UMA PROPOSTA DE MÉTODO PARA A DESTINAÇÃO DO LIXO NA EESG OTONIEL MOTA
Marco Antonio Gimenes (PG)*, Eda Tassara# (PQ)
Departamento de Química*, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto  Universidade de São Paulo; Departamento de Psicologia Social e do Trabalho#, Instituto de Psicologia de São Paulo  Universidade de São Paulo
Palavras chave: lixo, aplicabilidade, conscientização ambiental
INTRODUÇÃO
Pode-se definir lixo de uma maneira geral, como os resíduos sólidos das atividades humanas. O lixo constitui um dos principais problemas da limpeza pública. Por outro lado, ressaltamos que a limpeza pública é um dos problemas de saneamento do meio que está a exigir uma maior atenção, levando a formulação de políticas públicas voltadas a ele com os correspondentes programas de investimentos e de ação educativa, formativa e de pesquisa. O lixo compreende uma grande variedade de elementos, provenientes de numerosas fontes; assim apresenta o lixo uma composição muito heterogênea, como restos de alimentos, papel, plásticos, cinzas, folhas de árvores , resíduos de varreduras de ruas, resíduos comerciais os mais variados, etc. A composição qualitativa e quantitativa do lixo, além de bastante heterogênea, é muito variável, em função de fatores como, clima, estações do ano, cultura e hábitos da população, etc. Desta variabilidade da composição resulta uma das grandes dificuldades para a solução adequada do problema da remoção e destino final do lixo.
OBJETIVO
O desenvolvimento do presente estudo teve a finalidade de formular uma proposta de intervenção, estabelecendo o destino final do lixo, na EESG Otoniel Mota, a ser compartilhado, pela comunidade de alunos e professores desta escola.
Para se obter amostras representativas, o lixo coletado continha resíduos de todas as dependências nas quais são produzidos; tais como, cantina, laboratórios, salas de aulas, pátio, oficina pedagógica, cozinha, etc. As análises foram feitas mediante a aplicação de normas de caráter geral, ou seja, o lixo proveniente de todas as dependências escolares após ser misturado, foi dividido em cinco partes aproximadamente iguais, sendo escolhida uma delas para análise e fazendo uma separação cuidadosa a mão, de seus elementos ou constituintes. No quadro seguinte, estão descritos os pesos e porcentagens dos principais constituintes segundo o sistema classificatório proposto.
| 
			 CLASSIFICAÇÃO PRINCIPAL  | 
		
			 % EM MASSA (MESES)  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 CLASSIF. COMPLEMENTAR  | 
		
			 % EM MASSA (MESES)  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
	
| 
			 ELEMENTOS CONSTITUINTES  | 
		
			 AGO  | 
		
			 SET  | 
		
			 OUT  | 
		
			 NO  | 
		
			 ELEMENTOS CONSTITUINTES  | 
		
			 AGO  | 
		
			 SET  | 
		
			 OUT  | 
		
			 NOV  | 
	
| 
			 Matérias Orgânicas  | 
		
			 38,4  | 
		
			 39,1  | 
		
			 42,5  | 
		
			 43,6  | 
		
			 A) Vegetais  | 
		
			 47,2  | 
		
			 49,3  | 
		
			 54,7  | 
		
			 58,6  | 
	
| 
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 B) Animais  | 
		
			 52,8  | 
		
			 50,7  | 
		
			 45,3  | 
		
			 41,4  | 
	|
| 
			 Papel e Papelão  | 
		
			 34,3  | 
		
			 32,7  | 
		
			 29,3  | 
		
			 28,5  | 
		
			 A) Papel  | 
		
			 94,2  | 
		
			 93,6  | 
		
			 94,9  | 
		
			 96,1  | 
	
| 
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 B) Papelão  | 
		
			 5,8  | 
		
			 6,4  | 
		
			 5,1  | 
		
			 3,9  | 
	|
| 
			 Metais  | 
		
			 6,2  | 
		
			 5,8  | 
		
			 5,7  | 
		
			 6,7  | 
		
			 A) Metais Ferrosos  | 
		
			 0,9  | 
		
			 1,1  | 
		
			 0,7  | 
		
			 0,8  | 
	
| 
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 B) Metais Não Ferrosos  | 
		
			 99,1  | 
		
			 98,9  | 
		
			 99,3  | 
		
			 99,2  | 
	|
| 
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 B1) Cobre  | 
		
			 -  | 
		
			 -  | 
		
			 -  | 
		
			 -  | 
	|
| 
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 B2) Alumínio  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
	|
| 
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 
  | 
		
			 B3) Diversos  | 
		
			 -  | 
		
			 -  | 
		
			 -  | 
		
			 -  | 
	|
| 
			 Vidros  | 
		
			 1,5  | 
		
			 1,4  | 
		
			 1,2  | 
		
			 1,1  | 
		
			 Vidros  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
	
| 
			 Plásticos  | 
		
			 6,1  | 
		
			 6,4  | 
		
			 5,3  | 
		
			 4,2  | 
		
			 Plásticos  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
		
			 100  | 
	
Através dos dados obtidos, decidiu-se pela aplicação do método TRATAMENTO POR FERMENTAÇÃO OU ESTABILIZAÇÃO, considerando que este método utiliza para fermentação apenas matéria orgânica, e que a mesma é encontrada em grande quantidade no lixo escolar, em média cerca de 40,9% em massa. Ainda pode-se verificar nos dados obtidos, a presença média de 31,2% (em massa) de papéis e papelões no lixo escolar. Conclui-se, portanto, que a coleta seletiva de papéis e papelões deve ser praticada na escola, com objetivo básico, de subsistência e lucro, uma vez que os produtos coletados serão vendidos para as indústrias recicladoras.
Branco, S.M., Uma abordagem integrada dos problemas do meio ambiente, São Paulo-SP, Editora Blücher, 1989
Branco, S.M., Aspectos biológicos ligados ao lixo - lixo e limpeza pública, São Paulo, Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, 1969
Coimbra, J.A.A., O outro lado do meio ambiente, São Paulo - SP, CETESB, 1985
Borzani, Aquarone e Lima., Engenharia bioquímica, São Paulo - SP, Editora Blücler