Hugo Gallardo (PQ)Á; Luciano da Silva (PQ)Â e Aloir Merlo (PQ)Ã
ÁDepartamento de Química, Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, Florianópolis SC
ÃInstituto de Química, UFRGS, Porto Alegre, Agronômica RS
Em adição aos tradicionais estudos da relação estrutura/comportamento mesomórfico em Cristais Líquidos Termotrópicos, descreve-se a síntese e comportamento mosomórfico de moléculas não lineares que incorporam em sua estrutura unidades mesogênicas do tipo bananas. A introdução de heterocíclos pentagonais tem por objetivos alterar a linearidade molecular, mudar a polarizabilidade da molécula pela presença de heteroátomos e fornecer dipolos permanentes. O equilibro desses efeitos em conjunto com os disturbos térmicos, são fatores determinantes na formação e estabilização das mesofases. Avaliar esses fatores; determinar como o desvio da linearidade compromete as propriedades mesomórficas e entender qual é a influência dos heteroátomos nos sistemas mesogênicos, fazem parte dos objetivos desse trabalho. Para tanto, descreve-se a síntese de bismesógenos, que incorporam em suas unidades centrais rígidas estruturas tipo bananas, contendo o anel isoxazol 3,5-diaril substituídos conectados a espaçadores flexíveis metilênico ou poliéter (figura 1).
n = 1,2,3
R = C8H17, C10H21
Figura 1
A metodologia sintética empregada envouveu reações clássicas descirtas em literatura (esquema 1).
x = O
R = C8H17, C10H21
Esquema 1. a) TsCl; b) 4-hidroxiacetofenona; c) 4-alcoxibenzaldeído; d) NH4OH.HCl
A mesma metodologia foi empregada para a síntese de bismesógenos com espaçadores polimetilênico com 4, 6 e 8 átomos de carbono. Todos os compostos foram caracterizados por espectroscopia de RMN 1H, 13C e IV. As propriedades mesomórficas foram caracterizadas pelas análises das texturas das mesofases e por suas temperaturas de transição, observadas em um microscópio de luz polarizada.
Nenhum dos compostos intermediários apresentou formação de mesofase. Todos os compostos finais apresentaram a formação de mesofases esméticas com textura semelhante a esmética-C, com faixa de temperaturas 80-160C. A alteração de carbono por oxigênio na ponte flexível não acarretou em mudanças drásticas nas propriedades mesogênicas observadas. Comparando os valores de temperatura de transição obtidas com valores descritos para monomesógenos, observamos uma redução na temperatura de fusão (~50o em média) e um aumento na faixa de estabilidade da mesofase (~20o em média).
Bibliografia:
Redd, J. Ty et al; J. Heterocyclic Chem. 1994, 31, 1047 1052
Luckhurst, G. R. et al;Liq. Cryst, 1994, 16(4), 529 581
Neubert, M. E. et al, Liq. Cryst, 1996, 21(5), 695 706
Serrano, J. L.et al; Liq. Cryst. 1992, 11, 887 892
Financiamento: CAPES, CNPq, PRONEX