A GLUTATIONA PROMOVE A REDUÇÃO DE Sb(V) EM Sb(III)
NO ANTIMONIATO DE MEGLUMINA
2Frédéric Frézard (PQ), 1Claúdio dos Santos Ferreira (IC), 2Adriani Carla dos Santos (IC), 2Michelle Andrade Porto Costa (IC), 1Cynthia Demicheli* (PQ)
1Departamento de Química Instituto de Ciências Exatas
Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte
2Departamento de Fisiologia e Biofísica Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte
*cynthia@apolo.qui.ufmg.br
palavras-chave: antimônio, glutationa, redução
INTRODUÇÃO
O derivado de antimônio pentavalente (Sb(V)), antimoniato de meglumina, é o medicamento de primeira escolha no Brasil para o tratamento das leishmanioses. Apesar de ter sido desenvolvido há 50 anos atrás, o seu mecanismo de ação permanece desconhecido [1]. A possibilidade do Sb(III) ser envolvido foi sugerida por Goodwin e Page em 1943 [2], após a observação que organismos hospedeiros podiam reduzir o Sb(V) em Sb(III). Além disso, Sb(III) é conhecido como sendo muito mais tóxico que a forma pentavalente.
Até hoje, a(s) biomolécula(s) que promovem a redução do Sb(V) em Sb(III) nunca foram identificadas. O tripeptídeo glutationa (GSH) pode ser considerado como um bom candidato. Primeiro, a glutationa se encontra em elevada concentração (1-5 mmol/L) no citoplasma das células. Segundo, a glutationa se mostrou capaz de promover a redução de As(V) em As(III) [3], de acordo com a reação:
3H+ + AsO43- + 5 GSH « As(SG)3 + GS-SG + 4 H2O
OBJETIVO
No presente estudo, investigamos a capacidade da glutationa de promover a redução do Sb(V) em Sb(III) no antimoniato de meglumina.
MÉTODOS
O antimoniato de meglumina foi obtido através da reação do pentóxido de antimônio hidratado com o N-metil glucamina. Um sólido amorfo de estequiometria ligante:Sb 1:1 foi caracterizado através de análises elementares (C,H,N), absorção atômica (Sb) e análise térmica. As análises elementares forneceram: %C = 20,07 (20,45); %H = 5,70 (5,57); %N = 3,58 (3,56); %Sb = 28,03 (28,9) [4].
Em seguida, o antimoniato de meglumina foi dissolvido em água deionizada na concentração de 10-3 mol/L e foram preparadas soluções com concentrações variáveis de glutationa com relação molar GSH/Sb variando de 1:1 até 10:1. Depois de 48 horas em temperatura ambiente, as amostras foram analisadas para dosagem das suas concentrações em Sb(III). O método utilizado foi baseado na interação específica do bromopyrogallol red com Sb(III) e nas alterações induzidas no seu espectro de absorção na região do visível [5]. Observa-se a diminuição da intensidade da banda do bromopyrogallol red centrada em 560nm após a interação deste cromóforo com o Sb(III).
RESULTADOS
Observamos o aparecimento de Sb(III) nas amostras contendo a glutationa, o que indica a ocorrência de uma redução do Sb(V) em Sb(III). No entanto, não foi detectado Sb(III) na amostra de antimoniato de meglumina incubada na ausência de glutationa.
Observamos um aumento da concentração de Sb(III), com o aumento da relação GSH/Sb, até a relação molar 5:1. A partir da relação molar 5:1, todo o antimônio foi encontrado na forma reduzida. Por outro lado, nenhuma interferência da glutationa no teste colorimétrico foi observada.
Podemos deduzir desses dados que GSH reagiu com Sb(V) na estequiometria 5:1. Podemos propor a seguinte reação:
Sb(V) + 5 GSH « GS-SG + Sb(SG)3
CONCLUSÕES
Demonstramos, pela primeira vez, que a glutationa promove a redução do Sb(V) em Sb(III) no antimoniato de meglumina. Este dado está a favor da hipótese que Sb(V), depois da sua penetração na célula, seria reduzido em Sb(III) na presença da glutationa, que seria a forma ativa do antimônio. Esses resultados constituem um passo importante para o esclarecimento do mecanismo de ação dos derivados de antimônio pentavalente.
BIBLIOGRAFIA
1- Marsden, P.D. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 1985, 18, 187
2- Goodwin, L.G.; Page, J.E. Biochem. J. 1943, 37, 198.
3- Scott, N.; Hatlelid, K.M.; MacKenzie, N.E.; Carter, D.E. Chem. Res. Toxicol. 1993, 6, 102.
4- Demicheli, C.; de Figueiredo, T.L.; Carvalho, S.; Sinesterra, R.D.; Lopes, J.C.D.; Frézard, F. BioMetals 1999, 11, 63.
5- Rath, S.; Jardim, W.F.; Dórea J.G. Fresenius J. Anal. Chem. 1997, 358, 548.
[CNPq FAPEMIG]