TEOR DE GORDURAS EM TILÁPIAS, Oreochromis niloticus, ALIMENTADAS COM RAÇÃO COMERCIAL SUPLEMENTADA COM CROMO
Alexandre Tadeu Paulino (IC2), Andréa Renata Malagutti (IC2), Ednéia Tavares Gonçalves (IC2), Claudenice Rodrigues (IC2), Cláudia Cristina Maebara. Kimura (PG1), Eurica Mary. Nogami (PG1, PQ2), e Jorge Nozaki (PQ1,2).
1Curso de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais - Universidade Estadual de Maringá (UEM - PR)
2Departamento de Química - Universidade Estadual de Maringá (UEM - PR)
palavras-chave: cromo, gorduras, tilápias
Para o desenvolvimento deste trabalho, tilápias do Nilo Oreochromis niloticus foram criadas em cativeiro e alimentadas com ração comercial (testemunha) comparando-se com peixes da mesma espécie tratados com ração contendo proteínas da serragem cromada (experimento). A serragem cromada é um resíduo sólido de curtume que possui uma grande quantidade de cromo. Esta serragem após lavada e seca fornece um pó que possui um alto teor protéico com uma concentração de cromo remanescente (Kimura, 1996).
Estudos recentes indicam que o cromo (III) desempenha um papel essencial em nossa vida. A função do cromo está diretamente ligada ao hormônio insulina que controla o nível de açúcar do sangue e muitos outros aspectos da quebra e estocagem dos carboidratos, controla também muito dos metabolismos envolvendo gorduras, proteínas e energia (calorias). Assim, como a insulina requer cromo para funcionar adequadamente, este elemento traço tem significante efeito biológico no corpo, e sua suplementação está relacionada com um possível efeito na composição corporal, possibilitando uma perda de massa adiposa (J. of ACN, 1997).
O objetivo do trabalho foi investigar o efeito da alimentação de tilápias com ração enriquecida com cromo, proveniente da serragem cromada lavada, no teor de gordura destes peixes.
As tilápias foram confinadas em dois tanques de amianto de 500 L. A avaliação do crescimento e desenvolvimento destes foi realizada por meio de medidas biométricas periódicas.
Foram realizadas também análises físico-químicas diárias de pH, oxigênio dissolvido, cloro residual da água (Standard Methods, 1992) e temperatura dos tanques, controlando, assim, as condições destas para um melhor desenvolvimento dos peixes.
Os teores de gorduras nos tecidos musculares e nas vísceras foram realizadas periodicamente durante um período de 12 meses de acordo com a metodologia modificada de Bligh & Dyer (1959). A média dos resultados obtidos encontram-se demonstrados na figura 01.
Figura 01: Teor de gorduras de tilápias alimentadas com ração comercial e tilápias alimentadas com ração comercial suplementada com cromo, proveniente da serragem cromada lavada.
Os resultados obtidos indicaram que as tilápias alimentadas com a ração enriquecida com o pó protéico, contendo 300 mg Cr.g-1 de proteína, apresentaram aproximadamente 10% a menos de gordura no tecido muscular que os peixes alimentados somente com ração comercial. Já, as vísceras dos peixes alimentados com ração suplementada com cromo, apresentaram aproximadamente 14% de gordura a mais. Estes resultados puderam ser observados a partir de 4 meses do início do experimento. Isto pode ser explicado pela não absorção de gordura pelo organismo, confirmando assim, o provável efeito do cromo no metabolismo da gordura.
Referencias Bibligráficas
BLIGH, E. G.; DYER, W. J. A rapid method of total lipid extraction and purification. Canadian Journal of Biochemistry and Phisiology, v. 37, n. 8, p. 911-917, 1959.
J. of ACN (Journal of the American College of Nutrition) v. 16, n. 5, p. 404-410, 1997.
KIMURA, C. C. M. Solubilização Química e Enzimática da Serragem Cromada. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 1996.
STANDARD METHODS - for the Examination of Water and Wastewater. 18. Ed. Washington: Arnold E. Greenberg, Lenore S. Clesceri, Andrew D. Eaton, 1992.
CNPq / FNMA