ESTUDO FITOQUÍMICO DE HIMATANTHUS OBOVATUS
Valéria Bittencourt de Lima (PG)1, Raquel Marques Braga (PQ)1 e Ingrid Koch (PG)2
Departamento de Química Orgânica Instituto de Química UNICAMP,
Departamento de Botânica Instituto de
Biologia UNICAMP.
Palavras chave:- Apocinaceae, Himatanthus obovatus, iridóides.
Introdução:- A família Apocinaceae compreende aproximadamente 250 gêneros e 2000 espécies, que se distribuem predominantemente pelas regiões tropicais e sub-tropicais de todo o mundo [1]. Dentro dela, o gênero Himatanthus é representado por 14 espécies [2], das quais apenas 5 já foram estudadas do ponto de vista químico.
Vilegas J. H. Y. e colaboradores trabalharam com o extrato acetato de etila da raiz da H. obovatus e isolaram os iridóides fulvoplumierina, plumericina e isoplumericina [3], também isolados das outras espécies de Himatanthus estudadas quimicamente.
É conhecido da literatura o isolamento de alcalóides de plantas pertencentes à família Apocinaceae, como por exemplo de espécies dos gêneros Rauvolfia e Tabernaemontana (ambas pertencentes à sub-família Plumeroideae). Das espécies de Himatanthus (gênero também pertencente à sub-família Plumeroideae) já estudadas, nada foi citado com relação à presença de alcalóides.
Objetivos:- O estudo fitoquímico de H. obovatus foi iniciado visando o isolamento de alcalóides, que normalmente são abundantes em plantas da família Apocinaceae, sub-família Plumeroideae.
Métodos:- As plantas foram coletadas na Chapada dos Guimarães (Mato Grosso) em janeiro de 1998 e em Casa Branca (São Paulo) em agosto de 1998.
Das plantas coletadas na Chapada dos Guimarães foram estudadas as folhas secas (630 g), fazendo-se extração a frio com etanol obtendo-se 109 g de extrato bruto. Este extrato após concentração foi submetido a tratamento ácido-base, clássico para o isolamento de alcalóides.
Das plantas coletadas em Casa Branca foram estudadas as cascas (660 g), fazendo-se a extração em Soxhlet com etanol. O extrato obtido foi concentrado e em seguida foi feita uma partição líquido-líquido, obtendo-se os extratos heptânico (22,7 g), diclorometânico (6,2 g) e etanólico (22,8 g).
Os extratos obtidos foram purificados por cromatografia em sílica-gel em coluna flash e em camada delgada preparativa. A identificação dos compostos isolados foi feita pela análise dos seus dados espectrais: espectrometria de massa, espectroscopia no infravermelho, de RMN1H e 13C em 1D e 2D.
Resultados:- Em comunicações anteriores descrevemos o isolamento de uma
lignana [4] e 3 nor-isoprenóides [5] dos extratos diclorometânicos da fase aquosa
ácida e neutra das folhas.
Dando continuidade à purificação dos extratos obtidos após o tratamento ácido-base, isolamos uma segunda lignana (isolariciresinol {1}) do extrato diclorometânico da fase aquosa neutra da H. obovatus coletada na Chapada dos Guimarães.
Do extrato etanólico proveniente da partição líquido-líquido da H. obovatus coletada em Casa Branca, isolamos um iridóide (o plumieride {2}).
Conclusões:- Nos extratos estudados até o momento, não foi detectada a presença de alcalóides.
Dos extratos de H. obovatus (Chapada dos Guimarães-M.T. e Casa Branca-S.P.) isolamos 2 lignanas (sendo esta a segunda descrição de lignanas no gênero Himatanthus), 3 nor-isoprenóides (classe de compostos não isolada até o momento deste gênero) e 1 iridóide. O iridóide isolado já havia sido isolado de H. fallax e H. phagedaenica, mas não de H. obovatus.
Bibliografia:-
Rocha A. I., Luz A. I. e Rodrigues W. A., Acta Amazônica, 1982, 12 (2) 381-387.
Plumel M. M., Compte Rendu des Seances de Societé de Biogeographie, 1990, 66 (3) 103-127.
Vilegas J. H. Y., Hachich E. M., Garcia M., Brasileiro A., Carneiro M. A. G. e Campos V. L. B., Ver. Latinoamer. Quim., 1992, 23/1-22/4, 44-45.
Lima V. B., Braga R. M., Algodres A. A. e Koch I., XV Simposio de Plantas Medicinais do Brasil, 14 a 17 de outubro de 1998, Águas de Lindóia S.P., resumo no03.005, p. 118.
Lima V. B., Braga R. M. e Koch I., Sociedade Brasileira de Química, 25 a 28 de maio de 1999, Poços de Caldas M.G., resumo PN-121.
CNPq/FAPESP/FAEP-UNICAMP