QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO APRESENTADA NA FORMA DE PROJETOS DE TRABALHOS

Sandra Regina Mutarelli (FM)

Colégio Santa Cruz - Av. Prof. Arruda Botelho, 255 - SP- www.santacruz.g12.br


Palavras-chave: projetos, nova LDB, descobertas científicas.


Introdução: No artigo 35 da seção IV da Nova Lei de Diretrizes e Bases (1) pode-se ler: "O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina."

Neste contexto, elaboramos um material que apresenta a disciplina química através de projetos de trabalho (2). Quando se estuda um tema o objeto do conhecimento vai além das disciplinas, pois a construção da realidade não se pode fazer apenas a partir de uma delas. Assim entendemos que o processo ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de projetos favorece essa visão integrada (3). Essa idéia busca reintegrar o nosso jovem ao mundo do conhecimento e do trabalho de maneira acessível e prazerosa (4). O mundo de hoje é muito competitivo e por isso mesmo assustador. É comum hoje em dia observar a apatia dos jovens com relação à escolha de uma profissão. Há algum tempo uma boa faculdade era condição suficiente para que um jovem pudesse se integrar na sociedade produtiva do nosso país. Hoje porém, não é assim: adquirir conhecimento além de não ser suficiente não é possível diante da produção atual.

Objetivos: Com esta proposta, deseja-se:

1 - preparar o jovem para saber trabalhar em grupo, readquirir a confiança na possibilidade de caminhar, de se desenvolver e produzir avanços

2 - saber selecionar informações, articulá-las o que, hoje em dia, é muito mais útil do que deter o conhecimento em si.

Metodologia: A execução dos projetos se dá em duas etapas: numa primeira etapa os alunos adquirem o conteúdo específico envolvido no projeto e numa segunda etapa se aprofundam em um tema de sua preferência. Por exemplo: o primeiro projeto, apresentado aos alunos ingressantes no ensino médio, foi sobre história das ciências. Nesse projeto os alunos acompanharam o desenvolvimento do saber humano desde os primórdios da civilização até os dias de hoje – primeira etapa. Estudaram, nas várias épocas da nossa história, como a humanidade se relaciona com o conhecimento empírico e científico. Seus estudos envolveram leituras de textos, trabalhos em grupo e debates. O objetivo final desta primeira etapa foi a percepção de que a história e as ciências estão intimamente relacionadas. Neste momento, eles escolheram um tema que corroborou esta percepção, desenvolveram um projeto de pesquisa em cima deste tema e apresentaram o resultado da pesquisa oralmente e por escrito.

Resultados e conclusão: Na apresentação oral os alunos aprenderam que a soma das partes é mais do que o todo e durante as discussões exercitaram a interdisciplinaridade, como já havíamos constatado em outra experiência (5). Os trabalhos escritos resultaram em um hipertexto escrito pelo grupo, que integrou todos os trabalhos em torno do eixo comum a todos os temas: “O Desenvolvimento científico e a história” (6). Outro importante papel desse trabalho é o de despertar o prazer de conhecer e ensinar (7). A existência de um único eixo que relaciona os vários temas proporcionou uma participação ativa de todos na produção de conhecimento disponibilizado na internet para quem possa se interessar pelo assunto. Durante o desenvolvimento do trabalho a percepção da importância de respeitar e de ser respeitado tornou-se condição indispensável para a execução do projeto e a importância das partes na construção do todo foi interiorizada pelos alunos.

A aplicação desse material (8) na Escola Vera Cruz em 1999 e 2000 e nos Colégios São Luiz e Santa Cruz nesse ano tem sido muito gratificante pois a partir da análise dos projetos apresentados verificamos nossas hipóteses a respeito da formação de indivíduos com uma visão crítica e com autonomia para continuar aprendendo.

O tema "O desenvolvimento científico e a história" foi discutido amplamente com ganhos na aquisição do conhecimento bem como na visão integrada por parte dos alunos. Desta forma, acreditamos que a disciplina química apresentada através de projetos pode ser implementada nos cursos de ensino médio como uma possibilidade de haver a integração das disciplinas num conceito de conhecimento mais amplo e para que os professores também adquiram maior experiência em conceber sua disciplina específica como parte de um todo maior.

Bibliografia:

  1. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) - Lei Darcy Ribeiro - lei nº9394, Diário Oficial da União de 23/12/1996.

  2. a. Hernández, F. e Ventura, M., A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho, ArtMed, Porto Alegre, 1998; b. Hernández, F, Trangressão e mudança na Educação, ArtMed, Porto Alegre, 1998.

  3. Coll, C.; Pozzo, J.I., Sarabia, B. e Valls, E., Os Conteúdos na reforma, ArtMed, Porto Alegre, 1998.

  4. Aquino, J.G. (org), Erro e Fracasso na Escola – Alternativas Teóricas e Práticas, Summus editorial, São Paulo, 1997.

  5. Di Giovanni, M.L., Mutarelli, S.R. e Lima, J.F., A interdisciplinaridade a partir da multidisciplinaridade: uma experiência em projetos, anais da 22a Reunião da Sociedade Brasileira de Química.

  6. http/sites.uol.com.br/srmutarelli

  7. Davis, C., Silva, M. A. S. S., Espósito, Y., Papel e valor das interações sociais em sala de aula, Cad. Pesq., 71, 49-54 (1989).

  8. Mutarelli, S.R., Q - O Interior das Substâncias, edição experimental, São Paulo, 2000.