CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS ELETROCATALÍTICOS FORMADOS POR LIGAS DE Ni UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO DE RAIOS X
M. Janete Giz (PQ), Edson A.Ticianelli (PQ) e Ernesto R. González (PQ)
Instituto de Química de São Carlos - USP, Cx. P. 780, CEP: 13560 - 970,
São Carlos (SP), Brasil. E-mail: edsont@iqsc.sc.usp.br
Palavras-chave: eletrólise da água, eletrocatalisador, absorção de raios X
A reação de desprendimento de hidrogênio (rdh) tem sido extensivamente estudada tanto do ponto de vista tecnológico como acadêmico por ser uma reação modelo para vários processos industriais [1]. Do ponto de vista tecnológico, o objetivo de numerosos trabalhos publicados nas últimas décadas tem sido o desenvolvimento de cátodos ativados para a produção de hidrogênio eletrólitico, tentando aproveitar a dependência muito marcante desta reação com as propriedades do material eletródico. Assim, o conhecimento sobre as propriedades eletrônicas e morfológicas de diferentes metais eletrodepositados em um substrato qualquer pode levar a elucidar várias dúvidas atualmente existentes e correlacionar as diferentes características de cada material estudado, com a finalidade de no futuro poder se desenhar novos eletrocatalisadores com as características desejadas.
Neste trabalho foi realizado um estudo de caracterização física e morfológica de elecatalisadores formados por ligas binárias e ternárias de Ni com Fe, Co e Zn para a reação de desprendimento de hidrogênio em meio alcalino, utilizando espectroscopia de absorção de raios X.
As amostras contendo os catalisadores foram preparadas por eletrodeposição dos materiais ativos em um substrato de papel de grafite, utilizando procedimentos bem estabelecidos na literatura [1]. As análises por espectroscopia de absorção de raios X foram efetuadas na linha de luz XRF do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Os dados foram coletados nos modos de transmissão e fluorescência nas bordas K do Ni, Fe, Co e Zn tanto na região XANES (x-ray absorption near edge structure) como na região EXAFS (extended x-ray absorption fine structure) do espectro do metal. Os espectros EXAFS foram extraídos e analisados utilizando o programa WinXAS [2].
Na Figura 1 apresenta-se a transformada de Fourier do sinal EXAFS obtido na borda K do Ni para a liga Ni-Co-Zn, antes e após tratamento químico em KOH para a remoção parcial do Zn. Nota-se que, as características morfológicas da liga é completamente distinta da do Ni metálico, tratando-se provavelmente de um material com características amorfas. Análises efetuadas na borda K do Co confirmaram estes resultados. Nos demais casos, os materiais apresentaram características similares à do Ni metálico, indicando uma cristalização do tipo cúbica de face
|
centrada (cfc). Resultados simi-lares obtidos na borda do Fe, mostraram que na liga Ni-Fe, o Fe é incorporado na estrutura dos cristais (cfc) do Ni, contrariamente ao Fe puro eletrodepositado que apresenta estrutura cúbica de corpo centrado (ccc). Espectros XANES obtidos na borda K do Ni mostraram que devido à presença dos outros elementos metálicos ocorre uma pequena mudança na estrutura eletrônica do Ni, o que explica as diferentes atividades catalíticas dos materiais frente a reação de desprendimento de hidrogênio [1]. |
Para a liga Ni-Co-Zn nota-se que após o tratamento com KOH houve uma acentuação da linha branca do Ni, indicando provavelmente a presença de hidróxidos superficiais, fato que não foi observado na liga binária Ni-Zn.
1 - M.J. de GIZ, J.C.P. da SILVA, M. FERREIRA, S.A.S. MACHADO, E.A. TICIANELLI, L.A. AVACA and E.R. GONZALEZ - Int. J. Hydrogen Energy, 17(1992)725.
2 - T. Ressler, J. Phys. IV, 7(1997)C2-269.
LNLS, FAPESP, CNPq, CAPES e FINEP/PRONEX