Síntese e caracterização espectroscópica do complex0 de 1,3,5-trivinilpiridilbenzeno associado a clusters trigonais de acetato de rutênio.



Sérgio H. Toma (IC); Pellegrino Losco (PQ); Anamaria D.P. Alexiou (PQ) e Henrique E. Toma (PQ).

Instituto de Química, Universidade de São Paulo


Palavras chave: Clusters, ligantes polipiridínicos, complexos polinucleares.


A elaboração de sistemas supramoleculares a partir da unidade polipirínica de 1,3,5-trivinilpiridilbenzeno associada a clusters de rutênio tem como objetivo explorar as propriedades estruturais e redox dos clusters, bem como a susceptibilidade do ligante de ponte aos processos de fotoisomerização. A formação do complexo trigonal deverá permitir, no futuro, a montagem de estruturas organizadas e dendrímeros, capazes de responder à ação da luz através de mudanças de configuração espacial. Neste trabalho estamos focalizando a síntese e caracterização de complexo contendo três unidades [Ru3OAc6(py)2] unidas pelo ligante de ponte 1,3,5-trivinilpiridilbenzeno (TVPB), como ilustrado na Figura 1.


Figura1: Estrutura molecular (MM+) do complexo [{Ru3OAc6(py)2}3TVPB](PF6)3.

Para a síntese do composto mencionado foram obtidos o ligante e o cluster [Ru3OAc6(py)2MeOH]PF6 conforme descrito na literatura1,2. A formação do complexo foi feita pela reação direta dos componentes, solubilizados em volumes mínimos de diclorometano, por dois dias, seguido da evaporação do solvente e purificação exaustiva em coluna de Sephadex LH, usando diclorometano como eluente.

O espectro eletrônico do complexo, em diclorometano apresentou bandas em 693 nm, correspondente as transições internas da unidade Ru3O, e em 367 e 319 nm devidas as transições de tranferência de cargas metal-ligante e internas do ligante. Os resultados de 1H-RMN realizados em acetonitrila mostraram picos referentes as metilas dos grupos acetatos em 4,72 ppm( Hj ) e 4,81 ppm( Hi ); aos grupos piridil em 0,12 ppm( Ha ) e 5,81 ppm( Hb ) e as piridinas terminais em 0,86 ppm( Hf ), 5,43 ppm( Hg ) e 6,54 ppm( Hh ). O sinal em 6,07 ppm corresponde aos prótons do benzeno central( He ) e dos grupos vinila( Hd ). O próton Hc do grupo vinila aparentemente ocorre junto com Hb em 5,81 ppm. Esta atribuição foi realizada com base na integração dos sinais e nos dados da literatura.3

A fotoisomerização do ligante foi estudada em solução de acetonitrila utilizando uma lâmpada de ultravioleta (365 nm). O processo foi acompanhado por meio da espectroscopia de uv-vis e 1H-RMN. O espectro eletrônico mostrou que a banda em 311 nm diminui de intensidade com o tempo de exposição, permanecendo inalterada após 2 horas. Durante a irradiação, os sinais dos prótons do isômero trans diminuem de intensidade enquanto novos picos surgem, evidenciando a ocorrência de processos de isomerização cis-trans sucessivos.


Bibliografia


1. A. J. Amoroso, A. M. W. C. Thompson, J. P. Maher, J. A. McCleverty e M. D. Ward, Inorg. Chem. 1995, 34, 4828.

2. J. A. Baumann, D. J. Salmon, S. T. Wilson, T. J. Meyer e W. E. Hatfield, Inorg. Chem. 1978, 17, 3342.

3. A. D. P. Alexiou e H. E. Toma, J. Chem. Research (S), 1997, 338.


CNPq