O uso de microondas em disciplinas
de Química Orgânica Experimental
Cláudio Eduardo Rodrigues dos Santos (IC), Dario Araújo Cerqueira Júnior (IC)
Aparecida Cayoco I. Ponzoni (PQ) e Aurea Echevarria (PQ)
Departamento de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: microondas, suporte sólido, química orgânica experimental
Em uma época em que se evidência o aumento da velocidade da produção do conhecimento técnico-científico e a diminuição da distância entre a produção de novas tecnologias e sua colocação ao alcance do cidadão, é importante que a Universidade passe a incorporá-las em sua praxis em um menor tempo.
O ensino da química orgânica experimental tem sido uma ferramenta importante para o aprendizado da química orgânica como um todo. É indiscutível a importância das aulas práticas nos cursos de química e a escolha das mesmas para uma aprendizagem significativa. De maneira geral são realizadas uma série de sínteses que envolvem diversas etapas levando à várias horas de trabalho no laboratório. Reações clássicas em síntese orgânica tem sido re-estudadas utilizando-se metodologias alternativas objetivando, principalmente a diminuição de custos, tempo e melhoria dos rendimentos.1,2
Na disciplina Química Orgânica Experimental II, oferecida aos cursos de Licenciatura em Química, Química Industrial e Engenharia Química da UFRRJ, as práticas iniciam-se com um produto oriundo da petroquímica, o anidrido ftálico, e uma série de reações são realizadas para produzir intermediários sintéticos importantes, a exemplo da ftalimida, ácido antranílico e ácido fenilglicina orto-carboxílico; corantes e indicadores como a fenolftaleina, fluoresceina, vermelho de metila e índigo entre outros.3

Esta
comunicação relata os resultados obtidos para a
preparação da ftalimida (1), fenolftaleína
(2), fluoresceína (3) e ácido
fenilglicina-orto-carboxílico (4), precursor do corante
índigo, utilizando metodologias alternativas, especificamente
empregando o forno de microondas doméstico e reações
em meio sólido.
Os produtos (1-3) foram obtidos partindo-se de quantidades equimolares de anidrido ftálico e uréia, m-resorcinol e fenol, respectivamente, na presença dos catalisadores H2SO4 conc., ZnCl2 e ZnCl2 + areia, em diferentes experimentos, variando-se também o tempo e a potência do forno de microondas. O composto (4) foi obtido a partir da reação em quantidades equimolares do ácido antranílico e ácido monocloroacético, na presença de Na2CO3. Os produtos também foram obtidos segundo a metodologia tradicional.4 Todos os compostos obtidos foram identificados através dos pontos de fusão.
Os resultados obtidos nas diferentes metodologias utilizadas estão indicados na tabela abaixo.
| 
				 Composto  | 
			
				 Método  | 
			
				 Rendimento (%)  | 
			
				 Tempo  | 
			
				 T (°C)/Potência  | 
		
| 
				 1  | 
			
				 Tradicional  | 
			
				 56  | 
			
				 60 min  | 
			
				 Banho de areia  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 ZnCl2/m.o.  | 
			
				 42  | 
			
				 2 min  | 
			
				 10 W  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 H2SO4/ m.o.  | 
			
				 40  | 
			
				 35 seg  | 
			
				 10 W  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 ZnCl2/ m.o./areia 
  | 
			
				 70  | 
			
				 2,5 min  | 
			
				 10 W  | 
		
| 
				 2  | 
			
				 Tradicional  | 
			
				 33  | 
			
				 9 horas  | 
			
				 Banho de óleo  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 ZnCl2/m.o.  | 
			
				 56  | 
			
				 2 min  | 
			
				 10 W  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 H2SO4/ m.o.  | 
			
				 43  | 
			
				 20 seg  | 
			
				 10 W  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 ZnCl2/ m.o./areia 
  | 
			
				 23  | 
			
				 10 min  | 
			
				 5 W  | 
		
| 
				 3  | 
			
				 Tradicional  | 
			
				 55  | 
			
				 1 hora  | 
			
				 Banho de óleo  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 m.o. 
  | 
			
				 73  | 
			
				 5 min  | 
			
				 10 W  | 
		
| 
				 4  | 
			
				 Tradicional  | 
			
				 55  | 
			
				 6 horas  | 
			
				 100°  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 Seco/m.o.  | 
			
				 90  | 
			
				 2 min  | 
			
				 10 W  | 
		
| 
				 
  | 
			
				 Seco/m.o./Et3N  | 
			
				 33  | 
			
				 2 min  | 
			
				 10 W  | 
		
m.o.: microondas
A metodologia utilizando o forno de microondas doméstico e particularmente quando no meio reacional havia areia do mar como suporte sólido, mostrou resultados muito interessantes. Pôde-se observar, a melhoria dos rendimentos na maioria dos casos e maior facilidade no isolamento e purificação dos produtos, particularmente quando se utilizava areia como catalisador/suporte sólido.
Normalmente nas aulas práticas somente um dos produtos é sintetizado. Com o uso do forno de microondas doméstico, será possível a síntese de um maior e variado conjunto de substâncias durante o período de uma aula.
CNPq/PIBIC
1 Caddick, S. Tetrahedron, 51(38), 10403, 1995.
2 Souza, A.E.; Echevarria, A. 20a Reunião Anual da SBQ, QO-084, 1997.
3 Ponzoni, A.C. 14a Reunião Anual da SBQ, 1991.
4 Vogel, A.I.; Química Orgânica, 3a. Ed., Ao Livro Técnico S.A., 1973.