ESTUDO TEÓRICO DA ATIVIDADE HIPOCOLESTEROLÊMICA DE FTALIMIDAS E COMPOSTOS ANÁLOGOS


Walkíria R. Medeiros1 (PG), Mozart N. Ramos2 (PQ), Regiane C.M.U. Araújo1 (PQ)


1 Departamento de Química-CCEN-Universidade Federal da Paraíba-J. Pessoa-PB

e-mail: regiane@quimica.ufpb.br

2 Departamento de Química Fundamental-CCEN-Universidade Federal de Pernambuco-Recife-PE


Palavras-Chaves : semi – empírico, ftalimidas, hipocolesterolêmica.


  1. INTRODUÇÃO

É bem estabelecido na comunidade científica que as doenças coronárias são uma das maiores causas do aumento dos índices de mortalidade em indivíduos de meia idade. Este fato tem despertado o interesse da comunidade científica em investigar substâncias capazes de reduzir os níveis de colesterol no soro sangüíneo e, desta maneira, auxiliar no combate a essas doenças. Dentre as substâncias investigadas, podemos destacar as imidas cíclicas, em especial as ftalimidas e seus análogos como as mais promissoras.

Quando administradas em ratos com doses relativamente baixas iguais a 20 mg/Kg/dia, as imidas cíclicas apresentam atividade hipocolesterolêmica (%C), em média, igual a 34%. Por sua vez, o clorfibrato, que é a droga usada comercialmente com uma dosagem de 150 mg/Kg/dia provoca redução de apenas 13% nessa taxa[ 1, 2 ] . Entretanto, a atividade hipocolesterolêmica das imidas pode ser drasticamente alterada com pequenas modificações em suas estruturas como é mostrado no trabalho de Ramos e Neto[ 3 ] .


  1. OBJETIVOS

Investigar através de cálculos teóricos a relação estrutura-atividade hipocolesterolêmica dos 21 compostos imídicos apresentados na Figura1.


R1 = N-H, N – Me, N – Et, N – Prop, N – But, N – Pent, N – C6H5 , N – C6H4COMe, CH2 , C – Me, C – Et.

R2 = C=O, C=NH, CH2 , N – H , SO2.

R3 = H, Me, Cl.

R4 = H, Cl.




3. MÉTODO

Realizamos cálculos de orbitais moleculares semi – empíricos AM1 e mecânica molecular para as 21 imidas cíclicas.


4. RESULTADOS

A partir dos resultados dos cálculos de orbitais moleculares semi – empíricos AM1 para as 21 imidas cíclicas, selecionamos os parâmetros físico – químicos a serem relacionados com as atividades hipocolesterolêmicas (%C), obtidas experimentalmente[1,2]. Os parâmetros selecionados foram : Energias dos Orbitais Moleculares de Fronteira ( EHOMO e ELUMO ) ; Calor de Formação (DH°¦ ); Momento de Dipolo ( m ); e as cargas localizadas sobre os átomos de carbono ( qC ) e oxigênio (qO ), assim como a carga líquida na carbonila (qCO ), destacada em negrito na figura 1.

A relação quantitativa entre os parâmetros estruturais e as atividades foram obtidas através de ajuste linear. O melhor coeficiente de correlação foi obtido para a energia do orbital LUMO e a equação da reta é mostrada na equação (1) :


pC = 1,928 + 0,152 ELUMO (1)

onde, pC = log C.

As atividades previstas pela equação (1) mostram excelente concordância com os resultados experimentais.

Os resultados ainda mostram que o abaixamento das energias do LUMO depende da segunda insaturação no anel imídico e, realmente, das 21 estruturas investigadas, as mais ativas são aquelas com a dupla insaturação.


5.BIBLIOGRAFIA

[1] J. M. Chapman, Jr., P. J. Voorstad, G. H. Cocolas, and I. H. Hall, J. Med. Chem., 23, 237-243 (1983).

[2] S. D. Wyrick, P. J. Voorstad, G. C. Cocolas and I. H. Hall, J. Med. Chem., 27, 768-772 (1984).

[3] M. N. Ramos and B. B. Neto, J. Comput. Chem., 11(5), 569-572 (1990).














CNPq, CAPES