Inscreva-se | Login

 

A CIDADE

ÁGUAS DE LINDÓIA

Praça central da cidade | Foto: sampeter, via Wikimedia Commons.
 

Águas de Lindóia é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Capital termal do Brasil. Pertencente ao circuito das águas paulista, na região administrativa de Campinas. Abrange uma área de 60 km².

Estância hidromineral
Águas de Lindóia é um dos onze municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de estância hidromineral e capital termal do brasil, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História
Até ao século XVI, a região era habitada pelos índios caiapós. Em 9 de agosto de 1728, Manuel de Castro, morador da praça de Santos, recebera do governador e capitão-general da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro uma carta, doando-lhe as terras do Ribeirão das Águas Quentes, advindo como fruto de sesmaria. Na época, já era do saber dos bandeirantes e tropeiros as propriedades curandeiras das águas durante suas incursões saindo da cidade de Bragança Paulista para o planalto goiano, passando por Minas Gerais. Eles foram os maiores divulgadores dos poderes das águas da região durante suas estadias.

Mais tarde, Padre Bueno, um clérigo de Amparo, resolveu adquirir tais terras após haver curado de suas moléstias nas águas do Ribeirão das Águas Quentes. Com sua morte, entretanto, seus herdeiros colaterais abandonaram as terras.

A partir do ano de 1850, momento em que o café era o mais notório e mandante produto nas exportações brasileiras, as terras pertencentes hoje a cidades como Amparo, Serra Negra, Socorro e Águas de Lindóia foram usadas para o plantio e o estabelecimento de fazendas de café. Nesta mesma época, com a abertura dos portos, inúmeras famílias europeias, principalmente italianos, portugueses e espanhóis, estabeleceram-se na nova terra como uma mão de obra renovada a trabalhar em tais fazendas.

Assim começou, através desta gente simples, a divulgação do poder das águas. Na virada do século XIX para o século XX, a região começou a ser ocupada por fazendas de café baseadas na mão de obra assalariada dos imigrantes italianos. Em 1915, o médico italiano Francisco Antonio Tozzi, da comarca de Serra Negra, mudou-se para Águas de Lindóia e iniciou os estudos sobre as curas de doenças de pele e reumatismo. Turistas e cientistas chegaram de toda a parte. Em 1932, a cidade participou da Revolução Constitucionalista de 1932, que lutou contra as forças do governo central brasileiro. Hoje, a infraestrutura da estância é ampla e variada.

Por força da Lei Estadual 2456, o antigo distrito foi elevado à categoria de município em 30 de dezembro de 1953, desmembrando-se de Serra Negra.

Fonte: Wikipédia