ensino-aprendizagem de química em escolas públicas utilizando material de baixo custo
Prof. Dr. Dietrich Schiel (PQ)
Diretor do CDCC Centro de Divulgação Científica e Cultural USP São Carlos
Jacira Candido (FM)
E.E. Azarias Leite SP
Palavras-chave: aprendizagem de química, laboratório na escola, química no ensino médio
Introdução:
Em busca de uma alternativa metodológica e no sentido de democratizar o acesso ao conhecimento cientifico , propusemos a utilização de materiais de baixo custo para aulas de laboratório.
Objetivos:
Facilitar a aprendizagem de eletroquímica para estudantes do ensino médio utilizando materiais de baixo custo como "equipamentos" de laboratório.
Motivar o aluno para a pesquisa e aprendizagem das diferentes Ciências.
Métodos:
Trabalhamos com as duas primeiras séries do ensino médio, durante dois meses , sobre os tópicos: ácidos e bases e oxidação , redução.
Iniciamos o trabalho em todas as séries , com um questionário , no qual se inquiria o conhecimento preliminar dos alunos sobre os tópicos mencionados. As respostas sobre ácidos e bases indicaram alguns conhecimentos sobre substâncias ácidas e quase nenhuma informação sobre bases, em relação a processos corrosivos, as respostas indicam que os estudantes sabem reconhecer os processos de oxidação algumas vezes, principalmente quando relacionadas à situações cotidianas como corrosão de automóveis ou navios, mas não conhecem as causas do fenômeno.
Escolhemos então experiências simples que mostram quais substâncias são ácidas e básicas e que apresentasse o efeito tampão, utilizando o conhecido extrato de repolho roxo como indicador ácido base; para as segundas series escolhemos experiências que apresentam as condições que favorecem o processo corrosivo e a oxidação em frutas.
A realização do experimento foi conduzido por cada dois alunos, o extrato de repolho roxo forneceu vários padrões de pH para teste em produtos de uso doméstico e alimentos. Da mesma forma os alunos das segundas séries incumbiram-se dos experimentos que verificaram a corrosão de pregos de ferro em diferentes meios como: água , salmoura, água "sem oxigênio", além da oxidação de frutas em diferentes meios: ácido ascórbico, solução de peróxido de hidrogênio e leite.
Resultados
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Cada grupo elaborou seu relatório de observações e a etapa seguinte foi definir a causa dos fenômenos. O professor acompanhou os alunos no processo de construção e desconstrução de conceitos que surgiam em relação às observações. Provas dissertativas foram aplicadas no final do período, e indicaram boas performances mostrando que o laboratório proporcionou uma aprendizagem significativa.
Conclusão :
Buscamos caminhos para aproximar o conhecimento químico da população estudante. A nós educadores, ficou a sensação de que a real transformação da escola virá na direção do aluno para o currículo e não ao contrário , como nos acostumamos.
Bibliografia:
MORTIMER, Eduardo Fleury. Evolução do Atomismo em sala de aula: Mudança de Perfis Conceituais. Tese de Doutorado. São Paulo. Universidade de São Paulo. 1994.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, Editora Autores Associados.1995, v.40.
WISNIEWSKI, Geronimo. Utilização de Materiais de Baixo Custo no Ensino de Química Conjugados aos Recursos Locais Disponíveis. Dissertação de Mestrado, Florianópolis.UFSC.1990.