ESTUDO DA DEGRADAÇÃO RADIOLÍTICA DO HERBICIDA ALACHLOR EM MEIO METANÓLICO

Marcos Paulo da Silva(IC); Sandro Xavier de Campos(PG); Eny Maria Vieira(PQ) Instituto de Química de São Carlos, Departamento de Química e Física Molecular, Universidade de São Paulo, C.P. 780, 13560-970 São Carlos,SP

Palavras-chave: radiação gama, degradação, alachlor



Introdução

Devido ao crescimento populacional houve a necessidade da modernização das práticas agrícolas, com isso a produção de alimentos aumentou significativamente, sobretudo nos países desenvolvidos e em grande parte dos países em desenvolvimento. Dentro das modificações das práticas agrícolas pode-se citar o uso muitas vezes indiscriminado de pesticidas. Isso resultou em uma série de desequilíbrios no ambiente. Os resíduos dos pesticida uma vez no ambiente podem tornar-se um risco para todos os ecossistemas e, os processos físicos químicos e biológicos empregados no tratamento destes resíduos nem sempre são suficientes. Isto porque estes compostos permanecem no ambiente por muito tempo após sua ação, com isso o solo, água, ar e alimentos são contaminados. Algumas práticas convencionais de tratamento de resíduo de pesticidas, muitas vezes apenas transferem estes resíduos de um ambiente para outro, sem destruir o agente químico, como por exemplo o tratamento por sedimentação e filtração. Muitos pesticidas podem ser eliminados do ambiente por alguns processos como ação microbiológica, luz solar ou complexados com constituintes inorgânicos e ou orgânicos contidos no solo. A utilização crescente de energia nuclear para usos práticos, principalmente nos países em desenvolvimento, tem sido estimulada e financiada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Desta forma o emprego da radiação ionizante gama como indutora da decomposição dos mais diversos poluentes orgânicos tem se mostrado instrumento eficiente [1,2,3,4] .


Objetivos

O objetivo deste trabalho foi utilizar a radiação ionizante gama do cobalto-60 para a degradação do herbicida alachlor em meio metanólico.

Métodos

Neste trabalho preparou-se solução estoque de alachlor na concentração de 100 mg / L em metanol. Da solução estoque do herbicida, foram separadas cinco alíquotas de aproximadamente 25 mL, em frascos pirex, as amostras foram congeladas utilizando-se nitrogênio líquido para que não ocorressem perdas e perigo de intoxicação uma vez que os frascos foram selados com o auxilio de um maçarico e posteriormente enviados à EMBRARAD para serem irradiados nas doses de 10, 50, 100, 150, 200,k Gy. Após serem irradiadas as amostras foram retiradas dos frascos pirex e devidamente acondicionadas em geladeira para posteriormente serem analisadas por CLAE. O instrumento analítico usado neste estudo foi um cromatógrafo líquido de alta eficiência , modelo Shimadzu LC-9, com detector UV-Visível trabalhando com comprimento de onda de 220nm, fluxo de 1ml min-1 30% água e 70% metanol, com coluna RP-18 ( 15 cm x 4.6 mm D.i x 10 m m)


Resultados e discussões

De acordo com os resultados obtidos provenientes dos efeitos da radiação ionizante gama, observou-se que radiação gama do cobalto-60 pode ser empregada como forma de degradação do herbicida alachlor. Observou-se uma taxa de degradação de 30 % a 90% para as doses de 10 a 200 kGy. A dose de radiação teve uma influência direta na eficiência da degradação e na formação dos produtos radiolíticos, pois quanto maiores foram as doses de radiação mais acentuada foi a degradação do herbicida em estudo. Este estudo faz parte de um projeto onde serão utilizadas outras matrizes como a água e solução de substâncias húmicas.


Conclusões

Pela análise dos resultados conclui-se que a degradação do herbicida alachlor esta diretamente relacionada com a dose de radiação pois conforme aumento-se a dose maior foi a percentagem de degradação, sendo portanto a radiação gama do cobalto-60 um meio eficiente de degradação do herbicida em estudo.


Referências bibliograficas

[1] HILARIDES, R.J.; GRAY, K.A.; GUZZETTA, J.; CORTELLUCCI, N.; SOMMER, C. Radiolytic degradation of 2,3,7,8-TCDD in artificially contaminated soils. Environ. Sci. Technol., v.28, p.2234-2258, 1994.



[2] CURRY, R. D; MINCHER, B. J; The status of PCB radiation chemistry research; prospects for waste treatment in nonpolar solvents and soils. Radiat. Phys. Chem., v.56, p.493-502, 1999.



[3] GETOFF, N. BEKBÖLET, M; Radiation induced decomposition of chlorinated benzaldehydes in aqueous solution. Radiat. Phys. Chem., v.56, p.33-339, 1999.



[4] ZAMBRONE, F.A.D. Revista de divulgação científica da SBPC., V.4, p.44-57, 1986.