CARACTERIZAÇÃO DE TINTAS COMERCIAIS USADAS EM PINTURA ARTíSTICA POR FTIR E MICROSCOPIA DE LUZ POLARIZADA


Patricia Schossler1 (PG), João Cura D'Ars de F. Junior1 (IC), Luiz A.C. Souza2 (PQ) conserv@dedalus.lcc.ufmg.br, Fernando Carazza1 (PQ)

1Departamento de Química - Instituto de Ciências Exatas - Universidade Federal de Minas Gerais

2Laboratório de Ciências da Conservação - Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais


Palavras- chave: resinas sintéticas, FTIR, PLM

Polímeros acrílicos (Figura 1) são resinas sintéticas de diversas aplicações na sociedade contemporânea e são também amplamente utilizadas como aglutinantes em tintas. Estes foram inicialmente sintetizados no final do Séc. XIX e se tornaram materiais pictóricos na década de 20 através das experiências dos muralistas mexicanos - Siqueiros, Orozco e Rivera. Após a primeira Guerrra Mundial, em meados da década de 30, elas foram produzidas como material pictórico em escala industrial. (Sonoda, N., Rioux, J.P. ,1990)

A identificação destas resinas em obras de arte é de fundamental importância para os profissionais relacionados a conservação e restauração de bens culturais. Existem poucas referências na literatura atual sobre a identificação destas resinas. Surge, então, a necessidade de se desenvolver uma metodologia analítica aplicada a estes materiais que seja sensível ao trato de microamostras, devido ao fato de mínima intervenção possível em um bem cultural.



Poliacrilato Polimetacrilato






Figura 1 - Fórmulas gerais dos principais polímeros acrílicos utilizados como materiais pictóricos.

Este trabalho tem por objetivo a caracterização dos aglutinantes presentes em diferentes marcas comerciais de tintas brancas a base de polimeros acrílicos para pintura em tela. Como técnicas de micro-análise foram utilizadas a Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) com célula de diamante para micro-feixe e Microscopia de Luz Polarizada (PLM).

Os resultados obtidos por FTIR e PLM para cinco diferentes marcas de tintas encontram-se na Tabela 1.

Marcas Comerciais

BANDAS DE ABSORÇÃO / cm-1

Microscopia de Luz Polarizada
(PLM)


Estiramento C-H

(2800-3100)

1-f

2-m


Estiramento C=O (1640-1750)

1-in

2- fi

Deformação C-H (1300-1500)

1-f

2-m

Estiramento C-O e estiramento C-C (900-1250)

1-m

2-m

Marca 1



3083, 3059, 3026, 2957, 2923 , 2874, 2851

1732

1493, 1453, 1383, 1354

1144, 1074, 1029, 990, 960, 907

TiO2, CaCO3

Marca 2

3084, 3061, 3028, 2958, 2932, 2872

1731

1508, 1494, 1453, 1378, 1362

1252, 1183, 1121, 1076, 983

TiO2, CaCO3 , BaSO4

Marca 3

3084, 3061, 3028, 2958, 2932, 2873

1731

1493, 1453, 1376

1250, 1162, 1117, 1069, 1029, 912

TiO2

Marca 4

3084, 3061, 3028, 2958, 2934, 2873

1732

1494, 1454, 1379

1256, 1162, 1116, 1069, 1029, 963, 908

TiO2, CaCO3

Marca 5

3084, 3060, 3028, 2958, 2932, 2873

1731

1493, 1453, 1375

1254, 1162, 1117, 1067, 1030, 943

TiO2, CaCO3

Legenda:

1- Intensidade das bandas: fraca: f; muito fraca: mf; média:m; intensa: in.

2- Formato das bandas: Fina: fi; média: m; larga : l; muito larga:ml; ombro: o.


Tabela 1 - Bandas de absorção características de cinco marcas comerciais de tintas


O estudo dos resultados obtidos sugere a presença de um copolímero contendo metacrilato ( ncm-1 =1029) (Stringari, C.; Pratt, E. 1991), de uma estrutura aromática com absorções características de 3000 a 3100 cm-1 e de 1400 a1500 cm-1 (Silverstein, R. M., et al. 1991). Pela comparação dos resultados observa-se grande semelhança nas bandas de absorção, indicando a possível presença do mesmo aglutinante nas diferentes tintas. Este pode ser, de acordo com dados da literatura (Burnstock, A., 1999) o polímero p(nBMA/sty/2EHA). Os resultados de PLM indicaram a presença de branco de titânio (TiO2), carbonato de cálcio (CaCO3) e sulfato de bário (BaSO4) como pigmentos ou cargas presentes. Bandas caracteristicas para estes materiais também foram encontradas nos espectros de FTIR : TiO2 (576 cm-1), BaSO4 (613, 1076, 1121, 1183 cm-1).

Estes resultados iniciais levam a um maior conhecimento dos materiais utilizados por artistas e são importantes para restauradores e conservadores para que estes possam prever seu comportamento ante as diversas condições climáticas. A caracterização desses materiais tambem é importante para historiadores de arte e em casos judiciais de perícia e autenticação


Burnstock, A., Langley, A., ICOM-CC 12th Triennial Meeting, 1999.

Silverstein, R. M. Bassler, G.C. Morril, T.C.," Spectrometric Identification of Organic Compounds", 5th ed., John Wiley & Sons, 1991.

Sonodo, N., Rioux, J. P., Studies in Conservation, 35, 189, (1990).

Stringari, C.; Pratt, E. "Saving the Twentieth Century: The conservation of Modern Materials", Canadian Conservation Institute, 1991.

CNPq/ Fapemig/CAPES