UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA A DESTINAÇÃO DO LIXO NA EESG OTONIEL MOTA


Marco Antonio Gimenes (PG)*, Eda Tassara# (PQ)

Departamento de Química*, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho#, Instituto de Psicologia de São Paulo – Universidade de São Paulo


Palavras chave: lixo, aplicabilidade, conscientização ambiental


INTRODUÇÃO


Pode-se definir lixo de uma maneira geral, como os resíduos sólidos das atividades humanas. O lixo constitui um dos principais problemas da limpeza pública. Por outro lado, ressaltamos que a limpeza pública é um dos problemas de saneamento do meio que está a exigir uma maior atenção, levando a formulação de políticas públicas voltadas a ele com os correspondentes programas de investimentos e de ação educativa, formativa e de pesquisa. O lixo compreende uma grande variedade de elementos, provenientes de numerosas fontes; assim apresenta o lixo uma composição muito heterogênea, como restos de alimentos, papel, plásticos, cinzas, folhas de árvores , resíduos de varreduras de ruas, resíduos comerciais os mais variados, etc. A composição qualitativa e quantitativa do lixo, além de bastante heterogênea, é muito variável, em função de fatores como, clima, estações do ano, cultura e hábitos da população, etc. Desta variabilidade da composição resulta uma das grandes dificuldades para a solução adequada do problema da remoção e destino final do lixo.


OBJETIVO


O desenvolvimento do presente estudo teve a finalidade de formular uma proposta de intervenção, estabelecendo o destino final do lixo, na EESG Otoniel Mota, a ser compartilhado, pela comunidade de alunos e professores desta escola.


PROCEDIMENTO DE ANÁLISE, RESULTADOS E CONCLUSÕES


Para se obter amostras representativas, o lixo coletado continha resíduos de todas as dependências nas quais são produzidos; tais como, cantina, laboratórios, salas de aulas, pátio, oficina pedagógica, cozinha, etc. As análises foram feitas mediante a aplicação de normas de caráter geral, ou seja, o lixo proveniente de todas as dependências escolares após ser misturado, foi dividido em cinco partes aproximadamente iguais, sendo escolhida uma delas para análise e fazendo uma separação cuidadosa a mão, de seus elementos ou constituintes. No quadro seguinte, estão descritos os pesos e porcentagens dos principais constituintes segundo o sistema classificatório proposto.




CLASSIFICAÇÃO PRINCIPAL

% EM MASSA

(MESES)




CLASSIF. COMPLEMENTAR

% EM MASSA (MESES)




ELEMENTOS CONSTITUINTES

AGO

SET

OUT

NO

ELEMENTOS CONSTITUINTES

AGO

SET

OUT

NOV

Matérias

Orgânicas

38,4

39,1

42,5

43,6

A) Vegetais

47,2

49,3

54,7

58,6





B) Animais

52,8

50,7

45,3

41,4

Papel e

Papelão

34,3

32,7

29,3

28,5

A) Papel

94,2

93,6

94,9

96,1





B) Papelão

5,8

6,4

5,1

3,9

Metais

6,2

5,8

5,7

6,7

A) Metais Ferrosos

0,9

1,1

0,7

0,8





B) Metais Não Ferrosos

99,1

98,9

99,3

99,2





B1) Cobre

-

-

-

-





B2) Alumínio

100

100

100

100





B3) Diversos

-

-

-

-

Vidros

1,5

1,4

1,2

1,1

Vidros

100

100

100

100

Plásticos

6,1

6,4

5,3

4,2

Plásticos

100

100

100

100


Através dos dados obtidos, decidiu-se pela aplicação do método “TRATAMENTO POR FERMENTAÇÃO OU ESTABILIZAÇÃO”, considerando que este método utiliza para fermentação apenas matéria orgânica, e que a mesma é encontrada em grande quantidade no lixo escolar, em média cerca de 40,9% em massa. Ainda pode-se verificar nos dados obtidos, a presença média de 31,2% (em massa) de papéis e papelões no lixo escolar. Conclui-se, portanto, que a coleta seletiva de papéis e papelões deve ser praticada na escola, com objetivo básico, de subsistência e lucro, uma vez que os produtos coletados serão vendidos para as indústrias recicladoras.


BIBLIOGRAFIA


Branco, S.M., Uma abordagem integrada dos problemas do meio ambiente, São Paulo-SP, Editora Blücher, 1989

Branco, S.M., Aspectos biológicos ligados ao lixo - lixo e limpeza pública, São Paulo, Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, 1969

Coimbra, J.A.A., O outro lado do meio ambiente, São Paulo - SP, CETESB, 1985

Borzani, Aquarone e Lima., Engenharia bioquímica, São Paulo - SP, Editora Blücler


FAPESP, IBECC