30a Reunião Anual
Sociedade Brasileira de Química
 
   
 
:: Menu ::
:: Editorial ::

Caros colegas:

Este ano iniciamos, com muita alegria, os trabalhos relativos à 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, por se tratar de uma data festiva para a sociedade. A reunião ocorrerá em Águas de Lindóia - SP, no período de 31 de maio a 03 de junho de 2007 e terá como tema central "SBQ 30 anos". A escolha deste tema tem como objetivo ampliar a proposta de reflexões sobre as ações da sociedade e suas perspectivas e, também, reforçar a idéia de um encontro com algumas características comemorativas para festejar o aniversário de 30 anos da SBQ. Contemplando essa idéia de tema central a conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade (IQ-UFBA), ex-Presidente e atual Conselheiro da SBQ.

Dentro das comemorações e visando abrir perspectivas para nossos pesquisadores, serão realizadas algumas ações para a internacionalização da SBQ, tais como:  um workshop conjunto com a American Chemical Society, que além da programação científica, premiará o melhor painel, dando o suporte financeiro para que o apresentador e seu supervisor possam participar da próxima reunião da ACS; um simpósio em parceria com a Royal Society of Chemistry, objetivando ampliar a colaboração científica entre os pesquisadores do Brasil e do Reino Unido. Ainda como parte das festividades, além dos coquetéis de abertura e encerramento, teremos uma cerimônia  de homenagem aos sócios fundadores, que se mantiveram fiéis à SBQ desde sua criação e um baile de aniversário.

Esperamos a submissão de mais de 2500 trabalhos que serão apresentados na forma de painéis e, alguns, também discutidos em sessões coordenadas específicas. Como nos anos anteriores a seleção dos trabalhos será realizada por assessores ad-hoc das diversas áreas, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica. Visando aumentar o período de exposição dos trabalhos, a Comissão Organizadora decidiu que a apresentação dos painéis de números pares e ímpares será feita no mesmo horário, já que o espaço de que dispomos permite a apresentação de todos, simultaneamente. Os inscritos receberão um CD contendo os resumos expandidos, aceitos para apresentação na 30ªRASBQ.

As mudanças foram realizadas pensando em proporcionar aos participantes uma reunião de excelente qualidade, com conforto e descontração. A Comissão Organizadora da 30ª RASBQ estará em Águas de Lindóia e não medirá esforços para que tenham um ótimo evento. Contamos com a participação efetiva de todos!

Até breve,
Norberto Peporine Lopes
Secretário Geral SBQ

 

<<voltar