CUPRATOS OXAZOLÍNICOS NA SÍNTESE DO (±)-3-FENIL GABA E (±)-BACLOFEN


Giuliano Cesar Clososki (PG), Alberto Wisniewski Jr. (IC), Fabio Simonelli (PQ), Alfredo Ricardo Marques de Oliveira (PQ), Francisco de Assis Marques (PQ) e Paulo H. G. Zarbim (PQ)


Departamento de Química - Universidade Federal do Paraná, C.P. 19081, 81531-990, Curitiba - PR. E-mail: simo@quimica.ufpr.br


Palavras-chave: nitro olefinas, cupratos oxazolínicos, 3-fenil GABA, baclofen.


INTRODUÇÃO

Estudos anteriores realizados em nosso laboratório mostraram a possibilidade de adicionar cupratos de alta ordem gerados a partir da 2,4,4-trimetil-2-oxazolina a cetonas a,b-insaturadas1 e nitro olefinas2. Estes resultados abriram a perspectiva de aplicação desta nova metodologia na síntese de produtos naturais, sendo os g-amino ácidos e derivados uma das classes de interesse. Neste sentido os derivados do ácido g-aminobutirico (GABA)3, um dos principais neuro-transmissores inibitórios do sistema nervoso central, se tornaram estruturas alvo neste trabalho.


OBJETIVOS

Explorar a versatilidade de cupratos oxazolínicos de alta ordem na preparação de derivados g-nitro oxazolínicos e o estudo da redução destes compostos visando a formação do (±)-3-fenil GABA e do (±)-baclofen.


RESULTADOS


As g-nitro oxazolínicas foram preparadas a partir das nitro olefinas, obtidas via os respectivos aldeídos, empregando o cuprato de alta ordem (I) preparado como descrito no esquema 1. A redução empregando Sn/HCl permitiu a obtenção do (±)-3-fenil GABA e do (±)-baclofen em baixos rendimentos isolados, sendo estes compostos determinados por GC-MS. No momento estamos testando outras condições para redução4,5 de g-nitro oxazolinas, que nos permitam a obtenção dos g-amino ácidos desejados em rendimentos satisfatórios.


Esquema 1



Esquema 2


a) MeNO2, NaOH, MeOH, -10oC; b) HCl (4 Mol/L); c) Sn, HCl, 100oC; d) Ácido acético Glacial, THF/H2O 2:1 (10 horas)


CONCLUSÕES

Uma vez determinada a melhor condição para redução das g-nitro oxazolinas aos seus respectivos g-amino ácidos, esta metodologia permitirá não somente a obtenção dos g-amino ácidos mencionados, mas também uma série de derivados com substituintes nas posições a, b e g. Outra perspectiva será a utilização de cupratos oxazolínicos quirais na preparação do R-(-)-baclofen.



BIBLIOGRAFIA

  1. Oliveira, A. R. M.; Marques, F. A.; Simonelli, F.; Santos, A. A. 8th BMOS - São Pedro, SP (Setembro/1998).

  2. Marques, F. A.; Oliveira, A. R. M.; Simonelli, F.; Santos, A. A.; Clososki, G. C. 22ª RASBQ - Poços de Caldas, MG (Maio/1999).

  3. Resende P.; Almeida, W. P.; Coelho, F. 22ª RASBQ - Poços de Caldas, MG (Maio/1999).

  4. Langlois, N.; Dahuron, N.; Wang, Hai-Shan Tetrahedron, 52(48), 15117, 1996

  5. Mazzini, C.; Lebreton, J.; Alphand, V.; Furstoss, R. Tetrahedron Letters, 38(7), 1195, 1997




PIBIC/CNPq/CAPES/UFPR