FOTÓLISE POR PULSO DE LASER DE 1,3-INDANODIONA E DERIVADOS
Nanci Camara de Lucas (PQ) 1; Frances R.egiane dos Santos (PG)2;
José Carlos. Netto-Ferreira (PQ) 2
1Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica,
Universidade Federal do Rio de Janeiro
2 Instituto do Ciências Exatas, Departamento de Química
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-Chave: 1,3-Indanodiona; fotólise por pulso de laser; estado triplete.
Introdução:
O estudo da reatividade de 1,3-indanodionas e derivados tem atraído muita atenção nos últimos anos uma vez que estes compostos são extensivamente utilizados como inibidores de processos de auto-oxidação, como estabilizadores de polímeros, reguladores de reações de polimerização e, mais importante, são fisiologicamente ativos, agindo sobre o sistema nervoso central e apresentando uma ação anticoagulante similar a de cumarinas. A fotólise de 2-fenil-1,3-indanodionas leva à formação do radical livre correspondente 2-fenilindan-1,3-dion-2-ila, que tem grande importância em diversos processos de interesse tecnológico, assim como pode também estar envolvido em reações ocorrendo em sistemas biológicos devido ao uso de seus precursores como fármacos.1-4
Objetivo:
A técnica de fotólise por pulso de laser é de extrema utilidade para investigações acerca do espectro de absorção e da cinética de decaimento de radicais livres. O método é especialmente conveniente para radicais que estão em equilíbrio com o seu dímero, como no caso de radicais livres 2-aril-1,3-indanodiona. O estudo da cinética de recombinação destes radicais, em diferentes meios, pode fornecer dados valiosos relativos à relação entre a estrutura e a reatividade dos radicais, o efeito da natureza química e da viscosidade do solvente e a importância relativa de processos químicos e difusionais nas reações rápidas envolvendo radicais livres. Assim este trabalho objetiva obter informações cinéticas e espectroscópicas acerca das 1,3-indanodionas 1-3.
Experimental:
Os experimentos de fotólise por pulso de laser foram realizados em um instrumento analítico da Edinburgh modelo LP900. As amostras foram analisadas em uma cela de quartzo de10x10 mm2 onde foram deaeradas com N2 por 20 min. As amostras foram irradiadas com um laser Surelite Nd/YAG, usando-se o terceiro harmônico (l = 355 nm, ~ 5 ns, _40 mJ/pulso). A concentração das amostras foi escolhida de modo a fornecer uma aborção no comprimento de onda de excitação (355 nm) de ~ 0.5.
Resultados e Discussão:
A irradiação de uma solução deaerada de 1 em benzeno levou a formação de um transiente com máximos de absorção a 400 e 430 nm. Este transiente decai com cinética de primeira ordem apresentando tempo de vida de 5 ms e é suprimido por b-caroteno (um conhecido supressor de triplete) com o processo de supressão sendo controlado por difusão. A adição de um doador de hidrogênio como para-metoxi-fenol levou a um encurtamento do tempo de vida do triplete de 1. Neste caso observou-se a formação de um novo transiente com lmax = 405 nm, região típica de radicais fenoxila.5 Resultados semelhantes foram encontrados para 2. No caso de 3 o decaimento monitorado a 460 nm mostra claramente a presença de dois transientes com tempos de vida de 7 e 1250 ms. Resultados preliminares parecem indicar que estas duas espécies sejam o estado excitado triplete de 3 e o radical 2-fenilindan-1,3-dion-2-ila, respectivamente.
Conclusão:
Estes resultados mostram claramente que a fotólise de 1,3-indanodionas leva à formação do seu estado excitado triplete e que a fotoquímica destas dicetonas substituídas na posição 2 é dependente do substituinte.
Bibliografia:
1. Zechner, J.; Grabnes, G.I.; Köhler, G.; Getoff, N.; Timcheva, I.; Fratev, F.; Minchev, S., J. Photochem. 1983, 23, 61.
2. Moiseev, V.V.; Poluktov, I.T., Russ. Chem. Rev. 1973, 42, 214.
3. Khudyakov, I.V.; Yasmenko, A.I.; Kuzmin, V.A., Int. J. Chem. Kinet. 1979, 11, 621.
4. Yasmenko, A.I.; Kuznetsov, A.A.; Khudyakov, I.V., Russ. J. Phys. Chem.. 1980, 54, 1776.
5. Lucas, N.C. e Netto-Ferrreira, J. C. J Photochem. Photobiol.A: Chem. 1998, 116, 203.
(CNPq; CAPES; FAPERJ)