Reações de Álcoois Homoalílicos com Sais de Tálio (III)
Helena M. C. Ferraz (PQ), Luiz S. Longo Jr (PG), Andréa P. Santos (PG)
Instituto de Química Universidade de São Paulo São Paulo- S.P.
palavras-chave : sais de tálio (III), álcoois homoalílicos, isomintlactona
Em comunicações anteriores, relatamos a reação de alguns álcoois homoalílicos com trinitrato de tálio (III) (TTN.3H2O) em diferentes solventes (Santos, A.P.; Ferraz, H.M.C. e Grazini, M.V.A., 20a RASBQ, QO-96,1997 e Santos, A.P.; Ferraz, H.M.C. e Silva Jr, L.F., 21a RASBQ, QO-90,1998). Foi verificado que tanto o solvente quanto a presença (ou ausência) de substituinte em C1 exercem importante papel na competição entre a formação de produto de contração de anel e de ciclização. O melhor solvente para a obtenção de produtos de ciclização foi HClO4 5,8M.
Com o objetivo de obter uma série de éteres cíclicos, que são importantes intermediários sintéticos, efetuamos a reação de outros dois alquenóis, 1 e 2, com TTN em HClO4 5,8M. Tais substratos forneceram exclusivamente os produtos de ciclização, nas proporções diastereoisoméricas mostradas no esquema 1 (as configurações do centro C8, deduzidas pela análise dos espectros de 1H e 13C-RMN, são apenas tentativas).
Conforme mostrado no esquema 2, a presença de substituintes volumosos favorece a formação do produto de ciclização, enquanto que na sua ausência obtém-se exclusivamente produto de contração de anel. Provavelmente, um grupo grande em C1 ofereça maior resistência, devido a efeitos estéricos, à inversão de conformação do intermediário I, necessária à formação do produto de contração, onde a ligação C4-C5 assiste a saída do tálio (I).
De posse de 3, planejamos a sequência sintética para obtenção da (+/-)-isomintlactona 6, um produto natural isolado do óleo essencial de várias espécies de menta (Takahashi et al., Agric. Biol. Chem. (1980), 44, 1535) (Esquema 3).
Testes preliminares mostraram que a eliminação de água de 3 fornece o éter cíclico insaturado 5, embora contaminado com um segundo produto ainda não identificado. O éter 5, submetido a oxidação alílica, forneceu a (+/-)-isomintlactona 6 desejada. As condições reacionais e os métodos de purificação destas duas etapas estão sendo optimizados.
CNPq/CAPES/FAPESP