30a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
:: Menu ::
:: Workshops::

 

 

“A formação química e pedagógica nos cursos de
graduação em química do país”


Dia: 31 de Maio de 2007.
Horário: das 9 h às 17 h.
Coordenadora: Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ)

Organização dos Trabalhos no dia 31 de Maio
9h – Sessão de Abertura do Workshop
9h e 15 min às 11h – Apresentação de Propostas 
11h às 12h – Discussões das Propostas apresentadas no turno da Manhã
12h às 14h – Intervalo para Almoço
14h às 16h – Apresentação de Propostas
16h às 116h 45 min – Discussões das Propostas apresentadas no turno da Tarde
16h 45 min às 17h - Encaminhamentos e Sessão de Encerramento do Workshop

Cada equipe apresentará, inicialmente, as suas Propostas. Ao final de cada turno (manhã e tarde) haverá um espaço para discussão coletiva, focalizando aspectos relativos à explicitação e justificação dos fundamentos teóricos e metodológicos considerados importantes nas Propostas.

O objetivo do 4º Workshop é proporcionar um espaço interativo de divulgação e discussão de práticas desenvolvidas em Cursos de Graduação em Química no País, com vistas a explicitar suas características de inovação, seus pressupostos teóricos e resultados alcançados. Treze trabalhos serão apresentados e discutidos na importante sessão presencial do workshop, no dia 31 de maio. Ao final de cada turno (manhã e tarde) haverá um espaço para discussão coletiva, focalizando aspectos da explicitação e justificação de fundamentos teóricos e metodológicos considerados importantes nas Propostas. Conta-se com a leitura e discussão prévia dos Textos Básicos, por parte dos participantes, bastando clicar nos títulos abaixo, para o acesso aos mesmos (download).

Relação dos Testos Básicos do 4º Workshop da ED-SBQ

1. A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA - A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Agustina Rosa Echeverría; Anna M. Canavarro Benite; Márlon H. F. B. Soares.
(Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, GO).

2. METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
Marcelo Giordan1, Irene Cristina de Mello2, Claudinei Moreira1, Jackson Góis1,3, Sílvia Dotta1, Luciana Caixeta Barboza1, Agnaldo Arroio1.
(Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo; Instituto de Química, Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal do Paraná Litoral, SP).

3. A DIMENSÃO PRÁTICA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA
José Luis P. B. Silva; Abraão F. Penha, Adelaide Maria V. Viveiros; Edilson F. Moradillo; Hélio O. Pimentel; José Petronílio Cedraz; Maria Bernadete M. Cunha; Maria da Conceição M. Oki; Maria de Lourdes Botelho; Nelson Rui R. Bejarano; Soraia F. Lobo.
(Universidade Federal da Bahia; UNEB/Área1; Colégio Estadual Luiz Viana, BA).

4. PROPOSTA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFU
Viviani Alves de Lima; Rejane Maria Ghisolfi da Silva; Yaico Dirce Tanimoto de Albuquerque.
(Universidade Federal de Uberlândia, MG).

5. REFORMULAÇÕES DOS CURSOS DE QUÍMICA DA UNICAMP
Adriana Vitorino Rossi; Nelson Henrique Morgon; Regina Buffon.
(Instituto de Química, Unicamp, SP).

6. IMPLANTAÇÃO DO NOVO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA FFCLRP/USP

Glaucia Maria da Silva; Carolina Godinho Retondo.
(Departamento de Química, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, SP).

7. ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Edson José Wartha; Reinaldo da Silva Gramacho.
(Universidade Estadual de Santa Cruz, BA).

8. O PROCESSO DE FAZER CIÊNCIA PARA A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUÍMICA: A LINGUAGEM NA SALA DE AULA COM PESQUISA
Roque Moraes, Maurivan Güntzel Ramos, Maria do Carmo Galiazzi.
(Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do SUL, RS).

9. NOVAS PROPOSTAS DE CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. MODALIDADES: LICENCIATURA E BACHARELADO COM ATRIBUIÇÕES TECNOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Ana Lúcia Nunes Falcão de Oliveira
(Universidade Federal do Piauí, Pi).

10. A FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA
Ademar Antonio Lauxen; Clóvia Marozzin Mistura; Edgardo Aquiles Prado Perez; Janaína Chaves Ortiz.
(Universidade de Passo Fundo, RS).

11. O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS
Fabíola de Amério Ney Silva; Vera Raimunda Amério Asseff.
(Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, SP).

12. A ARTICULAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIJUÍ
Lenir Basso Zanon; Marli Dallagnol, Frison; Otavio Aloisio Maldaner.
(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande de Sul, UNIJUÍ, RS)

13. A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR PELA APROPRIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS CULTURAIS DO FAZER PESQUISA
Judite Scherer Wenzel; Lenir Basso Zanon; Otavio Aloisio Maldaner.
(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande de Sul, UNIJUÍ, RS).

Observação:
- Os Textos Básicos acima relacionados (do 4º Workshop da ED-SBQ) serão discutidos visando, também, à introdução de possíveis melhoras nos mesmos, na perspectiva de virem a ser publicados na forma de um livro a ser editado através da Editora Unijuí, dentro da Coleção Educação em Química.
- Durante a 30ª RASBQ serão lançados, entre outros, dois livros importantes no âmbito da ED: um de autoria da Profa. Alice de Casemiro Lopes, e outro contendo os Textos Básicos do 3º Workshop da ED.



 

<<voltar