PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES E REVITALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL - MS
Ana Maria S. P. Arruda (PQ)1, Dario Pires (PQ) 2, Maria Celina Recena (PQ)12, Régia Maria Avancíni Blanch (PQ) 1, Rosemary Matias (PQ)3, 1Campus de Ciências Exatas, Humanas e Sociais - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal UNIDERP, 2Departamento de Ciências Exatas - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, 3Campus de Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal - UNIDERP
Palavras- chave: formação continuada, ensino de química, ensino contextualizado
Um dos grandes problemas facilmente detectados com relação ao ensino de ciências e em particular o ensino de química e suas tecnologias tem sido o baixo índice de professores habilitados nas áreas específicas de atuação. A Rede Estadual e Particular do Mato Grosso do Sul não foge desta realidade, sendo que um percentual significativo de seus professores são leigos e mesmo aqueles com formação específica estão carentes de oportunidades de atualização de seus conhecimentos e de serem postos em contato com tendências inovadoras para o ensino de ciências, de química e suas tecnologias, pois ao longo dos anos estes profissionais têm adotado metodologias que privilegiem a aprendizagem por aquisição conceitual (aprendizagem mecânica), contrariando a Lei de Diretrizes e Bases,
Assim, através do Programa de Atualização de Professores e Revitalização do Ensino Médio em Mato Grosso do Sul, articulada com o Programa Pró-Ciências da CAPES em convênio com FUNDECT/SED/UNIDERP/UFMS foi oferecido curso de formação continuada para professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino - MS no período de 30 de junho a 04 de dezembro de 1999 envolvendo as áreas de Química, Física Matemática e Biologia.
A proposta teve como objetivo precípuo levar o professor-aluno a refletir sobre o ensino de química levando em consideração as reais condições de trabalho encontradas em grande parte das escolas e apontar para as possibilidades de alteração dessa realidade a partir dos problemas detectados, conforme proposta da Lei de Diretrizes e Bases.
Para contemplar este objetivo buscou-se trabalhar os conteúdos de química de forma contextualizada e interdisciplinar. Os conteúdos específicos foram desenvolvidos através dos temas: Água, Solo, Alimentos e Poluição. Os temas foram escolhidos dada as suas amplitudes temáticas, tanto no que se refere à questões ambientais, sanitárias, éticas, históricas e culturais, quanto no que se referem as possibilidades do estudo de diversos conteúdos específicos de Química (substância pura e mistura, soluções, tabela periódica, ligações químicas, funções inorgânicas e orgânicas, equilíbrio em soluções aquosas, pH, reações orgânicas e inorgânicas e Eletroquímica).
Os trabalhos foram desenvolvidos em três fases, sendo que a Primeira fase ocorreu de 11 a 16 de julho com 40 horas presenciais onde foram realizadas atividades teóricas, experimentais e de campo e desenvolvimento de projeto/atividade para fins de ensino/pesquisa envolvendo temas que possibilitaram o ensino integrado e contextualizado dos conteúdos específicos, para serem aplicados em suas escolas de origem. Esses projetos foram avaliados pelos professores orientadores e devolvidos aos professores cursista para execução. Na Segunda fase (60 horas) os professores-alunos foram visitados em cidades pólos para acessoramento e desenvolvimento dos projetos. Além disso foram feitos contado por telefone, correio, e-mail para troca de idéias, sugestões e material de apoio (bibliográfico e materiais para experimentos e análises de água, solo, alimento e poluição). A Terceira fase, presencial, foi marcada pela realização de seminários e painéis para apresentação/avaliação dos projetos desenvolvidos e troca de experiências entre os participantes. Nesta fase os professores-alunos tiveram oportunidade de expor as dificuldades metodológicas e conceituais encontradas no desenvolvimento do conteúdo dentro do tema escolhido. Os professores-alunos foram avaliados pelos seus pares e Ministrantes quanto a abordagem interdisciplinar e contextualizada do conteúdo trabalhado. Foi realizado também a avaliação do curso em mesa redonda e através de uma ficha de avaliação onde os professores-alunos avaliaram os professores ministrantes quanto ao domínio conceitual, a metodologia utilizada e a avaliação aplicada e a estrutura física do local da realização do curso - salas de aula, laboratórios, biblioteca, etc.
A avaliação do aproveitamento dos professores-alunos foi feita no decorrer do curso através de (1) acompanhamento das aulas práticas onde esses professores expunham suas idéias a respeito dos fenômenos que observavam nos experimentos realizados; (2) Elaboração do projeto/atividade; (3) Acompanhamento das atividades desenvolvidas em suas escolas de origem; (4) avaliação dos seminários onde foram expostos os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados no desenvolvimento do projeto/atividade e se o mesmo contemplou o desenvolvimento do conteúdo dentro do tema escolhido de forma contextualizada e interdisciplinar.
Para o Modulo de química foram selecionados 90 Professores sendo que destes 66 iniciaram o curso e 44 concluíram. A grande maioria destes professores não possui habilitação na área da Química (80%). Esse percentual reflete dramaticamente a grande deficiência de professores habilitados nesta área o que não está distante da realidade nacional exceto em poucos estados.
A utilização de atividades experimentais e o desenvolvimento de projetos/atividades a partir de temas foram importantes com alternativa metodológica auxiliar de aprendizagem significativa, propiciando ensino contextualizado e interdisciplinaridade. Essas atividades possibilitaram ao professor-aluno elementos teóricos-metodológicos que puderam levá-lo a uma reflexão tanto em relação à sua prática pedagógica quanto em relação ao método tradicional de avaliação do processo ensino-aprendizagem. Além de fornecer ao professor-aluno elementos teóricos que lhe permitiu estabelecer critérios para a seleção de material bibliográfico, conteúdo e metodologia adequados à sua realidade, desta forma o projeto/atividade possibilitou, ainda, o desenvolvimento de competências e habilidades aos cursistas.