DETERMINAÇÃO DE COBRE(II) EM OSTRA (CRASSOSTREA RHISOPHORAE), MOLUSCO INDICADOR DE POLUIÇÃO MARINHA, POR ESPECTROFOTOMETRIA UV-VIS UTILIZANDO O AGENTE COMPLEXANTE 4-(2-PIRIDILAZO)- RESORCINOL-(PAR)
João Elias Mouchrek Filho (PG), Victor Elias Mouchrek Filho (PG), Mariano Oscar A.I. Rojas (PG) e Aldaléa L. Brandes Marques (PQ).
Departamento de Tecnologia Química - Centro Tecnológico - Universidade Federal do Maranhão (E-mail: aldalea@bacanga.ufma.br).
Palavras-chave: ostra, espectrofotometria, par.
Introdução
Nas costas do Atlântico, da América do Norte até o Brasil, é encontrada a espécie de ostra (Crassostrea virgínica). No litoral do Maranhão, e especificamente na Ilha de São Luís se encontra com um elevado potencial de produção e um bom consumo pelo público a espécie Crassostrea rhisophorae. Do ponto de vista fisiológico, este molusco aparece como alimento nitrogenado notável, com uma extraordinária eficácia protéica, tendo adquirido uma importância de primeira ordem na alimentação dietética. A ostra por ser um molusco filtrador, geralmente apresenta alto fator de bioacumulação, devido à ingestão de metais adsorvidos as partículas em suspensão. O cobre encontra-se presente, naturalmente, nesse tipo de material devido a capacidade de retenção que a ostra apresenta, funcionando como filtro em águas marinhas.
O 4-(2-piridilazo)-resorcinol (PAR) tem forte caráter complexante em meio fracamente ácido devido a presença de átomos de nitrogênios e oxigênios, com muitas aplicações analíticas na determinação de metais pesados.
4 (2 Piridilazo)-resorcinol - PAR
O presente trabalho de pesquisa, apresenta um estudo espectroanalítico do sistema Cu(II) PAR, e sua aplicação na determinação do cobre(II) a nível de traços em amostras de ostras.
A massa comestível do molusco foi transferida para uma estufa de secagem e esterelização a 105ºC até peso constante por um tempo de aproximadamente 72 horas, o material seco (+1,0g) sofreu uma digestão ácida-alcoólica (HNO3 C8H17OH 25:1) a 180ºC por 20 minutos para mineralização da amostra e obtenção da solução estoque. O estudo foi realizado em um espectrofotometro UV-Vis HP mod.8452A.
O ligante PAR mostrou absorção máxima em 412 nm enquanto o seu complexo de Cu(II) apresentou lmáx em 510 nm. Os parâmetros experimentais após estudo, mostraram as seguintes condições ideais para o sistema Cu(II) PAR: pH: 6,0 (tampão acetato); [PAR]: 1 x 10-5 mol.L-1; [Cu(II)]: 2 x 10-6 à 8 x 10-5 mol.L-1. O ferro, entre outros íons avaliados, foi o único que apresentou interferência a partir da razão molar, Cu(II):Fe(III) de 1:100. Para a complexação, foram necessarios 10 ml do extrato da amostra (1g/50ml) que foram previamente neutralizados com NaOH 0,1 mol.L-1 até um pH próximo de 6,0 e diluídos a 100 mL. A uma alíquota de 2,5 mL desta solução foi adicionado o ligante PAR (1 x 10-5 mol.L-1) e a solução completada a 10 mL com tampão acetado (pH 6,0). Esta solução apresentou uma absorbância de 0,299. Utilizando-se a técnica de adição padrão, o metal foi quantificado, pela adição sucessiva de solução padrão de Cu(II), indicando um valor de 4,6 x 10-4 mol.L-1 de Cu(II) nos 10 mL de extrato, o que corresponde a 29,20 ppm. O cálculo de Cu(II), em termos de % (g/100g) na amostra seca, correspondeu a 0,13 %. Finalmente, os teores de cobre(II) encontrados para ostras estiveram abaixo dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira e internacional, em termos de toxicidade.
PEREIRA, L. S. MARQUES, A. L. B., MARQUES, E. P. Otimização de Parâmetros Analíticos para a determinação Voltamétrica de Cu (II), a nível de traços, com o ligante 4(2-piridilazo)-resorcinol. XXXVIII CBQ, São Luís, 20-24 de setembro de 1998. IX ENQA, São Carlos, 31/08 a 03/09/97.
IBANEZ ROJAS, M. O. A. Avaliação de Métodos de Decomposição Química de material biológico (ostra e sururu) para análise de metais pesados (pb, Cd, Cu e Zn) utilizando espectrofotometria de absorção atômica de chama. Dissertação de Mestrado, UFMA, 1998, 141p.
MOUCHREK FILHO, J.E., MOUCHREK FILHO, V.E., MARQUES, A.L.B. Equlíbrio em solução e potencialidades espectroanalíticas do sistema Cu(II)-4-(2-piridilazo)-resorcinol (PAR). X ENQA, Santa Maria, 31/08 a 03/10/99.