Demonstrando a Química na Sala de Aula

Nível: básico
Público alvo: Professores de 1o/2o Graus, Pós Graduandos e Graduandos
Número máximo de vagas: 32
Audiovisual necessário para o minicurso: retroprojetor

Programa do minicurso:

Neste curso iremos discutir a importância do uso de demonstrações no ensino de Química. Demonstrações de experimentos são recursos importantes e muito pouco explorados no Brasil. É importante enfatizar a necessidade de se utilizar as demonstrações como oportunidades para se dialogar como os alunos sobre os fenômenos químicos. Para que este diálogo se torne efetivo, uma série de estratégias podem ser identificadas. Dentre estas destacaremos aquelas que permitem chamar a atenção dos alunos e facilitar a visualização dos experimentos por toda a sala. Iremos também discutir em que situações se deve utilizar uma demonstração, seu papel quando comparado com atividades em laboratório, vantagens e desvantagens associadas a este tipo de atividade.

Os alunos serão separados em grupos e receberão instruções e material para prepararem diversas demonstrações. Os grupos irão discutir a melhor forma para sua apresentação e onde estas podem ser incluídas no currículo do ensino médio e os resultados apresentados para toda a sala.

Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus
E-mail: almateus@terra.com.br


Voltar