ÁCIDOS E BASES, CONCEITOS IMPORTANTES?


Nilson José dos santos (pq)

Marcia Fornasieri (pg)

adriana nery de oliveira (pg)


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Palavras-chave: ácidos, bases, ensino


Introdução:A idéia de desmistificar a química é amplamente aceita pelos educadores. No entanto, o que se percebe na bibliografia são vários conceitos que não definem nenhum tipo de aplicação real, enquanto as proposta de ensino caminham no sentido da interdisciplinaridade e do desenvolvimento de habilidade e competência dos alunos.

Existem alguns trabalhos que questionam o ensino das funções inorgânicas no ensino médio, no entanto não mostram claramente aos professores quais caminhos a serem adotados. Em razão da dificuldade que os alunos encontram em assimilar o conteúdo de ácido-base, e de relacionar com o seu dia-a-dia, Faz-se necessário um estudo das razão para o baixo desempenho dos alunos neste conteúdo


Objetivo: Identificar como o tema ácido-base está sendo trabalhado e sala de aula, com o objetivo de ajudar os professores do ensino médio a obter melhores desempenho de seus alunos com relação ao aprendizado das funções ácidos e base. A avaliar o aprendizado destes conceitos e identificar as oportunidades de melhores.


Metodologia: Foi elaborada uma prova com 20 questões objetivas, extraídas de exames vestibulares, divida em 10 questões sobre ácido e 10 questões sobre bases. Esta prova foi aplicada para 148 alunos do 3º ano do ensino médio, de 05 turmas diferentes em 03 colégios e 50 alunos do Curso Superior de Química industrial.

Foram entrevistados os professores responsáveis pelas turmas avaliadas e mais 20 professores de Química do ensino médio. Sendo utilizado um questionário com questões objetivas.


Resultados e discussão: Os resultados demonstraram que o aproveitamento dos 148 alunos do Ensino Médio foi a média de 32,22%, valor abaixo da média 50%, definida pelas escola públicas para aprovação. Enquanto que os alunos do 1º ano do curso superior em Química Industrial obtiveram média 54,25%. O que embora seja um aproveitamento melhor também está abaixo da média 70% esperada. Está melhora também é facilmente explicada por dois fatores. Primeiro, os alunos avaliados no ensino médio ainda não haviam sido separados por áreas de interesse. Não houve qualquer seleção dos alunos quanto a afinidade pela disciplina de Química. No ensino superior todos os alunos são do curso de Química. Portanto, tem afinidade com a área. Segundo ponto, os alunos do curso superior passaram por um nivelamento no primeiro semestre. Onde, todos tiveram a oportunidade de revisar os conteúdo, além de realizar 06 aulas práticas, em laboratório de química devidamente equipado para o ensino.

Comparando o desempenho dos alunos do curso nível médio e superior, é possível verificar que as dificuldades encontradas são as mesmas. Onde os alunos do nível médio nas questões de aplicação tiveram 17,26% de aproveitamento e os alunos do curso superior 56,25%. Em nomenclatura aparece os melhores resultados, onde os alunos do curso médio obtiveram média 64,19% e no curso superior a média foi 93,75%. Outro conteúdo onde os alunos obtiveram bom desempenho foi em classificação, com 46,96 % de aproveitamento para os alunos do ensino médio e 83,75% para os alunos do curso superior.

Avaliando as questões onde o desempenho de forma geral foi ruim, é possível concluir que não houve nenhum problema de elaboração. O que fica evidente é que os alunos têm o conhecimento, memorização, não tem habilidade ou competência desenvolvida, nos conteúdo específico. Pois quanto é solicitado a aplicação do conhecimento adquirido ou interpretação das informações a dificuldade aparece.

Várias causa poderiam ser apontadas, desde o falhas nos livros didáticos adotados, até mesmo preparo do professor. Na valiação feita com os professores, foi verificado que o número de aulas destinadas a trabalhar o tema ácido-base é em média de 4, onde 1 aula seria destinada a exercício de laboratório. Outro aspecto importante destacado é que apenas 20 % do professores utilizam o livro didático, 40% planejam suas aulas com base em apostilas de colégios particulares e 40% afirma não adotar material de apoio. O ponto mais importante detectado foi que de forma geral todos tratam o conteúdo da mesma forma, não sendo explorado conceitos como pH, aplicação industrial, risco ao meio ambiente.


Conclusão: Embora ácidos e bases sejam conceitos que fazem parte do cotidiano dos alunos, podendo ser explorados com exemplos práticos, aplicações na vida real e experiências simples, existe pouca familiaridade com estes conceitos. Tendo dificuldade em reconhecer, dar nome e destacar a aplicações. Há falta de aulas práticas no ensino das funções, o laboratório não tem sido utilizado. Conclui-se que este assunto básico para o conhecimento da química não está atingindo seus objetivos.


Bibliografia:

CHAGAS, Aécio Pereira, Teorias ácido-bases do século XX Química Nova na Escola, Sociedade Brsileira de Química, São Paulo, n. 9, 28-30, 1999.

FERREIRA, Vitor Francisco Aprendendo sobre os conceitos de ácido e base Química Nova na Escola, Sociedade Brsileira de Química, São Paulo, n. 4, 35-36, 1996


APOIO: CAPES/MEC; SEMTEC/MEC; SETI-PR e UNOPAR