R$ 0,50 O CUSTO MÉDIO DAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA, NO ENSINO MÉDIO


Cares German Enrique (PQ)(1). Professores-Cursistas (FM)(2).


  1. Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa - UFV, german@mail.ufv.br

  2. Faculdade de Fiilosofia e Letras de Patos de Minas/Universidade do Estado de Minas Gerais – FAFIPA/UEMG


Palavras-chave: Instrumentação, Práticas, Ensino Médio


Introdução

Este trabalho foi planejado para ser executado junto com os professores-cursistas, dos Cursos Emergenciais de Licenciatura Parcelada em Química oferecidos nas cidades de Almenara e Diamantina. Estes cursos fazem parte dos convênios entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e as Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, neste caso particular, a FAFIPA/UEMG. O programa visa treinar em serviço professores leigos da rede de ensino, da região do Vale de Jequetinhonha. As Escolas de Ensino Médio desta região sofrem de grandes deficiências em termos de Recursos Humanos e de Infraestrutura de Laboratórios para o ensino de química. Assim, aproveito-se da disciplina Instrumentação para o Ensino de Química para desenvolver este trabalho que, consiste da apresentação de 20 mini-projetos de aulas práticas de química. Esta aulas práticas foram desenvolvidas usando materiais de baixo custo e reagentes de fácil adquisição na própria região onde atua o professor, com a finalidade de serem aplicadas de imediato, nas respectivas escolas. Na apresentação dos trabalhos por cada grupo, enfatizou-se o efeito custo-benefício no trato das questões de química trabalhadas em cada prática. Aspecto de Segurança no manuseio de reagentes e equipamentos na sala de aula dos professores, foram tanbém levantados.

Objetivos

Dar sequência às novas propostas curriculares para o Ensino Médio em MG, principalmente no referente a produção de material didático-pedagógico pelos próprios professores das disciplinas de química. Esta proposta, bem sendo trabalhada nos programas PROCIÊNCIAS da SEE/MG em Cursos de Treinamento de 160 horas-aula para professores do Ensino Médio, em 12 polos (IES) do estado de MG. No principal, pretende-se trabalhar o ensino de química em função do triângulo que representa o estudo dos materiais e substâncias: constituição, prorpiedades e representação; enfatizar os aspectos tecnológicos (processos e novos materiais), bem como, os aspectos socio-económicos e sua importância em relação aos prováveis efeitos ambientais, na região onde atua cada professor. Com este trabalho foi produzida uma apostila de 20 aulas práticas pelos professores-cursistas, todas elas testadas e apresentadas como roteiros (discutidos e avaliados pela turma) a serem desenvolvidos pelos seus alunos, visando a imediata aplicaçào das mesmas em sala de aula. Na avaliação dos trabalhos foi levada em consideração principalmente a originalidade na fabricação dos equipamentos e adquisição de reagentese, e, a relação custo-beneficio em relação aos conteúdos passíveis de serem apresentados em cada prática.

Métodologia

No desenvolvimento dos trabalhos teve-se como alvo a ideia dos triângulo de ensino, na apresentação de conteúdos: teoria, prática e representação; como também, o triangûlo específico da química: observação, experimentação e explicação. Neste último caso, espera-se que o aluno, mesmo que não conheça a teoria científica necessária para interpretar determinados fenómenos ou resultados experimentais, ele o fará com suas próprias teorias implícitas, suas idéias de senso comum ou cognitivas. Assim, cada turma (Almenara e Diamantina) foram divididas em 10 grupos de 03 ou 04 professores, os quais iniciaram um trabalho de pesquisa bibliográfica para tentar: definir, adequar e/ou sustentar suas idéias sobre as aulas práticas a serem desenvolvidas. A seguir foi feita uma pesquisa de mercado para conseguir os reagentes e materiais necessários para implementar as aulas práticas (após um leve assalto à cantina da escola). Finalmente, após os testes sobre a aula prática, foi produzido um roteiro (padrão) para os alunos (dos professores-cursistas) onde se destacam: título, objetivos, aspectos teóricos, materiais e reagentes, metodologia, resultados, questionário e conclusões. O questionário é orientado para os aspectos de segurança e contextualização dos conteúdos, relacionando o cotidiano do aluno com as questões trabalhadas na aula.

Resultados

O resultado do trabalho nas duas turmas é apresentado numa apostila de 20 aulas práticas, testadas, com roteiro próprio para o aluno de Ensino Médio, produzidas pelos próprios professores-cursistas. As trocas de idéias, tanto dos conteúdos a serem desenvolvidos, como das propriedades dos materiais trabalhados e na aquisição de materias e reagentes, fazem destes professores, os novos mestres na arte da educação e do ensino de química, numa região muito carente (de tudo) como é, o Vale do Jequitinhonha. O custo médio de cada prática: R$ 0,50.

Conclusões

Deve-se insistir nas ideias das novas propostas curriculares para o Ensino Médio de MG, desde que, o professor de química parece ter entendido estas propostas no sentido da necessidade de participar mas ativamente no processo de organização das atividades pedagógicas, bem como, rever os conteúdos numa ótica de quem terá de detalhar seu ensino, no uso e/ou na elaboração do guia do professor, adaptado a suas condições sócio-ambientais.

Bibliografia

  1. Saad, F. D. Reis, D. G. e Yamamura P. “Explorando o Mundo das Ciências Através de Experimentos Simples”. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituro de Física.

  2. Braathem, P. C. “Curso de Química Experimental com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição”. Viçosa: UFV, Departamento de Química.

  3. Cares, G. E. “Química e Méio Ambiente”. Viçosa: UFV, Departamento de Química.