estrangeiras, 55 apresentações culturais, 78 expositores, a oferta de mais de duas  mil refeições por dia, o envolvimento de 560 pessoas na limpeza, 40 brigadistas, 500 seguranças, atendimento de 250 crianças no espaço família e as 158 pessoas que estiveram na liderança de suas equipes.

“Nenhuma palavra será suficiente para agradecer o que tivemos juntos, tudo em prol da Instituição que tanto amamos e da ciência brasileira. Somos gratos por estarem em MS e levarem um pouco de nós e deixaram muito conosco”, afirmou Camila, que também destacou a importante participação das famílias no evento.

A organização local e nacional da SBPC agradeceram o apoio dos parceiros: UCDB, UEMS, IFMS, UFGD, Uniderp, Unigran, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Famasul, Faems, Fiems, Fecomércio, Fapec, Fundect, Embrapa, Guaicurus, Sebrae, Capes, CNPq, Finep, Sistema OCB/MS, Sicredi, Energisa, Intituto Arara Azul, Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Comando Militar do Oeste, Tribunal de Contas, Base Aérea de Campo Grande, Solurb e Consulado Geral do Paraguai.

A 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em julho de 2020 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O reitor da Instituição, professor José Daniel Diniz Melo, convidou a todos para o evento e disse que sai impressionado da edição atual. “A UFMS é bem organizada, a gestão é feita com muito cuidado. Quem é da UFMS tem de ter muito orgulho da Instituição”.

A organização nacional da SBPC e o reitor da UFRN foram homenageados ao final com o troféu “Amigo da UFMS” e com o selo comemorativo dos 40 anos de federalização da Universidade.

Texto: Paula Pimenta

Fotos: Leandro Benites