QUÍMICA E CIDADANIA: UTILIZAÇÃO DA RECICLAGEM DE PAPEL E SUA COLORAÇÃO COM PIGMENTOS NATURAIS NO ENSINO DE QUÍMICA



Claudia da Costa Aronne (PG)1, Maristela de Castro Rezende (PG)2,

Katia Christina Leandro Antunes (FM) 3


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro1, 2, 3 , Escola Estadual Agripino Grieco3


Palavras-chave: pH, reciclagem de papel, cidadania


Introdução

A Educação Ambiental não trata somente do ambiente. Ela visa uma mudança no comportamento das pessoas e deve ser encarada como uma disciplina, pois seu desenvolvimento ocorre em todas as disciplinas, e em todos os conteúdos, relacionando-os ao ser humano e sua vida. É neste sentido que a Educação Ambiental pode assumir um sentido novo na medida em que vincula-se a um processo decisivo para o mundo moderno: a formação da cidadania.

É da compreensão plena do processo educativo, formal e informal, e da ordem de relações que se estabelecem entre o homem e o ambiente, que brota o cidadão consciente e participativo. Ao tornar-se capaz de observar, pensar e agir sobre o meio que o cerca, sentindo-se parte dele, o cidadão terá assumido um compromisso com o presente e com o futuro da civilização e do planeta.

O professor pode abordar e desenvolver um tema de química e de cidadania paralelamente, pois o ensino de química pode contribuir tanto para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, quanto para a formação de cidadãos mais conscientes.

O presente trabalho apresenta uma prática de pH, colorindo o papel reciclado com pigmentos naturais (antocianinas) e utilizando-o posteriormente, como papel indicador ácido-base.


Objetivo

Estudar a mudança de coloração das antocianinas presentes no repolho roxo em função do pH. Verificar as utilidades do papel reciclado e promover uma maior conscientização sobre a importância de:



Métodos Utilizados na Prática

1ª Parte:

Preparação do papel reciclado mediante colocação de papéis, usados e picotados, numa bacia com água por 24h. Homogeneização com o auxílio de um liqüidificador doméstico, utilizando um copo de papel para 2 copos de água.

2ª Parte:

Extração do pigmento do repolho roxo (antocianina) com a fervura de 15g de repolho roxo, durante 15 minutos. Filtração da solução, colocação do extrato em um bécher de 100 mL e adição deste extrato em 3 tubos de ensaio (2mL em cada).

3ª Parte:

Preparação das soluções tampão de acordo com a tabela abaixo e estudo da variação do pH, mediante a medição com papel indicador universal e anotação das cores desenvolvidas após as adições das soluções.


Tabela 1 – Volumes a serem adicionados aos tubos de ensaio contendo o pigmento.

Tubo de ensaio com 2mL do pigmento

Soluções Tampão


HCl 0,1N

KH2PO4 0,15M

Na2HPO4 0,15N

NaOH 10%

1 (solução ácida)

9,5mL

0,5mL

-

-

2 (solução neutra)

-

4,0mL

6,0mL

-

3 (solução básica)

-

-

-

10mL


4ª Parte:

Coloração do papel reciclado com o pigmento extraído e sua utilidade como papel indicador ácido-base.


Conclusão

A reciclagem de papel estimulou a conscientização dos alunos sobre a importância social e econômica do papel.

O estudo da variação de pH no extrato do repolho roxo e da preparação do papel indicador utilizando o papel reciclado, colorido com o extrato, contribuíram para uma nova abordagem do estudo do pH.

Esta metodologia facilitou o ensino-aprendizagem por estar associada ao cotidiano dos alunos e sua cidadania.


Bibliografia

  1. LOPES, Cesar, V. Machado e Krüger, Verno. Propostas para o Ensino de Química: Poluição do Ar e Lixo: Porto Alegre, 1997.

  2. FINAR, I.L., Organic Chemistry., Longman Group Limited, London, Vol. 2, 1975.

  3. LIN, Weh Oh, Apostila de Química Orgânica PUC-RIO, 1995.

  4. RUSSEL, John B. Química Geral , McGraw-Hill, 1982

  5. COUTO, Andréa Boldarini, Ramos, Luíz Antonio, Cavaleiro, Éder Tadeu Gomes; Química Nova, 1998, 21, 221-227.

  6. GEPEQ. Estudando o Equilíbrio Ácido-Base. Química Nova na Escola, 1, 1995.