Inscreva-se | Login

 

 

Certificados disponíveis

Clique aqui para buscar o seu certificicado.

 


 

Galeria de Fotos

Veja as fotos do evento e fique por dentro do que está rolando por aqui!

Clique aqui

 


46ª REUNIÃO ANUAL DA SBQ - EDITORIAL

Caros(as) colegas,

Em 2023, a comunidade brasileira de químicos terá mais uma vez a oportunidade de se reunir, como faz tradicionalmente todos os anos, para participar da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (46RASBQ), que ocorrerá no período de 28 a 31 de maio de 2023. Dessa vez, voltaremos, após 8 anos, ao belíssimo destino turístico de Águas de Lindóia, SP. Desta forma, estudantes, professores e pesquisadores da área de química e de áreas correlatas, de todos os cantos do país, além de convidados e participantes estrangeiros, terão a oportunidade de se reunirem para celebrar os avanços dessa ciência tão importante, além de avanços observados em áreas correlatas com interface na química. Adicionalmente, essa será novamente uma grande oportunidade para realizarmos encontros, estabelecermos parcerias, revermos os amigos e colegas, enfim, participarmos de atividades cientificas, culturais e sociais que nos motivam.

A 46RASBQ será realizada no Centro de Convenções do Hotel Monte Real, um excelente local, totalmente remodelado, o qual oferece mais de cinco mil m2 de espaço moderno e multifuncional para a realização do grande número de atividades que sempre caracterizaram nossas Reuniões Anuais.

O tema da 46RASBQ nessa edição será "Química: Ligando ciências e neutralizando desigualdades". Ao lançar esse tema a SBQ pretende propor aos participantes várias reflexões sobre as desigualdades observadas, em diferentes níveis aos quais convivemos e como as ciências e principalmente a Química podem contribuir para a sua mitigação. Tal tema também foi baseado na celebração dos 100 anos das principais teorias ácido-base, tão importantes para nós, químicos, demais ciências naturais e áreas afins.

A Comissão Organizadora, formada pela Presidente, pelo Secretário Geral, Tesoureira, Diretora Executiva e Diretores, vice-diretores e tesoureiros das 13 divisões científicas da SBQ, já iniciou os trabalhos de organização dessa Reunião Anual, com a busca e indicação de nomes de conferencistas e demais participantes que deverão compor a programação deste grande evento. Muitos desses participantes, nacionais e internacionais, já confirmaram com entusiasmo a sua participação e seus nomes já estão apresentados na página. São cientistas brilhantes, cujos nomes vocês provavelmente já ouviram falar. Eles compartilharão o melhor de suas carreiras conosco! Pensando na oferta de atividades aos nossos estudantes de graduação e pós-graduação, as 13 divisões científicas também já indicaram temas para a realização de minicursos que serão oferecidos, bem como os expertos de nossa comunidade para ministrá-los e, dada a oferta e qualidade, apostamos que vai ser difícil escolher em qual curso se inscrever, dentre os mais variados temas!

Apesar dos grandes desafios do momento atual, toda a Comissão Organizadora está muito entusiasmada, e motivada a realizar o melhor evento possível para os nossos sócios, nesse local que agora totalmente remodelado, já abrigou no passado tantas edições memoráveis da nossa reunião. Além disso, a comissão também se sente motivada e na expectativa de ser essa nossa Reunião uma grande oportunidade para promover o encontro e reencontro entre as pessoas, a oportunidade de mostrar que a Química e a ciência brasileira é forte, é pujante, resistiu e resistirá, como vimos recentemente em Maceió, na nossa 45RASBQ que aconteceu em 2022! Essa é a hora da nossa comunidade mostrar coesão e reação, fortalecendo ainda mais a sociedade que a representa, a nossa SBQ. Convidamos toda a comunidade química a participar dessa Reunião anual! As inscrições no evento, com submissão de resumos, estarão abertas a partir de 15/12/2022 e se enceram em 12 de fevereiro de 2023. Programem-se, preparem os seus trabalhos e venham compartilhar seus achados científicos em nossa RA. Nos vemos em Águas de Lindóia.

Luiz Gonzaga de França Lopes
Secretário Geral da SBQ
Presidente da Comissão Organizadora da 46ª RASBQ