ESTUDO DO ÁCIDO 6-(5-CLORO-2-HIDROXI-4SULFOFENILAZO)-5-HIDROXI-1-NAFTALENOSULFÔNICO COMO REAGENTE ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA COBALTO E NÍQUEL


Alailson Falcão Dantas (PG); Jorge de Oliveira Franco Júnior (PG); Mara Rúbia Santos Gonçalves (IC); Elsimar dos Santos Leão (IC); Antônio Celso Spínola Costa (PQ)


Instituto de Química, UFBA

Campus Ondina, Salvador, Bahia 40.170-290

e-mail.: pgquim@ufba.br


Palavras-chaves: níquel , cobalto e mordant blue 9


Corantes azóicos, contendo dois grupos hidroxila ligados em posições "orto" em relação à ligação "azo", têm sido amplamente utilizados como reagentes cromogênicos nas determinações espectrofotométricas de um número significativos de metais e como indicadores metalocrômicos.

O corante estudado, ácido 6-(5-cloro-2-hidroxi-4sulfofenilazo)-5-hidroxi-1-naftalenosulfônico, designado comercialmente como C. I. 14855, Fast Navy 2R, Mordant Blue 9. Eriochrome Violet SB, Acid Chrome Blue RRA, Chrome Blue 2R, Superchrome Blue 2R, etc foi proposto como indicador metalocrômico de vários metais, porém até o momento foi muito pouco avaliado como reagente espectrofotométrico.

Com esta comunicação apresentamos os resultados de um estudo da reatividade do Mordant Blue 9 com vários metais em tampão acético na presença ou não de surfactantes.

O reagente é vermelho em pH<7, com um máximo de absorvância em 514 nm, deslocando-se este máximo para 525 nm em presença do brometo de cetil trimetil amônio (CTAB). O reagente passa para azul em pH>8, com máximo de absorvância em 551 nm, independentemente da presença do agente tensoativo. A solução do reagente é estável por vários dias. Em pH<7, sem surfactante, apresentam variação espectral: V(V); Co(II); Ni(II); Ti(IV); Al(III). Com o CTAB, os mesmos metais reagem mas há sempre um deslocamento batocrômico. No caso do cobalto há também um efeito hipercrômico, e para o níquel um efeito hipocrômico. Não ocorre alteração espectral em presença de: W(VI); Cd(II); Pb(II); Ca(II); Mn(II) e Mg(II) na ausência ou presença de CTAB.

As Figuras 1 e 2 apresentam os espectros do Ni(II) e do Co(II) em presença do reagente sem e com CTAB mostrando que existem diferenças espectrais significativas causadas pela presença do surfactante.

Outros surfactantes catiônicos ou não iônicos ( como Brij-35, Triton X-100...) não causam alterações espectrais significativas resultando em espectros semelhantes aos obtidos com água pura.

O reagente pode ser usado para a determinação de cobalto em presença de níquel usando-se CTAB ou determinação simultânea de Co e Ni sem o uso de CTAB, com uma faixa de concentração de 1 a 10 µg/mL de concentração final contra brancos preparados com o reagente.




A

a - Níquel (534 nm)

b - Branco (514 nm)

c - Cobalto (562 nm)



a



b




c





Figura 1

l, nm





a - Branco (525 nm)

b - Níquel (574 nm)

c - Cobalto (548 nm)

c

b

a

A

l, nm













Figura 2


Bibliografia:

1- Rhodes, P.; Marczenko, Z.; Lobinski, R.; Dictionary of Analytical Reagents; Chapman & Hall, 1993; 231

2- Bishop, E.; Indicators; Pergamon Press, 1972; 263

3- Abd el Raheem, A. A. and Dokhana, M. M.; Anal Chem; 1961, 180, 339


CAPES, CNPQ e FINEP