desenvolvimento de software educativo:
recursos didáticos computacionais no
aprendizado da nomenclatura
orgânica e suas funções
programa caça-níquel químico
Eduardo Tonon de Almeida (PQ)(a,b),
Carlos Frederico de Souza Castro(PQ)(a), Carlos Roberto
Silva(PQ)(a),
Antonio Eduardo Mauro(PQ)(b), Anderson Martinez Santana(PG)(b)
,
Vegner Hizau dos Santos Utuni(IC)(b)
Vicente Alexandre de Lucca Neto (PQ)(c)
(a) Universidade Católica de
Brasília UCB, (DF).
(b) Departamento de Química
Geral e Inorgânica, Instituto de Química Universidade Estadual
Paulista UNESP, Araraquara (SP).
(c) Universidade do Sagrado
Coração USC, Bauru (SP).
palavras-chave software,
delphi, nomenclatura.
Apesar de estar inserida no rol das mais belas
ciências naturais, a Química é, infelizmente, nos dias atuais rejeitada por boa
parte dos estudantes de nível médio e superior. Fato este fundamentado
principalmente na falta de estímulos visuais em aulas meramente expositivas,
bem como a debilitada relação com o cotidiano do educando. É inegável o fato de
que o computador, ingressando em nossas vidas nas últimas décadas, ganhou lugar
de destaque e passou a influir de maneira decisiva em nosso comportamento.
Porém com todos estes avanços, o método clássico de ensino ainda persiste,
mesmo estando nossas escolas equipadas
com bom número de recursos didáticos. Analisando o atual mercado brasileiro de
softwares didáticos, que apresentou crescimento nos últimos anos, nota-se a
pequena presença de programas relacionados a Química, em português, de forma
interativa, em detrimento as outras disciplinas. A falta de interatividade
conduz o programa a um mero livro eletrônico, um tira dúvidas, sem envolver o
aluno e estimulá-lo a pensar. Neste trabalho procurou-se desenvolver um
programa interativo que, através de uma interface agradável, induz o aluno a
responder o nome científico, de acordo com as normas da I.U.P.A.C, e a função
química de um composto orgânico gerado aleatoriamente através da combinação de
três figuras, semelhantes ao display de um caça níquel. Como prêmio pelo
acerto, o educando recebe pontos e um sinal sonoro atrativo. Em caso de erro,
ou a qualquer momento quando solicitado, o programa fornece sugestões que
conduzem o aluno a resposta correta. Parte-se do princípio do não fornecimento
da resposta correta a não ser em último caso, quando solicitado pelo próprio
aluno, após ter passado por diversas etapas.
A estrutura orgânica plana é produzida com o uso de
três figuras, conforme o esquema, com a utilização de uma linguagem gráfica de
computador Delphi :
nome: 2-metil-butano ou
apenas metil-butano
função:
hidrocarboneto-alcano
nome: 2,2-dimetil-butanona
ou apenas dimetil-butanona
função: cetona
Todas as combinações foram cuidadosamente analisadas
para evitar a exibição de um composto orgânico incorreto. O programa simula a
rotação das figuras de modo a fornecer a impressão de um caça-níquel. Os pontos
atingidos são mostrados em uma caixa semelhante a um contador de créditos e a
cada acerto ocorre um sinal sonoro comemorativo, tornando lúdico o ambiente com
o educando.Optou-se por um ambiente sério, em contrapartida com o nome, pois
tomou-se o cuidado de não representar um verdadeiro caça-níquel e não estimular
o usuário aos jogos de azar.O programa se encontra em uma versão teste e deverá
ser liberado para divulgação em forma de freeware,
em revistas vendidas em bancas de jornais que contenham os famosos CD-ROMs
anexos.
A seguir é mostrada o ambiente gráfico do programa
caça-níquel químico 1.0 que está em fase de desenvolvimento.
UCB - CNPq CAPES - FAPESP