J. R. N. de Lima (PG), M. A. da Silva (IC), P. de Lima-Neto (PQ)
Universidade Federal do Ceará, Departamento de Química Analítica e Físico-Química, C. P. 6035, 60451-970 Fortaleza, Ce
palavras-chaves: Zn-Ni, Corrosão Atmosférica, Impedância Eletroquímica
Aços galvanizados são amplamente utilizados na industria automobilística para prevenção de corrosão dos veículos automotores. Revestimentos de zinco com metais do grupo do ferro vêm sendo estudados para melhorar a resistência à corrosão dos aços galvanizados. Entre estes, os eletrodepósitos de Zn-Ni têm apresentado uma resistência à corrosão superior ao revestimento de Zn puro. Por outro lado, Fortaleza possui uma atmosfera tipicamente marinha com muitos ventos, com elevadas umidade e temperatura, tornando-a conhecida pela agressividade atmosférica aos materiais metálicos. Assim, este trabalho mostra os resultados preliminares do monitoramento da corrosão atmosférica de aços galvanizados com revestimentos de Zn-Ni comparativamente ao de aços galvanizados com revestimentos convencionais de zinco, referentes a cinco meses de exposição, tendo como objetivo estudar a resistência à corrosão destes nas condições de agressividade atmosférica da cidade de Fortaleza.
Os revestimentos de Zn-Ni com espessura de 10 mm foram depositados galvanostaticamente sobre substratos de aço carbono de 10 cm x 15 cm a 10 mA cm-2, 30 mA cm-2 e 50 mA cm-2, à temperatura ambiente e usando um banho contendo 1 M de ZnCl2, 2,6 M de NaCl, 0, 5 M de H3BO3 e variadas concentrações de NiCl2 no intervalo de 0,1 M a 1 M. Os revestimento de Zn foram obtidos a 10 mA cm-2 sem usar NiCl2 no banho. Antes das eletrodeposições, os substratos foram submetidos a um tratamento superficial que consistiu de polimento mecânico por jateamento de areia, seguido de desengraxe eletrolítico em NaOH e decapagem em HCl. A composição química das camadas foi determinada por espectrometria de emissão atômica com acoplamento indutivo em Argônio. Foram expostas amostras cromatizadas e não cromatizadas a 30 m da praia em painéis construídos conforme norma ABNT NBR 6209. A cromatização foi feita utilizando um banho contendo 3,5 g L-1 de K2Cr2O7 dissolvido em HNO3 2% (v/v). O monitoramento da corrosão atmosférica foi feito por retiradas periódicas da amostras da estação de corrosão seguido de ensaio eletroquímico em laboratório usando NaCl 10-2 como eletrólito e impedância eletroquímica como técnica de análise. Eletrodos de Calomelano Saturado e Platina foram usados como referência e auxiliar, respectivamente.