O PRÓ-CIÊNCIAS EM 1999 NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Eliana Ap. Silicz Bueno1(PQ), Flaveli Ap. de Souza Almeida1(PQ), Irinéa de Lourdes Batista2(PQ), Marinês Meneghello Passos3(PQ), Sérgio de Mello Arruda2(PQ), Vera Lúcia Bahl de Oliveira4(PQ)
Depto. de Química, 2- Depto. de Física, 3- Depto. de Matemática, 4- Depto. de Biologia Geral
Universidade Estadual de Londrina Caixa Postal 6001 CEP 86051-970- Londrina, PR.
E-mail: silicz@sercomtel.com.br.
Palavras-chave: Pró-Ciências, ensino de Química, interdisciplinaridade.
Introdução
Através do projeto RENOP (Rede de Disseminação em Educação Científica do Norte do Paraná) em 1991, na Universidade Estadual de Londrina, os professores de Química, Física, Biologia e Matemática vêm desenvolvendo atividades buscando a interdisciplinaridade. Desde 1997, tem participado do programa de capacitação para professores do Ensino Médio, Pró-Ciências da CAPES. Em 1997, o projeto foi realizado em duas etapas. Para a primeira etapa obrigatória para todos os professores selecionados das quatro áreas- Química, Física, Biologia e Matemática- foram planejadas atividades presenciais e não presenciais. Na segunda etapa foram elaborados projetos a serem desenvolvidos pelos professores cursistas, sob a orientação dos docentes da UEL, nas suas escolas. Em 1998, foram atendidos os professores que não foram selecionados para o programa no ano anterior. Foram repetidas as mesmas atividades presenciais elaboradas. Já para o ano de 1999, tendo em vista a reformulação para o Ensino Médio, em que as quatro áreas ficaram concentradas na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, o curso de capacitação foi reformulado para poder atender esta nova proposta de Ensino.
Objetivos
Discussão de alguns pressupostos fundamentais do novo Ensino Médio e da proposta para a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Realização de oficinas interdisciplinares, estruturadas com base nas competências e habilidades, onde os professores das 4 áreas tiveram oportunidade de trabalhar temas e problemas de forma integrada.
Definição de conteúdos essenciais para cada disciplina (Física, Química, Matemática e Biologia), realização de aulas onde os mesmos foram abordados de forma contextualizada e com um aprofundamento adequado.
Métodos
O curso foi estruturado da seguinte forma:
- Curso de atualização de 120 horas (Atualização nível 1), com um núcleo comum de atividades para todos os 360 professores, alternando oficinas interdisciplinares, aulas de conteúdo, aulas de laboratório e experiências complementares baseadas nos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Foram também realizados palestras com professores visitantes da USP, UNICAMP e outras instituições.
- Curso de atualização de 160 horas (Atualização nível 2): constituído de um núcleo comum de 120 horas, mais uma complementação de 40 horas, para cursistas orientados para serem professores multiplicadores. Os temas trabalhados por estes professores foram: Física Moderna e Contemporânea na escola média, Química do Cotidiano, Novas Metodologias no ensino de Biologia e Informática Educativa.
Resultados
O curso de capacitação atendeu a 360 professores de Química, Física, Biologia e Matemática, distribuídos em 9 turmas de 30 alunos cada. Estes foram selecionados pelos NREs das cidades de Londrina, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Jacarezinho, Pitanga, Apucarana e Wenceslau Braz, pertencentes a RENOP. Para sete turmas: 1 de Química, 2 de Biologia, 1 de Física e 2 de Matemáticar os cursistas nunca haviam participado do Pró-Ciências. Para quatro turmas, sendo uma de cada área, foram selecionados 30 professores que já tinham participado dos Pró-Ciências dos anos anteriores. Durante o primeiro semestre do ano de 1999, estes cursistas desenvolveram em suas salas de aula, atividades orientadas pelos docentes da UEL. Em agosto, seus resultados foram apresentados oralmente e em painéis a todos os participantes do Pró- Ciências e a comunidade em um Encontro, com o objetivo de divulgar as atividades. No total foram apresentados 36 trabalhos, assim distribuídos: 12 na área de Química, 7 na área de Física, 10 na área de Biologia e 7 de Matemática.
Pelos questionários de avaliação aplicados a todos os participantes do projeto em 1999, constatou-se que o curso teve ótima aceitação por todos. Foram unânimes em declarar que as atividades desenvolvidas contribuíram para ampliação de conhecimentos específicos na área de cada um, assim como para a melhoria do ensino, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento das novas propostas para o Ensino Médio em suas salas de aulas. Os professores sentem favoravelmente a ligação entre o Ensino Médio e a universidade, pois é um constante questionamento a volta a instituição para a participação em outros cursos, como convites para ida nas cidades de origem. Portanto, o grupo participante do projeto, tem como objetivo continuar este tipo de programa de capacitação, visando uma formação continuada dos professores da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, promovendo encontros, palestras, seminários e até mesmo outros cursos .
Bibliografia
Cada área utilizou de uma bibliografia específica.
MEC Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio.
CAPES/SETI/PRÓ-CIÊNCIAS