UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA A DESTINAÇÃO DO LIXO NA EESG OTONIEL MOTA
Marco Antonio Gimenes (PG)*, Eda Tassara# (PQ)
Departamento de Química*, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho#, Instituto de Psicologia de São Paulo Universidade de São Paulo
Palavras chave: lixo, aplicabilidade, conscientização ambiental
INTRODUÇÃO
Pode-se definir lixo de uma maneira geral, como os resíduos sólidos das atividades humanas. O lixo constitui um dos principais problemas da limpeza pública. Por outro lado, ressaltamos que a limpeza pública é um dos problemas de saneamento do meio que está a exigir uma maior atenção, levando a formulação de políticas públicas voltadas a ele com os correspondentes programas de investimentos e de ação educativa, formativa e de pesquisa. O lixo compreende uma grande variedade de elementos, provenientes de numerosas fontes; assim apresenta o lixo uma composição muito heterogênea, como restos de alimentos, papel, plásticos, cinzas, folhas de árvores , resíduos de varreduras de ruas, resíduos comerciais os mais variados, etc. A composição qualitativa e quantitativa do lixo, além de bastante heterogênea, é muito variável, em função de fatores como, clima, estações do ano, cultura e hábitos da população, etc. Desta variabilidade da composição resulta uma das grandes dificuldades para a solução adequada do problema da remoção e destino final do lixo.
OBJETIVO
O desenvolvimento do presente estudo teve a finalidade de formular uma proposta de intervenção, estabelecendo o destino final do lixo, na EESG Otoniel Mota, a ser compartilhado, pela comunidade de alunos e professores desta escola.
Para se obter amostras representativas, o lixo coletado continha resíduos de todas as dependências nas quais são produzidos; tais como, cantina, laboratórios, salas de aulas, pátio, oficina pedagógica, cozinha, etc. As análises foram feitas mediante a aplicação de normas de caráter geral, ou seja, o lixo proveniente de todas as dependências escolares após ser misturado, foi dividido em cinco partes aproximadamente iguais, sendo escolhida uma delas para análise e fazendo uma separação cuidadosa a mão, de seus elementos ou constituintes. No quadro seguinte, estão descritos os pesos e porcentagens dos principais constituintes segundo o sistema classificatório proposto.
CLASSIFICAÇÃO PRINCIPAL |
% EM MASSA (MESES) |
|
|
|
CLASSIF. COMPLEMENTAR |
% EM MASSA (MESES) |
|
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|
ELEMENTOS CONSTITUINTES |
AGO |
SET |
OUT |
NO |
ELEMENTOS CONSTITUINTES |
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
Matérias Orgânicas |
38,4 |
39,1 |
42,5 |
43,6 |
A) Vegetais |
47,2 |
49,3 |
54,7 |
58,6 |
|
|
|
|
B) Animais |
52,8 |
50,7 |
45,3 |
41,4 |
|
Papel e Papelão |
34,3 |
32,7 |
29,3 |
28,5 |
A) Papel |
94,2 |
93,6 |
94,9 |
96,1 |
|
|
|
|
B) Papelão |
5,8 |
6,4 |
5,1 |
3,9 |
|
Metais |
6,2 |
5,8 |
5,7 |
6,7 |
A) Metais Ferrosos |
0,9 |
1,1 |
0,7 |
0,8 |
|
|
|
|
B) Metais Não Ferrosos |
99,1 |
98,9 |
99,3 |
99,2 |
|
|
|
|
|
B1) Cobre |
- |
- |
- |
- |
|
|
|
|
|
B2) Alumínio |
100 |
100 |
100 |
100 |
|
|
|
|
|
B3) Diversos |
- |
- |
- |
- |
|
Vidros |
1,5 |
1,4 |
1,2 |
1,1 |
Vidros |
100 |
100 |
100 |
100 |
Plásticos |
6,1 |
6,4 |
5,3 |
4,2 |
Plásticos |
100 |
100 |
100 |
100 |
Através dos dados obtidos, decidiu-se pela aplicação do método TRATAMENTO POR FERMENTAÇÃO OU ESTABILIZAÇÃO, considerando que este método utiliza para fermentação apenas matéria orgânica, e que a mesma é encontrada em grande quantidade no lixo escolar, em média cerca de 40,9% em massa. Ainda pode-se verificar nos dados obtidos, a presença média de 31,2% (em massa) de papéis e papelões no lixo escolar. Conclui-se, portanto, que a coleta seletiva de papéis e papelões deve ser praticada na escola, com objetivo básico, de subsistência e lucro, uma vez que os produtos coletados serão vendidos para as indústrias recicladoras.
Branco, S.M., Uma abordagem integrada dos problemas do meio ambiente, São Paulo-SP, Editora Blücher, 1989
Branco, S.M., Aspectos biológicos ligados ao lixo - lixo e limpeza pública, São Paulo, Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, 1969
Coimbra, J.A.A., O outro lado do meio ambiente, São Paulo - SP, CETESB, 1985
Borzani, Aquarone e Lima., Engenharia bioquímica, São Paulo - SP, Editora Blücler