UTILIZAÇÃO De PIPERINA (extraída de Piper nigrum) NA Síntese de Análogos CURCUMINÓIDES e avaliAção de seu potencial citotóxico no Bioensaio com Artemia Salina


Ana Paula Santos (PG); Leila Vilela Alegrio (PQ);

Marco Edilson Freire de Lima (PQ)


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Departamento de Química

Antiga Rodovia Rio-São Paulo, Km 47 – 23851-970 - Seropédica, RJ

Email: marco@ufrrj.br


palavras-chaves: piperina, curcuminóides, Artemia salina, Leach.


Introdução e Objetivos

Os curcuminóides são produtos naturais cujo esqueleto básico é caracterizado pela presença de dois grupos arila separados por sete átomos de carbono (Figura 1), apresentando uma grande variedade de propriedades farmacológicas1. Dentre os vários exemplos de compostos naturais e sintéticos que possuem estas características, destacamos aqui a curcumina (1) como o principal exemplo desta classe. A piperina (2), um alcalóide extraído das sementes de Piper nigrum (pimenta-do-reino), foi utilizada neste trabalho como matéria-prima para a síntese de uma série de análogos (compostos 7-10, Esquema 1) com o perfil estrutural similar aos curcuminóides (um espaçador de sete átomos entre dois núcleos aromáticos). O potencial citotóxico dos ésteres obtidos foi avaliado no bioensaio com Artemia salina2, utilizado como uma indicação preliminar de sua potencial atividade biológica.

Figura 1


Metodologia e Discussão

O ácido piperínico (3), obtido através da reação de hidrólise básica do alcalóide natural (2),3 foi convertido ao seu respectivo em cloreto de ácido (4, Esquema 1) através do tratamento com excesso de cloreto de tionila em CH2Cl2 seco, seguido de remoção dos voláteis sob pressão reduzida, sem aquecimento, gerando o intermediário (4), em rendimento quantitativo.

Os álcoois benzílicos (5, Esquema 1) foram obtidos através de metodologia clássica de redução dos respectivos aldeídos benzóicos (6), diferentemente substituídos, com boroidreto de sódio em meio básico. Os ésteres (7-10) foram obtidos através da reação do cloreto de ácido (4) com os respectivos álcoois benzílicos em CH2Cl2 seco, sob atmosfera inerte.


Reagentes: a) SOCl2, CH2Cl2 (quant.) ; b) NaBH4, CH3OH/NaOH aq. (quant.);

c) cloreto de ácido 4, tolueno (rendimentos variando de 30-60%).


Esquema 1


Os ésteres obtidos neste trabalho (7-10) apresentaram um menor efeito tóxico no bioensaio com Artemia salina2, quando comparados a piperina (2) [CL50= 109,4mM para (7), CL50= 897mM para (8); CL50 = 897 mM para (9); CL50= 254 mM para (10); e CL50= 36,5 mM para (2)].


Conclusões

No trabalho anterior, concluímos que a conjugação da carbonila com o sistema a,b-insaturado é crucial para a toxicidade observada.3 Como os resultados de toxicidez obtidos neste trabalho, comparados aos obtidos para a piperina, evidenciam a importância do grupamento amida, uma série de derivados desta família estão sendo preparados no laboratório e serão avaliados posteriormente. Todos estes compostos estarão sendo avaliados quanto as suas atividades antiparasitárias contra cêpas de Leishmania amazonensis, visando uma correlação com o efeito que observamos para os derivados curcuminóides.1


Bibliografia

[1]. Araújo, C.A.C.; Alegrio, L.V.; Gomes, D.C.F.; Lima, M.E.F.; Gomes-Cardoso, L.; Leon L.L. Mem. Inst.Oswaldo Cruz, 1999, 94, pp. 791-794, e referências citadas no trabalho. [2]. Meyer, B. N., Ferrigni, N. R., Putmam, J. E., Jacobsen, L. B., Nichols, D. E. and Mclaughlin, J. L. Planta Medica, 1982, 45, pp. 31-34. [3] Santos, A .P.; Lima, M.E.F.; Alegrio, L.V. Livro de Resumos 21a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, vol. 2, QO-002.


[CNPq]