ELABORAÇÃO DE MÓDULOS INSTRUCIONAIS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO CENTRADOS NO ESTUDO DE PROBLEMAS RELEVANTES
Cleber Castilho (IC)
Agustina Rosa Echeverría (PQ)
palavras chave: ensino de química, material didático, formação de professores
A pesquisa em Ensino de química realizada no Brasil e em outros países, nas três últimas décadas, tem apontado a necessidade de repensar o ensino de química no nível médio. As deficiências detectadas são variadas: falta de objetivos próprios, conteúdo, material instrucional, formação do professor, avaliação entre muitas outras.
No trabalho Formação de Professores de Ciências, seus autores (Pessoa de Carvalho e Gil Pérez, 1993) observam que os professores têm idéias e comportamentos sobre o ensino de Ciências que são fruto de uma longa formação ambiental durante o período em que foram alunos e que a influência dessa formação é muito forte porque fora adquirida de uma experiência reiterada e não -reflexiva. Ou seja, os professores agem metodologicamente mais pelas experiências que eles mesmos vivenciaram do que pelas recomendações pedagógicas que recebem pontualmente em disciplinas como Metodologia de Ensino ou Didática e Prática de Ensino.
Consideramos que o ensino acontece numa relação dinâmica entre professor, aluno e conteúdo, e que esses três componentes são igualmente importantes. Portanto, à valorização do aluno e da sua lógica (que na maioria das vezes não é a mesma da ciência) e à importância da formação do professor, acreditamos que a seleção dos conteúdos é fundamental para que o ensino a aconteça.
No Brasil, a seleção e organização dos conteúdos químicos tem gerado um ensino fragmentado, sem interesse social e irrelevante para a maioria dos jovens.
Inseridas no movimento denominado de CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade, alternativas curriculares têm sido apresentadas no Brasil (Lutfi, 1988, 1993), e em outros países (ChemCom, 1993), propondo-se que, disciplinas como Química, sejam abordadas a partir de temas de interesse social.
O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina Didática e Prática de Ensino de Química do curso de Licenciatura da UFG e teve como objetivo a elaboração, por parte dos alunos, de material instrucional, a ser utilizado por eles mesmos na prática de ensino, centrado num tema de grande interesse para a população de Goiânia: o acidente radiológico acontecido em 1987com o césio-137.
Num primeiro momento, os alunos envolvidos no projeto juntamente com o professor da disciplina discutiram a relevância do tema a ser escolhido. Os critérios de relevância foram: a) importância social; b) abrangência conceitual; c) grau de dificuldade de aprendizagem para o ensino médio; d) potencialidade de gerar outras aprendizagens. Os temas escolhidos foram: água, energia e radioatividade (acidente com o césio 137 em Goiânia). O presente trabalho refere-se ao último tema mencionado.
A seguir foi elaborada a estrutura constitutiva do módulo e determinada a dinâmica do trabalho. A pesquisa bibliográfica foi realizada no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste /CNEN, localizado no Município de Abadia de Goiás (onde encontram-se os rejeitos radiativos do acidente), nos jornais de maior circulação da cidade que, na época, veicularam as informações sobre o acidente, na biblioteca da UFG e na Internet. Entrevistas foram realizadas com diversos setores da população de Goiânia: pessoas diretamente atingidas que ainda moram próximas ao local do acidente e pessoas de bairros afastados do local do acidente.
Foi discutida também, com os professores de química, de duas escolas da rede pública estadual, a metodologia do trabalho e a estratégia de utilização do módulo pelos licenciandos na prática de ensino, que foi realizada nessas escolas.
O módulo instrucional foi concluído em quatro meses de trabalho durante o qual, os alunos da licenciatura participaram da experiência, inédita para eles, de elaboração de material didático.
A utilização desse material didático na prática de ensino, abordando o tema radioatividade a partir do acidente ocorrido em Goiânia em 1987, mostrou, tanto pela observação das aulas como pelas respostas dadas a questionários aplicados ao final do processo, que a maioria dos alunos (crianças na época) desconhecia tanto as causas como a natureza do acidente. Isso gerou um grande interesse ao longo das aulas, que se manifestou numa participação ativa dos alunos e, consequentemente, numa interação com os professores/licenciandos.
Envolver alunos da licenciatura na elaboração de material didático, a ser utilizado por eles mesmos na prática de ensino de química, representou uma experiência de reflexão sobre os objetivos do ensino de química no nível médio, sobre o papel do professor nessa elaboração e sobre a relevância dos conteúdos a serem ministrados.
ChemCom Chemistry in Community. A Project of the American Chemical Society. KENDALL/HUNT PUBLISHING COMPANY, 1993
LUTFI, M. (1988). Cotidiano e educação em química. Ijuí, RS: Unijuí; id: (1993). Ferrados e cromados. Ijuí, RS: Unijuí.
PESSOA DE CARVALHO, A. M. e GIL PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. Cortez, 1993.
PROGRAD UFG