OXIDAÇÃO DE MONOTERPENOS PELO COMPLEXO PdCl(NO3)(CH3CN)2
Márcio José da Silva (PG), Elena V. Gusevskaya (PQ)
elena@dedalus.lcc.ufmg.br
Departamento de Química, ICEx, Universidade Federal de Minas Gerais
palavras-chave: olefinas, oxidação catalítica, paládio
A oxidação seletiva de olefinas catalisada por complexos de Pd(II) é uma rota de importância comercial para a síntese de compostos oxigenados, de interesse para indústrias farmacêutica, de aromas e fragrâncias. Os monoterpenos de ocorrência natural constituem matéria prima valiosa para síntese destes compostos. Como alternativa ao sistema Wacker (PdCl2-CuCl2)1,3, utilizado na oxidação de olefinas, no qual a seletividade das reações é prejudicada pela formação de produtos indesejáveis (de halogenação e rearranjos) devido à acidez de Lewis do CuCl2, reoxidantes como os ânions NOn- vem sendo propostos como substitutos1,2,.
O estudo das reações estequiométricas entre as olefinas e complexos de Pd(II), contendo grupos NOn- como ligantes, é extremamente importante para compreensão dos mecanismos destas reações que, na presença de O2, se tornam catalíticas 1. Neste trabalho estudamos as reações de oxidação estequiométricas de monoterpenos em soluções de CHCl3/HOAc por complexo Pd(NO3)ClL2. As reações foram conduzidas em um reator termostatizado com septo para amostragem e foram monitoradas por CG. A Tabela 1 mostra a distribuição dos principais produtos de oxidação dos terpenos por complexo PdCl(NO3)L2 em CHCl3 e HOAc.
Os produtos de reação foram identificados por CG/EM e espectroscopia de RMN 1H e 13C{1H}, NOESY e I.V.
Tabela 1 Oxidação das olefinas pelo complexo PdCl(NO3)(CH3CN)2 em clorofórmio e em ácido acético
Olefina |
Solvente |
Produtos principais (quantidades relativas, %) |
3 |
CHCl3a
HOAca |
mistura complexa dos produtos
acetato de carvoíla cloreto de carvoíla |
|
CHCl3b
HOAcb |
mirtenol pinocarveol cloreto de pinocarvoíla
|
Condições reacionais: [complexo] =10-2 mol l-1; 60oC, fase gasosa: N2 (1atm).
Verificou-se que a natureza dos produtos foi dependente da estrutura da olefina, da composição do complexo de Pd e do solvente. O limoneno 3, que contém uma ligação dupla exocíclica e uma endocíclica, nas reações de oxidação em CHCl3, forneceu uma complexa mistura de produtos, nenhum deles com seletividade observada acima de 10%. Porém, em HOAc não foram detectados produtos de oxidação alílica. Traços de produtos de isomerização catalisada por Pd(II) da dupla terminal, foram também formados. A oxidação do b-pineno 4, o qual possui uma ligação dupla terminal exocíclica, em CHCl3 resultou na formação de produtos alílicos, além de isomerização da ligação dupla e rearranjos do esqueleto (não considerados na Tabela). Já em HOAc não constatou-se nenhum produto de oxidação, sendo obtido como produto principal 18, resultante de adição nucleofílica.
Estudando a oxidação do canfeno 5 (Tabela 2) verificou-se a importância da estrutura da olefina no curso da reação. Monoterpeno bicíclico contendo uma dupla exocíclica disubstituída, possui um hidrogênio alílico estereoquimicamente protegido (o que dificulta a oxidação alílica). Constatou-se que em HOAc e CHCl3, livre de O2, 5 sofre rápida conversão devido ao acoplamento oxidativo catalisado por Pd.
Tabela 2 Oxidação do canfeno pelo complexo PdCl(NO3)(CH3CN)2 em clorofórmio e em ácido acético
Olefina |
Solvente |
Produtos principais (quantidades relativas, %) |
5 |
CHCl3
HOAc |
|
Condições reacionais: [complexo] =10-2 mol l-1; 60oC, fase gasosa: N2 (1atm).
Os produtos foram identificados como 1,4bis(3,3dimetil-2-norbornano)1,3-butadieno 19 e seu produto de oxidação, 2-oxo-1,4bis(3,3dimetil-2-norbornano) 3-buteno 20. A síntese da enona foi realizada em sistema catalítico Pd(NO3)ClL2/LiNO3.
O dieno resultante é seletivamente oxidado por O2 neste sistema. Estas duas reações realizadas em um pote constituem um exemplo inédito de acoplamento oxidativo de 4, seguido de oxidação anti-Markovnikov, por O2, catalisado por Pd.
1 - A. Heumann, et. al, Progress in Inorganic Chemistry,42, John Wiley, N.Y., 1994.
2 - E. V. Gusevskaya, M. J. Silva, Oxidação de 1-Hexeno e Cicloexeno por O2 em Sistema Pd2+/NOn-, 10º Seminário Brasileiro de Catálise, Salvador, 2, 401-8, 1999
3 - E.Gusevskaya, J.A. Gonçalves, J. Mol. Catal., 121, 131, 1997.
CNPq