EXTRAÇÃO DE SEMENTES DE CARDAMOMO (Elettaria cardamomum Maton, Zingiberaceae), UTILIZANDO BIÓXIDO DE CARBONO SUPERCRÍTICO


Aldo Adolar Maul1 (PG), Claudete Beatriz Maul-Coutinho1 (PG), Milton Leôncio Brazzach2 (PQ).


1Departamento de Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, SP.

2Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.


Palavras-chave: cardamomo, extração, supercrítica.


Os métodos usados na obtenção de óleos essenciais são tradicionais, embora qualquer um que tenha usado seus extratos, saiba que o desempenho do odor e do sabor dificilmente se compara com aquele da planta fresca moída da qual foram isoladas.

Vários autores investigaram as razões para essa distorção na composição dos óleos essenciais, durante a destilação por arraste de vapor e concluíram ser o calor úmido o responsável pelas alterações no óleo recuperado.

A extração tradicional por solventes, envolve o uso de um ou mais compostos orgânicos e a sua completa remoção do extrato final. A remoção dos últimos traços de solvente residual é praticamente impossível. As mudanças na composição dos óleos essenciais presentes nas oleorresinas extraídas por solventes tinham um maior teor de componentes de alto ponto de ebulição e menos componentes com baixo ponto de ebulição do que os obtidos pela destilação tradicional.

Para tornar os óleos essenciais livres das limitações acima, a extração por fluido supercrítico, mostrou ser a ideal.

A proposta de um processo novo e ecológico sem solventes residuais para a obtenção de extratos de plantas foi o objeto desse estudo.

Sementes de cardamomo (Elettaria cardamomum Maton, Zingiberaceae), foram secas a 40°C em secador com circulação contínua de ar aquecido, e divididas, em três porções iguais. Cada uma das partes foi extraída por um dos processos seguintes:

  1. hidrodestilação em aparelho Clevenger, durante 4 horas, o óleo obtido foi seco sobre sulfato de sódio anidro;

  2. extração por solventes em aparelho Soxhlet usando hexano como solvente durante 18 horas, os solutos foram evaporados e concentrados em evaporador à vácuo e

  3. extração por fluido supercrítico no equipamento “Supercritical Fluid Extraction System”, mod. ES-204, PPI FC, durante 30min, a 250bar de pressão e 35°C de temperatura.

O soluto contendo o bióxido de carbono e o óleo dissolvido foi retirado pela descompressão do sistema. O óleo nos extratos e nos resíduos após as extrações foi avaliado por método AOAC e calculado como peso. A composição volátil dos extratos foi analisada por cromatógrafo a gás, HP5840A.

O rendimento do extrato de cardamomo com CO2 supercrítico foi de 7,5% com um conteúdo de não voláteis de 9,5%.

Na sua oleorresina obtida no aparelho Soxhlet com hexano: o rendimento foi de 8,25% e conteúdo de não voláteis de 35%.

Pela hidrodestilação obtivemos 5,05% de óleo essencial.

Na análise cromatográfica comparativa dos três produtos obtidos, verificamos que no extrato supercrítico, o teor de ésteres é maior, enquanto que no óleo volátil obtido pela hidrodestilação uma parte dessas substâncias encontra-se hidrolisada. Isso pode ser verificado no cromatograma dos óleos, no que se refere ao comportamento do linalool e do acetato de linalila.

Pelos resultados obtidos podemos constatar que o extrato de sementes de cardamomo, obtido por extração por bióxido de carbono supercrítico (SFE) foi de bom rendimento e na qualidade desejada, o que também se reconhece na análise sensorial, por uma nota de odor e sabor refrescante e natural no extrato supercrítico. Comparando os resultados dos processos utilizados, podemos sugerir o uso da extração supercrítica como alternativa aos processos tradicionais de obtenção de extratos de sementes de cardamomo atualmente em uso, por oferecer as seguintes vantagens:

  1. não deixa resíduos de solventes;

  2. não acrescenta notas estranhas de compostos de decomposição gerados durante a destilação/concentração;

  3. fornece extratos mais parecidos com o natural devido ao processamento a baixas temperaturas;

  4. seus extratos têm mais notas características da planta porque o bióxido de carbono extrai as características de um absoluto;

  5. fornece maior concentração de componentes aromáticos;

  6. fornece extratos mais solúveis, devido a não geração de terpenos adicionais durante a extração;

  7. ser mais rápido e,

  8. principalmente, por ser um processo ecológico, utilizando apenas o bióxido de carbono, componente do ar atmosférico, como solvente.


Apoio Financeiro: Farmácia Vida e Saúde, Rua Padre Alberto Jacobs, 55. Vila Lenzi, Jaraguá do Sul – SC.