YVONNE P. MASCARENHAS
Depto.de Física e Informática, Instituto de Física de São Carlos, USP,  e-mail: yvonne@ifsc.sc.usp.br

A QUÍMICA NO CONTEXTO DA CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR

    Até meados deste século a Química tinha uma enorme importância científica, tecnológica e econômica como uma área autônoma do conhecimento sendo a ciência que estuda as propriedades, composição e estrutura das substâncias, as transformações que elas sofrem e a energia que é liberada nesses processos. Entretanto, os avanços decorrentes do desenvolvimento da Física, da Biologia e da Matemática Aplicada através do uso de computadores cada vez mais poderosos permitindo a modelagem  e automação de experimentos e de coleta de dados levou os limites da Química a coalescerem nas últimas décadas como os limites dessas áreas do conhecimento com velocidade cada vez maior. A distância entre a Ciência de ponta, e em particular a Química, que se desenvolve nos países do primeiro mundo e a ciência dos países em desenvolvimento, com o Brasil, é cada vez maior devido a inúmeros fatores entre os quais predominam o volume de recursos necessários ao estabelecimento de modernos laboratórios, o planejamento da política científica, o desenvolvimento industrial, e a formação de recursos humanos. No Brasil o reconhecimento desses fatores já levou ao estabelecimento de um laboratório nacional, o LNLS do CNPq, à institucionalização dos projetos temáticos, dos projetos para aquisição de equipamentos multi-usuários e ao planejamento de Centros de Pesquisa pela FAPESP e ao programa PRONEX do MCT que deverão resultar no aperfeiçoamento das condições de pesquisa e desenvolvimento. Resta ainda sob o ponto de vista acadêmico, o desafio de uma melhor estruturação dos currículos de graduação em Química de forma a levar o estudante a adquirir uma formação mais completa nas ciências básicas, hoje em dia essenciais ao químico , e que lhe permita interagir eficientemente, não apenas com as modernas metodologias necessárias à pesquisa de ponta, mas também com pesquisadores das demais áreas do conhecimento