Inscreva-se | Login  
Livro de Programa e Resumos da 42ª RASBQ

Clique aqui para ter acesso ao Livro de Programa e Resumos da 42ª Reunião Anual da SBQ.

Aplicativo da 42ª RASBQ

 
Caros Colegas,

Todas as informações sobre o evento estão no aplicativo da 42ª RASBQ, que está disponível para iOS e para Android. O aplicativo pode ser baixado diretamente na Google Play ou na Apple Store. Procure pelo aplicativo "42 RASBQ".

Baixe o app e fique por dentro de toda a programação.


42ª REUNIÃO ANUAL DA SBQ - EDITORIAL


Prezados(as) colegas,

Em 2019, a 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (42ª RASBQ) será realizada na cidade de Joinville-SC no período de 27-30 de maio e congregará a maior comunidade de químicos do Brasil entre estudantes, professores e pesquisadores da área de química e afins de todo Brasil e do exterior. Com quase 600 mil habitantes, Joinville sediará pela primeira vez uma RASBQ e esperamos movimentar a cidade divulgando e disseminando a química pela "Cidade dos Príncipes".

O evento será realizado no centro de convenções Expoville, possuindo mais de 210 mil m² de área total e cerca de 20 mil m² de área coberta, o maior do gênero do sul do Brasil, e está localizado a aproximadamente dois quilômetros do centro da cidade, onde há muitos hotéis, restaurantes, todas as facilidades e a 15 minutos do aeroporto.

Este ano, o tema da reunião será "Eixos Mobilizadores em Química" e nos levará, após 15 anos da publicação do primeiro documento na Química Nova, a refletir e avaliar sobre temas como o ensino de graduação e pós-graduação em Química (avaliação CAPES) e o modelo atual de financiamento à pesquisa.

A comissão organizadora da 42ª RASBQ, formada pelos Presidente, Secretário Geral, Tesoureiro, Diretora Executiva e os Diretores das 13 divisões científicas da SBQ já está trabalhando pela realização do evento desde agosto e já foram convidados importantes nomes da química brasileira e internacional para compor nossa grade de programação. São cientistas do mais alto gabarito com linhas de pesquisas de todas as áreas e de alto impacto. As 13 divisões científicas também já indicaram os minicursos que serão oferecidos e a novidade este ano será a realização de minicursos multidisciplinares envolvendo mais de uma divisão científica. Muitos workshops também já foram definidos.

A aceitação da comunidade SBQ sobre escolha da cidade de Joinville-SC para sediar o evento refletiu positivamente e estamos entusiasmados em fazer mais uma RASBQ de sucesso em 2019. Apesar dos desafios do momento atual, esperamos congregar mais de duas mil pessoas numa excelente oportunidade de fortalecer ainda mais a comunidade química brasileira. As inscrições se iniciarão muito em breve e as inscrições de resumos irão até 10 de fevereiro.

Esperamos todos em Joinville!

Fernando de Carvalho da Silva
Secretário Geral
Presidente da Comissão Organizadora da 42ª Reunião Anual da SBQ