UMA ABORDAGEM DA SÍNTESE DE SULFETOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Priscila Tamiasso Martinhon (PG)1 ,Kely Alves dos Reis (IC)2 , Vanessa Rogério Corrêa (IC)2, Célia Regina Sousa da Silva (PQ)1

  1. Laboratório de Físico-Química de Líquidos e Eletroquímica - Departamento de Físico Química – IQ/UFRJ, (2) Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek


Palavras-chave: síntese de sulfetos, eletrodo seletivo, chumbo, ensino médio.



Introdução

Uma das grandes dificuldades encontradas pelos professores de Química dos cursos de nível médio é mostrar aos alunos de que forma esta área de conhecimento está inserida nas atividades cotidianas das pessoas de uma forma geral, não somente daquelas que lidam diretamente com este assunto.

Este trabalho relata a experiência de alunos do ensino médio da rede pública estadual de educação, que estão realizando um estágio supervisionado, ligado a um projeto da área de Química, sub-área de Físico-Química, na UFRJ.

A inserção destes alunos foi realizada pela coordenação do projeto “Jovens Talentos Para a Ciência” do CECIERJ, que visa complementar e incentivar o aprimoramento dos alunos do ensino médio/técnico da rede pública estadual de educação, possibilitando que os mesmos desenvolvam trabalhos em diferentes áreas do conhecimento, sob a orientação de vários pesquisadores, dependendo do assunto escolhido.


Objetivos

Oferecer aos alunos a experiência de aplicar seus conhecimentos de Química na solução de um problema real, no âmbito do trabalho experimental em que eles estavam inseridos, contribuindo para a associação teoria-prática. Deste modo, foi possível realizar a síntese de sulfetos, que foram empregados em uma das etapas do trabalho que estava sendo realizado no laboratório; a construção de um eletrodo íon-seletivo para chumbo.


Métodos e Resultados

Neste trabalho foi realizada a síntese de sulfeto de chumbo e sulfeto de prata, obtidos separadamente, ou em uma razão molar de 1:1, usando o método de precipitação 1. Este método consistiu em borbulhar ácido sulfídrico H2S, gerado a partir de sulfeto ferroso, ou gerado in-situ, a partir de tiacetamida; através de uma solução aquosa de nitrato de chumbo Pb(NO3)2, ou nitrato de prata AgNO3, com controle do pH da solução.

A montagem empregada está representada na Figura 1, na qual pode ser visualizado um aparelho de Kipp, empregado para a geração de H2S, uma placa de agitação, um becher, onde ocorreu a reação de precipitação e uma bureta 2. Cada sulfeto produzido foi analisado por difratometria de raios X para sua caracterização, e os rendimentos das reações foram quantitativos.

A síntese 1:1 dos sulfetos de chumbo e prata foi realizada tomando-se o cuidado de que a mistura de nitratos tivesse se convertido totalmente em sulfetos, caso contrário, a precipitação desejada, sob a razão molar 1:1, não seria garantida.

Estes compostos foram empregados na construção de eletrodos íon-seletivos de chumbo, que serão empregados como sensores potenciométricos na análise de amostras ambientais.


Figura 1: Representação esquemática da montagem empregada na síntese dos sulfetos, que consta de um aparelho de Kipp, uma placa de agitação, um becher e uma bureta.


Conclusões

A síntese foi viável, com um grau de dificuldade médio, podendo ser executada pelos alunos, sob orientação do professor, com um treinamento prévio sob as normas de segurança em laboratório.

Um aspecto interessante deste trabalho é que os alunos não só aprendem mais sobre a teoria do assunto abordado, como também desenvolvem seus trabalhos com criatividade na resolução dos problemas ocorridos. Aprendendo assim, a valorizar o trabalho de laboratório além de ultilizarem técnicas de análises que em geral não são disponíveis dentro dos cursos do ensino médio/técnico


Bibliografia

1 – Jeffery, G.H.; Bassett, J.; Mendham, J.; Denney, R.C. Vogel – Análise Química Quantitativa, quinta edição, LTC, 1992.

2 – Pombeiro, A.J.L.O. Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial, terceira edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1998.


Agradecimentos

Aos coordenadores do Projeto Jovens Talentos para a Ciência, que, através desta iniciativa, aproximaram as atividades de pesquisa e ensino médio.

CECIERJ - FAPERJ, CAPES