PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO MODULAR TÉCNICO EM QUÍMICA DA ESCOLA TÉCNICA DE PAULÍNIA (ETEP)

Cássio R. F. Riedo (IC)1, Ana Claudia Lemes (PG)1, Lucimara Ramos Martins (PG)2

Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Química

1 Departamento de Química Analítica

2 Departamento de Físico-Química

palavras-chave: ensino técnico, curso modular, caracterização dos alunos.


Introdução


Paulínia é uma cidade situada na região de Campinas, São Paulo, sendo um grande polo industrial voltado principalmente às atividades na área química. Nesta situação, os cursos técnicos em química, cada vez mais estão sendo vistos com forma de aprimoramento e ascensão socio-econômica. Aqueles que já atuam na área química, sentem necessidade de um aperfeiçoamento que é visto como um diferencial por parte das chefias e pode levar a promoções e melhores salários. Os que não atuam na área, vêem como uma profissão importante e de futuro na região onde vivem.


Objetivo


Avaliar a formação anterior, experiências, expectativas e perspectivas dos alunos ingressantes no curso técnico em química, modular da Escola Técnica de Paulínia.


Metodologia


Aplicação de questionários, respondidos por 27 alunos ingressantes no curso noturno, modular, técnico em química, na primeira semana de aula do segundo semestre de 1999.


Resultados


No dia da aplicação do questionário, 90% da turma estava presente. Na Figura 1 podemos observar que a maioria já trabalhava na área química antes de iniciar o curso. Na faixa denominada “outras áreas” estão incluídas as mais diversas atividades desde segurança patrimonial até lavadores de carro.

As idades variavam entre 18 e 43 anos. Quanto a formação anterior, 14 são provenientes do ensino médio, 8 do ensino supletivo e 5 já realizaram cursos técnicos em contabilidade, processamento de dados ou magistério (Figura 2). A época da finalização dos estudos também varia muito de 1982 a 1998 sendo que a grande maioria concluiu a partir de 1994. Isso tudo, torna a turma bastante heterogênea. Entretanto, nenhum dos alunos estudou em escola particular e 21 deles tiveram sua formação realizada na cidade de Paulínia. Vale ressaltar que um aluno realiza o curso concomitantemente com o 3° ano da faculdade de Engenharia de Computação da PUCCAMP.




Figura 1: Distribuição dos alunos por atividades exercidas.




Figura 2: Distribuição dos alunos por formação anterior.


Exigências no trabalho atual foi o motivo que levou 40% do alunos a escolherem o curso. O interesse e a curiosidade despertados por professores do ensino médio foram responsáveis por outros 35%. Dos ingressantes, 60% dos alunos concordam ao afirmar que pretendem sair do curso com a formação básica (mínimo necessário) para atuarem como técnicos em química. Neste ponto vale comentar que apenas 2 alunos tem a pretensão de achar que o curso modular seria suficiente para aprenderem tudo sobre química. Os demais sabem que isto não é possível, mostrando consciência da amplitude desta ciência.


Conclusão


Com base nos dados apresentados é possível verificar que 100% dos alunos apresentam preocupações com sua área profissional e buscam no curso uma maior qualificação. Os que ainda não possuem uma profissão, procuram uma chance para ingressar no mercado de trabalho. Um fato a ser destacado é a importância dos professores de Química do Ensino Médio no sentido de desenvolver no aluno o desejo de fazer um curso específico da Área.