desenvolvimento de software educativo:

recursos didáticos computacionais no

aprendizado da nomenclatura

orgânica e suas funções

programa caça-níquel químico

 

Eduardo Tonon de Almeida (PQ)(a,b),

Carlos Frederico de Souza Castro(PQ)(a), Carlos Roberto Silva(PQ)(a),

Antonio Eduardo Mauro(PQ)(b), Anderson Martinez Santana(PG)(b) ,

Vegner Hizau dos Santos Utuni(IC)(b)

Vicente Alexandre de Lucca Neto (PQ)(c)

 

(a)    Universidade Católica de Brasília – UCB, (DF).

(b)    Departamento de Química Geral e Inorgânica, Instituto de Química                                            Universidade Estadual Paulista – UNESP,  Araraquara (SP).

(c)     Universidade do Sagrado Coração – USC, Bauru (SP).

 

‘palavras-chave’  software,  delphi,  nomenclatura.

 

Apesar de estar inserida no rol das mais belas ciências naturais, a Química é, infelizmente, nos dias atuais rejeitada por boa parte dos estudantes de nível médio e superior. Fato este fundamentado principalmente na falta de estímulos visuais em aulas meramente expositivas, bem como a debilitada relação com o cotidiano do educando. É inegável o fato de que o computador, ingressando em nossas vidas nas últimas décadas, ganhou lugar de destaque e passou a influir de maneira decisiva em nosso comportamento. Porém com todos estes avanços, o método clássico de ensino ainda persiste, mesmo estando nossas escolas  equipadas com bom número de recursos didáticos. Analisando o atual mercado brasileiro de softwares didáticos, que apresentou crescimento nos últimos anos, nota-se a pequena presença de programas relacionados a Química, em português, de forma interativa, em detrimento as outras disciplinas. A falta de interatividade conduz o programa a um mero livro eletrônico, um tira dúvidas, sem envolver o aluno e estimulá-lo a pensar. Neste trabalho procurou-se desenvolver um programa interativo que, através de uma interface agradável, induz o aluno a responder o nome científico, de acordo com as normas da I.U.P.A.C, e a função química de um composto orgânico gerado aleatoriamente através da combinação de três figuras, semelhantes ao display de um caça níquel. Como prêmio pelo acerto, o educando recebe pontos e um sinal sonoro atrativo. Em caso de erro, ou a qualquer momento quando solicitado, o programa fornece sugestões que conduzem o aluno a resposta correta. Parte-se do princípio do não fornecimento da resposta correta a não ser em último caso, quando solicitado pelo próprio aluno, após ter passado por diversas etapas. 

A estrutura orgânica plana é produzida com o uso de três figuras, conforme o esquema, com a utilização de uma linguagem gráfica de computador Delphi :

nome: 2-metil-butano ou apenas metil-butano 

função: hidrocarboneto-alcano

nome: 2,2-dimetil-butanona ou apenas dimetil-butanona 

  função: cetona

 

Todas as combinações foram cuidadosamente analisadas para evitar a exibição de um composto orgânico incorreto. O programa simula a rotação das figuras de modo a fornecer a impressão de um caça-níquel. Os pontos atingidos são mostrados em uma caixa semelhante a um contador de créditos e a cada acerto ocorre um sinal sonoro comemorativo, tornando lúdico o ambiente com o educando.Optou-se por um ambiente sério, em contrapartida com o nome, pois tomou-se o cuidado de não representar um verdadeiro caça-níquel e não estimular o usuário aos jogos de azar.O programa se encontra em uma versão teste e deverá ser liberado para divulgação em forma de freeware, em revistas vendidas em bancas de jornais que contenham os famosos CD-ROMs anexos.

A seguir é mostrada o ambiente gráfico do programa caça-níquel químico 1.0 que está em fase de desenvolvimento.

 

 

 

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