ÓLEOS ESSENCIAIS DA FOLHA DE Ambrosia artemisiifolia L.

(COMPOSITAE)



José Germano Silva Santos (PG), Milade dos Santos C. Cordeiro (PQ)

Departamento de Química - Universidade do Amazonas –- Manaus-AM.


“Palavras chave”: Compositae, Ambrosia, Óleo essencial – folha



INTRODUÇÃO



A família compositae tem uma ampla distribuição geográfica e a maioria de seus gêneros (cerca de 98%) é representada por plantas de pequeno porte [1]. Suas espécies apresentam uma notável variedade de fitoconstituintes, entre os quais se destacam: terpenóides, flavonóides e compostos acetilênicos [2]. Ambrosia artemisiifolia L., conhecida popularmente no amazonas como “artemísia”, é uma espécie herbácea ou subarbustiva, de cheiro forte e penetrante, cujas flores e folhas são usadas na etnomedicina como tônicas, febrífugas, vermífugas e antileucorréicas [3]. A ausência de uma definição filogenética dentro da família Compositae tem incentivado o estudo da distribuição de seus caracteres químicos. A composição química do óleo essencial das folhas de A. artemisiifolia L. É apresentada neste trabalho.



MATERIAIS E MÉTODOS



As folhas da A. artemisiifolia L. coletadas às margens do Rio negro, no bairro Mauazinho, em (Manaus-AM), foi identificada no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), pela Dra. Aldaléa S. Tavares e a exsicata está depositada no herbário da Fundação Universidade do Amazonas (FUA) sob o no 5437. A extração do óleo essencial foi realizada pelo método convencional com vapor d’água, durante 8 horas. A análise do óleo foi realizado em um sistema CG-EM, Hewlett-Packard, modelo 5971A, equipado com coluna capilar de sílica fundida, fase estacionária dimetilpolisiloxano, mantendo-se um fluxo de 1mL/min de hélio, como gás de arraste, e aquecimento com programação de temperatura de 35-180oC a 4oC/min. As identificações foram confirmadas por comparação dos espectros de massas com os de uma biblioteca de padrões, pelos respectivos Índices de Kovats e por comparação visual dos espectros de massas [5, 6, 7].






RESULTADOS E DISCUSSÕES


As folhas da A. artemisiifolia L. forneceram 0,11% de óleo essencial, cujos constituintes principais estão na tabela 1. tendo como destaque g-curcumeno, acetato de endobornila e b-pineno. Vale ressaltar que a composição do óleo das folhas revelou ser, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, bastante diversa da apresentada por Maia e colaboradores [4].


Tabela 1 Constituintes principais do óleo essencial da folha da A. artemisiifolia L.
















BIBLIOGRAFIA


1. Jolly, A. B.; Botânica: Introdução à Taxonomia Vegetal, Editora Nacional, São

Paulo, 1966; p.628.

2. Harborne, J. B., and swain, T.; Perspectives In Phytochemistry, academic Press,

New York, 1969; p. 139.

3. Silva, M. F.; Nomes vulgares de Plantas Amazônicas, 1977, p.25.

4. Maia, J. G. et al. Flavors and Fragances: A. World Perspectives. 10th International

Congress of Essential Oils, Washington, DC, U.S.A., Elsevier Science

Publishers B. V., Amsterdam, 1988; p.177.

5. Stenhagen, E., Abrahamson, S. e Mclafferty; Registratry of Mass Spectra Data,

1974, J. Wiley & Sons, N.Y.

6. Adams, Identification of Essential Oils by Ion Trap Mass Spectrometry, Academic

Press, San Diego, 1989.

7. Keller, R. S. e Milne, G. W.; FPA. Nin Mass spectral data Base (1974). Goverment

Printing Office, Washington, DC.


Apoio: CAPES e FUA