A INTERNET NO ENSINO DE QUÍMICA


Edson Minatti (PQ)
Departamento de Química - Universidade Federal de Santa Catarina


palavras-chave: internet, ensino, química


Desde que a Internet surgiu, vem se tornando uma das mais importantes fontes de pesquisas para alunos e professores. O número de usuários da rede, assim como o número de serviços disponíveis, aumentam a cada dia. O aprendizado, há tempos, deixou de ser limitado às ferramentas tradicionais: giz, lousa, cadernos e livros. No departamento de química da UFSC, estamos tentando adaptar o uso da internet no ensino de química.

Este trabalho apresenta uma série de estratégias e técnicas empregadas, nos dois últimos anos, com a adoção da internet como uma ferramenta no ensino de química, num trabalho que já envolveu mais de 1.000 alunos. O objetivo é oferecer exemplos de como a rede pode ser utilizada no aprendizado, apontando conclusões a partir destas experiências e dos formulários de retorno dos alunos envolvidos. Estão apontados neste resumo os endereços de todos as páginas desenvolvidas. Todas as páginas foram produzidas pelo autor deste trabalho.

Nós utilizamos a internet, basicamente, para 4 objetivos: (1) uma interface de comunicação extra-classe entre aluno e professor; (2) aulas e hipertextos complementares ao material visto em sala ou laboratório; (3) suporte para disciplinas experimentais e (4) divulgação da química como ciência e da produção científica de nosso departamento. Esta proposta pretende viabilizar uma aprendizagem baseada num processo de construção de relações em que o aluno, como ser ativo, seja o responsável pela direção e significado de seu aprendizado, além de auxiliar na democratização do conhecimento.1. Interface aluno-professor : URL: http://www.qmc.ufsc.br/minatti