ESTUDO SOBRE TIOSEMICARBAZONAS DE

3-CARBOXI-b-CARBOLINAS



Kesley Moraes Godinho de Oliveira¹ (PG) e Yuji Takahata¹ (PQ)


¹ Departamento de Físico-química - Instituto de Química

Universidade Estadual de Campinas

kesley@iqm.unicamp.br, taka@iqm.unicamp.br



Palavras-chave: leishmanicida, semi-empírico, SAR.



A leishmaniose visceral (ou calazar) é uma doença que atua principalmente em regiões tropicais senda a causa de um grande número de óbitos. No Brasil, quinze estados são afetados por este tipo de moléstia, sendo que a maior incidência ocorre no nordeste. Os tratamentos atuais, a base de antimônios, não são totalmente apropriados devido à alta toxidade.

O estudo de tiosemicarbazonas de 3-b-carbolinas1 faz parte de um projeto de pesquisa que visa estudar as relações entre estrutura química e a atividade biológica de cinco séries de compostos anti-leishmaniose.

A série das tiosemicarbazonas de 3-b-carbolinas é formada por cinco compostos cujos efeitos inibitórios estão dispostos na tabela 1 e as respectivas estruturas plana nas figuras abaixo enumeradas de 1 a 5.




1

2

3


4

5



Tabela1: Efeitos inibitórios das tiosemicarbazonas de 3-

b-carbolinas.


Composto


I50 (mM)*

Imax (mM)**

1

>50

-

2

5

40

3

2,5

17,5

4

29

67

5

>50

>75


* Concentração do composto que provoca 50% de inibição do crescimento do parasita.

** Concentração do composto que causa >99% de inibição irreversível do crescimento do parasita.



A estrutura química proposta para esta série de compostos foi calculada a nível semi-empírico, em fase gasosa, com o método PM3 implementado no programa MOPAC2.

A geometria inicial proposta para os cálculos foi a padrão. Devido ao número de graus de liberdade das moléculas envolvidas, a estratégia utilizada na investigação conformacional foi a minimização de energia onde os ângulos torcionais foram tratados independentemente. Os pontos na superfície de potencial foram calculados a cada 30°. Intervalos menores que este não se justificavam dado que a energia de pontos adjacentes ao mínimo de energia eram inferiores a 5 kcal/mol (valor aproximado de uma rotação livre). O critério de convergência adotado foi de 0,001 kcal/mol em energia e 0,5 kcal/mol/Å para a norma do gradiente da energia.

Propriedades como calor de formação, energia eletrônica, potencial de ionização, afinidade eletrônica, energia de Mülliken, dureza molecular, momento de dipolo e cargas sobre os átomos já estão disponíveis.

Uma análise quimiométrica preliminar indicou que o calor de formação, a dureza molecular e o momento de dipolo são importantes na separação dos compostos ativos 2, 3 e 4 dos demais 1 e 5.

Novas propriedades serão investigadas assim como o correlação das mesmas com a atividade biológica destes compostos em estudo.



Bibliografia:

1 Dodd, R.H., Quannès, C., Robert-Géro, M. & Potier, P., Hybrid molecules: growth inhibition of Leishmania donovani promastigotes by thiosemicarbazones of 3-carboxy-b-carbolines, J. Med. Chem., 32, 1272-1276, 1989.


2 MOPAC (versão 7.02 para LINUX) Stewart, J.J.P., J. Comput. Chem., 10, 209, 1992