ESTUDO
GEOCRONOLÓGICO DA DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS E DA
DISTRIBUIÇÃO HISTÓRICA DE MERCÚRIO TOTAL
DE DOIS LAGOS DA BACIA DO RIO NEGRO (AM/RR)
Ana Carla F. Gomes (PG); Antonio A Mozeto (PQ)
Raul I. Cazotti & Pedro Sérgio Fadini (PQ)(1)
Laboratório de Biogequímica Ambiental, DQ-UFSCar. Caixa Postal 676
135665-905 São Carlos, SP Email: anacarla@dq.ufscar.br
PUC, Departamento de Química Campinas, SP
Palavras-chave: sedimento, geocronologia, mercúrio
A datação de 210Pb de testemunhos sedimentos lacustres tem sido bastante empregada com objetivo de estabelecer uma escala temporal ou histórica nos processos limnológicos em lagos e bacias de drenagem, as quais constituem-se em sistemas apropriados para avaliar o impacto antrópico sobre o ambiente (Durhan e Joshi, 1980).
O objetivo deste trabalho é determinar a geocronologia sedimentar de dois ambientes lacustres (Lagos Araçá, RR e Nazaré, AM), que são áreas de inundação da Bacia do Rio Negro, para os quais foi, concomitantemente, determinada a distribuição da concentração de mercúrio total por Fadini (1999) em testemunhos coletados através de coletor de gravidade.
Empregaram-se duas metodologias para a determinação do 210Pb dos sedimentos em estudo: Método A (Godoy,1983): Determinação da atividade do 226Ra e 210Pb total para obtenção da atividade do 210Pb não suportado (atmosférico) envolvendo a dissolução da amostra, separações e purificações sucessivas dos concentrados de 226Ra e 210Pb utilizando, respectivamente, carreadores de Ba e Pb para obtenção quantitativa dos precipitados e quantificação das perdas nas diversas etapas. Método B (Moser,1993): Determinação da atividade do 226Ra e 210Pb total para obtenção da atividade do 210Pb não suportado (atmosférico) envolvendo a dissolução da amostra, retenção em resina aniônica, eluição e precipitação do 226Ra e 210Pb total, utilizando os mesmos carreadores citados no método A. Este trabalho contemplará comparações entre as metodologias empregadas objetivando-se uma melhor adequação dos dados ao modelo de datação CRS (constant rate of supply) utilizado.
As Figuras 1 e 2 mostram a distribuição histórica de mercúrio dos testemunhos de sedimento dos Lagos Araçá e Nazaré. As velocidades de sedimentação obtidas pelo modelo CRS (não mostradas neste resumo) apontam para uma maior velocidade em períodos mais recentes, coincidentes com concentrações maiores de mercúrio total nos sedimentos.
FIGURA 1- Perfil da Distribuição Histórica FIGURA 2 - Perfil da Distribuição Histórica
de Hg total de testemunhos de Sedimento de Hg total de testemunhos de Sedimento
do Lago Araçá (RR) do Lago Nazaré (AM)
Através das Figuras 1 e 2 pode-se observar que a concentração de Hg total nos sedimentos do lago de água preta (Lago Nazaré) são maiores do que no Lago de água branca (Lago Araçá). Segundo Fadini (1999), a maior concentração de Hg total nos lagos de águas pretas da Região Amazônica, é devido a presença de maiores concentrações de matéria orgânica dissolvida. A distribuição histórica de Hg total nos testemunhos dos sedimentos estudados sugere que atualmente as taxas de acumulação do metal são maiores que no passado, e que isto, é melhor caracterizado pelos dados do Lago Araçá. Contudo, o comportamento aqui descrito, pode ser um indicativo de que o mercúrio realmente apresenta um ciclo global e que o incremento nas deposições atmosféricas em função da industrialização já detectado em outros locais remotos, pode também estar ocorrendo na Região Amazônia, ou ainda que a liberação de mercúrio natural tem aumentado em função da intensificação de usos e ocupações dos solos na região (Fadini,1999).
Bibliografia
Durham, R. W.& Joshi, S.R. 1980. Recent Sedimentation rates, 210Pb fluxes and particle setting velocities in Lake Huron, Laurention Lakes. Chem. Geol; 31: 53-66
Fadini, P. S. 1999. Comportamento Biogeoquímico do Mercúrio na Bacia do Rio Negro (AM). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Química. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Godoy, J. M. Entwicklung einer Analysenmethode fur Bestimmung von-238, U- 234, Th-232, Th-230, Th- 228, Ra-226, Pb-210 und Po-210 und ihre Anwenltproben. KFK Report 3503 (Karlsruhe, Germany: KFK) (January 1983).
Moser, R. N. 1993. A Comparison of Methods For The Determination of The Dating-Nuclides 210Pb and 226Ra. J. Radioanal. Nucl. Chem; 173: 283-292.
Bolsa de estudo FAPESP: proc. No. 98/12813-4