ANÁLISE POR INJEÇÃO EM FLUXO NA PRESENÇA DE GRADIENTE DE pH - ESTUDO QUIMIOMÉTRICO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE COMPONENTES EM DOIS-MODOS
Marlon Martins dos Reís(PG),1 Stephen P. Gurden(PQ),2 Age K. Smilde(PQ)2 e Marcia M.C. Ferreira(PQ)1
1 Departamento de Físico-Química
Instituto de Química
Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP
Campinas SP - Brasil- marlon@iqm.unicamp.br - marcia@iqm.unicamp.br http://lqta.iqm.unicamp.br/
2 Process Analysis & Chemometrics
Department of Chemical Engineering
University of Amsterdam
Amsterdam - The Netherlands
palavras-chave: sobreposição de posto,análise de componentes em dois modos,FIA.
A Análise de Componentes em Dois Modos (ACDM- de "Two Mode Component Analysis 1 ") tem por princípio a decomposição da matriz de dados em três matrizes: Duas usadas para representar dois modos principais; E a terceira empregada na conexão destes modos, Figura 1. Ela se aplica a dados que em química aparecem com maior frequência como resposta de instrumentos infenados (CG-MS, LC-UV/VIS, FIA-UV/VIS,MS-MS, RMN-2D), também sendo classificados como dados de complexidade um2 (bilineares) ou misturada (não-bilineares).
Figura 1-ACDM L-matriz de dados (n´m), W (n´r) e Z (m´q) matrizes usadas para representar os modos 1 e 2, K (r´q) matriz de conexão.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise exploratória de dados de análise por injeção em fluxo na presença de gradiente de pH, mostrar a presença de sobreposição de posto2 em um dos modos e a importância da correta elaboração do modelo a ser empregado na separação de espectros e perfís de concentração, bem como modelos para calibração.
Os dados analisados correspondem à suprefícies de absorbâncias, Figura 2, resultantes de análise por injeção em fluxo na presença de gradiente de pH para os isômeros 2, 3 e 4 hidroxibenzaldeído3. Foram avalidadas amostras dos isômeros puros e em misturas binárias.
Os resultados da análise exploratória mostram que a incorreta elaboração do modelo a ser empregado neste tipo de dados resulta em perfís de concentração sem siginificado físico, Figura 3 gráficos 1 e 2, mas sua correta elaboração com o emprego das restrições envolvidas no conjunto de dados origina bons resultados, Figura 3 gráficos 3 e 4. Estes resultados também mostram a presença de colinearidade entre perfís de concentração dos isômeros, associando-a ao seus valores de pKa. Deslocamentos de perfís de concentração também foram observados tendo sido relacionados à reprodutibilidade do gradiente de pH.
Figura
2 - Suprefícies de absorbâncias para FIA na presença
de gradiente de pH para amostra de 2-hidroxibenzaldeído.
Figura 3 - Perfís de Concentração total resolvidos por ACDM sem o emprego da restrição de sobreposição de posto, (1) e (2), e com a restrição (3) e (4). Gráficos : (1) e (3) - 2-hidroxibenzaldeído; (2) e (4) 3-hidroxibenzaldeído.
FAPESP
1 J.R.Magnus and Heinz Neudecker, Matrix Differential Calculus with Applications in Statistics and Econometrics, John Wiley & Sons, Chichester, 1998, Chapter 10, pg 361.
2 H. A. L. Kiers, A. K Smilde, J. Chemometrics, 9 (1995) 179.
3 L. Nørgaard, C. Ridder, Chemometrics and Intelligent Laboratory System, 23(1994) 107.