TESTES BIOLÓGICOS DO EXTRATO METANÓLICO E SUBSTÂNCIAS ISOLADAS DAS RAÍZES DE LONCHOCARPUS MONTANUS AZ-TOZZI.


Aderbal F. Magalhães (PQ)1, Ana Maria A. Tozzi 2(PQ), Eva G. Magalhães (PQ)1 e Miriam Sannomiya (PG)1.

1 Departamento de Química Orgânica – Instituto de Química – UNICAMP

2 Departamento de Botânica – Instituto de Biologia – UNICAMP


´palavras-chave´ Leguminosae, Lonchocarpus, testes biológicos


Introdução


A pesquisa de produtos naturais biologicamente ativos vem crescendo cada vez mais, na busca da cura de muitos males tais como diversas doenças infecciosas causadas por fungos e bactérias1. Sabe-se que vários flavonóides naturais apresentam atividade antimicrobiana2. Um número grande de bioensaios são utilizados para testar tanto extratos de plantas quanto os compostos isolados1. Assim, continuando os testes de bioautografia com os extratos e flavonóides isolados das raízes de L. montanus AZ-Tozzi (Leguminosae), espécie inédita recentemente classificada, foram testados o extrato metanólico e as substâncias 1 e 2.


Materiais e métodos


As raízes secas e moídas foram extraídas em Soxhlet com éter de petróleo, diclorometano e metanol sucessivamente. O fracionamento em coluna flash do extrato éter de petróleo seguido de sucessivas CCDP permitiu o isolamento de 1 e 2 (Quadro 1).

O teste de bioautografia foi realizado segundo a metodologia descrita por Magalhães e colaboradores3, a qual baseia-se na aplicação dos compostos ou extratos em análise sobre uma placa de CCD que após desenvolvimento é colocada em uma placa de petri recoberta com ágar. Sobre a superfície do ágar um microrganismo (fungo ou bactéria) é inoculado e após tempo e temperatura de incubação específicos para cada microrganismo, observou-se a ocorrência ou não do halo de inibição do crescimento.


Resultados e conclusão


O extrato metanólico das raízes de L. montanus e as substâncias
1 e 2 mostraram-se inativos frente as 5 bactérias e 8 fungos testados nas condições empregadas, conforme resumido na Tabela 1.


Quadro 1: Substâncias isoladas do extrato éter de petróleo das raízes de L. montanus.


Tabela 1: Resultados obtidos dos testes de bioautografia dos extratos e substâncias frente aos microrganismos analisados


--*EM = Extrato metanólico-Aspergillus fumigatusMicrorganismo


EM*

1

2Escherichia colii---Streptococcus mutans---Bacillus subtilis---Micrococcus luteus---Salmonella typhimurium---Candida albicans---Cladosporium cladosporioides---Aspergillus niger---Penicilluim funiculosum---Fusarium oxysporium---Rhizopus orizae---Alternaria alternata---










Bibliografia

COLE, M.D. Key Antifungal, Antibacterial and Anti-insect Assay-a Critical Review, Biochem Syst. Ecol. 22 (8): 837-856, 1994.

2 Evans, W.C. apud Nogueira, M.A. Estudo Fitoquímico de Lonchocarpus latifolius – Isolamento, identificação, determinação estrutural, testes biológicos e análise sazonal – Campinas, 1998, Tese Doutor em Ciências, Instituto de Química, UNICAMP.

3 MAGALHÃES A.F. et al, Ceres 45 (260): 358 , 1998.





CNPq e FAPESP