SÍNTESE E ESTRUTURA CRISTALINA DO COMPOSTO [Ni2(H2BBPMP)(OAc)2(H2O)2]ClO4 .1DMF: UM NOVO COMPLEXO BINUCLEAR DE Ni(II) COM O LIGANTE H3BBPMP
Alessandra Greatti (PG)A*, Marcos Aires de Brito (PQ)A, Adailton João Bortoluzzi (PG)A, Augusto Suzin Ceccato (PQ)A, Antônio Carlos Joussef (PQ)A,
Sueli Maria Drechsel (PQ)B
A Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Catarina, CEP 88040-900 Florianópolis-SC, greatti@qmc.ufsc.br
B Departamento de Química, Universidade Federal do Paraná, CEP 81531-990 Curitiba-PR
palavras-chave: síntese, estrutura cristalina, complexo binuclear de Ni(II)
Nos últimos anos o interesse pela química de coordenação do níquel cresceu de forma explosiva. A descoberta da presença de níquel na urease, envolvida na hidrólise da uréia, forneceu a primeira demonstração da atividade de níquel a nível molecular.1 Este fato proporcionou um grande desenvolvimento em química para a síntese de complexos binucleares de níquel como modelos para ureases, visando um melhor entendimento do mecanismo de ação desta metaloenzima. Modelar esse sítio ativo requer a reunião de uma variedade de grupos funcionais em um arranjo geométrico específico, o que constitui-se em um desafio sintético para a química bioinorgânica. Desse modo, os ligantes a serem utilizados em compostos modelo para a urease devem conter necessariamente átomos de nitrogênio e de oxigênio que mimetizem os resíduos dos aminoácidos histidina e aspartato respectivamente.2
Nesse sentido sintetizamos um novo complexo de Ni(II) com o ligante H3BBPMP3 ([2,6-bis[(2-hidroxibenzil)(2-piridilmetil)aminometil]4-metilfenol]), o qual possui uma estrutura molecular apropriada para a obtenção de complexos binucleares.
O complexo [Ni2(H2BBPMP)(OAc)2(H2O)2]ClO4 .1DMF foi obtido a partir da reação entre o sal Ni(ClO)4.6H2O (2 mmol) e o ligante H3BBPMP (1 mmol) em metanol, na presença de NaOAc.3H2O (2 mmol). O produto resultante foi recristalizado em MeOH/DMF (2:1) levando a formação de monocristais verde-escuros adequados para a resolução da estrutura cristalina por difração de raios X.
O complexo cristaliza em um sistema cristalino monoclínico, grupo espacial P21/n, envolvendo os seguintes parâmetros de cela: a = 11,723(2), b = 19,571(4), c = 22,065(5) Å, = 102,74(3)o, V = 4937,8(16) Å3 . O número de moléculas inteiras por célula unitária (Z) é 4. Para a solução e refinamento da estrutura foram coletadas 9134 reflexões, das quais 8680 são únicas, R(int) = 0,0332. A solução foi obtida por métodos diretos (SHELXS97)4 e refinada pelo método dos mínimos quadrados/matriz completa (SHELXL97)5. Foram refinados 639 parâmetros alcançando-se os seguintes índices de discordância: R1 = 0,0639 e wR2 = 0,2218.
FF FFF
A
estrutura molecular do cátion complexo revela a presença
de dois centros de Ni(II), ambos com geometria pseudo-octaédrica.
O ligante H3BBPMP atua como ponte através do átomo
O1 e como quelante com os outros sítios de
coordenação. Cada íon metálico
encontra-se em um ambiente de coordenação N2O4
onde os grupos terminais do ligante, ou seja, nitrogênio
amínico e piridínico e oxigênio fenólico
encontram-se em um arranjo facial. Os átomos de nitrogênio
amínicos N1 e N4 ocupam posições
apicais nos pseudo-octaédros e se encontram trans aos
grupos acetato coordenados de forma monodentada. Os nitrogênios
piridínicos coordenam-se trans a moléculas de
água. Com este arranjo para os átomos de nitrogênio,
os átomos de oxigênio dos fenóis terminais
coordenam-se trans ao fenolato ponte.
O íon acetato que se encontra coordenado monodentado é estabilizado por fortes ligações de hidrogênio com o grupo fenol terminal coordenado na forma protonada. As distâncias O62....O20 e O72....O40 de 2,470 Å que se referem a fenolatos e acetatos respectivamente, indicam ligações de hidrogênio entre esses grupos ligantes.
A estrutura cristalina do complexo em estudo, revela um fato raro em química de coordenação por apresentar grupos ligantes com caráter intermediários acetato/ácido acético e fenolato/fenol, coordenados aos sítios de níquel(II).
Bibliografia
Dixon, N. E. et al. J. Am. Chem. Soc., v.97, p. 4131-4133, 1975.
Karplus, P. A. et al. Science, v.268, p. 998, 1995.
Brito, M. A. Tese de Doutorado, UFSC, 1994.
Sheldrick, G. M. SHELXS97. Program for the Solution of Crystal Structures. Univ. of Gottingen, Germany, 1997.
Sheldrick, G. M. SHELXL97. Program for the Refinement of Crystal Structures. Univ. of Gottingen, Germany, 1997.
[ CAPES e PADCT]