RESULTADOS PRELIMINARES NA SÍNTESE DE UM INTERMEDIÁRIO PARA O ESTUDO DA REGIOSSELETIVIDADE NA PREPARAÇÃO DE UM ANEL FENANTRIDÔNICO


Nader de Sousa Amadeu (IC) e Fernando Coelho (PQ)


Depto de Química Orgânica – IQ – UNICAMP – 13083-970 – Campinas, SP


palavras-chave: Regiosseletividade, ciclização, fenantridona


Introdução e Objetivos: O núcleo fenantridona está presente na estrutura de várias substâncias de origem natural, notadamente em alcalóides encontrados em plantas da família das Amarillydaceae (Figura 1). Esses alcalóides apresentam elevada atividade antitumoral












Figura 1


O anel fenantridona pode ser facilmente preparado a partir de uma reação de ciclização intramolecular de um carbamato, entretanto existem problemas relacionados a regiosseletividade da ciclização, de acordo com o mostrado no esquema 1.












Esquema 1


Em um trabalho que visa utilizar adutos de Baylis-Hillman como material de partida para a síntese de alcalóides de Amarillydaceae, era necessário estudar a etapa de ciclização visando a preparação do núcleo fenantridona presente nesses alcalóides (figura 1). Nesse trabalho apresentamos os resultados preliminares de uma estratégia sintética, que visa preparar um modelo que nos permita avaliar preliminarmente o nível de regiosseletividade alcançado (4 versus 5).


Resultados e Discussão: O aldeído 6 foi preparado em três etapas, a partir da vanilina comercial, de acordo com a metodologia mostrada abaixo1.








Reagentes e condições: a. ICl, HCl, H2O, t.a., 4 dias, 64%; b. NaOH 40%, CuSO4, 12h, refluxo, DMF, 88%; c. CH2Cl2, KF, DMF, 50%.


O aldeído 6 foi então submetido a uma sequência de etapas, de maneira a homologar uma unidade de carbono. Assim redução e mesilação, seguida de substituição por cianeto forneceu a nitrila 11, que em seguida foi reduzida para fornecer a amina 12. A partir da amina 12 uma reação com cloroformiato de etila deve fornecer o intermediário necessário à etapa de ciclização (3).
















Reagentes e condições: a. NaBH4, EtOH, t.a., 3h, 85%; b. MsCl, Py, t.a., 12h, 50%; c. NaCN, DMF, t.a., 93%; d. LiAlH4, THF, 80%.

Esquema 2


Os resultados dessa ciclização serão utilizados em nosso laboratório em outros trabalhos que visam a preparação de intermediários-chave para a síntese total de alcalóides com atividade antitumoral, a partir de adutos de Baylis-Hillman.


Referência: 1. Nishinaga, A. ; Matsuura, T., J. Organic Chem., 1964, 29, 1812.

[CNPQ, FAPESP]