Química Nova - Normas de Publicação
  1. Para publicação, requer-se que os manuscritos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico. Ao submeter o manuscrito, os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido à Sociedade Brasileira de Química (SBQ), se e quando o artigo for aceito para publicação.
  2. Serão considerados para publicação da Revista Química Nova artigos que cubram as áreas tradicionais da Química (Analítica, Inorgânica, Físico-Química, Orgânica, Bioquímica e Engenharia Química) bem como artigos sobre Ensino de Química, História da Química, Política Científica, etc.
  3. Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modaliadades abaixo; solicita-se aos autores que indiquem a modalidade do trabalho em carta anexa.
    1. Artigos Originais (em português, espanhol ou inglês): destinados à divulgação de trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de apresentação, contendo Introdução, Resultados e Discussão, Parte Experimental, etc. de acordo com as peculiaridades de cada trabalho.
    2. Artigos de Revisão (em português, espanhol ou inglês): destinados à divulgação do progresso numa área específica de Química, contendo uma visão crítica, com o objetivo principal de beneficiar uma clientela formada de pós-graduandos e não-especialistas da área. O corpo editorial de Q.N. poderá, eventualmente, convidar pesquisadores qualificados para submeter artigo de revisão. É desejável que o autor tenha publicação na referida área.
    3. Artigos de Divulgação (em português ou espanhol): destinados à divulgação de algum aspecto ou área de Química, redigido de forma didática, com o objetivo de beneficiar uma clientela formada de estudantes de graduação, pós-graduação, não-especialistas na área, professores secundários de Química, etc.
    4. Artigos sobre Educação (em português ou espanhol): destinados à divulgação de trabalhos relacionados com o Ensino de Química.
    5. Notas Técnicas (em português ou espanhol): destinados à divulgação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos no laboratório de origem do autor do manuscrito.
    6. Assuntos Gerais (em português ou espanhol): abordagem de assuntos de interesse geral dos químicos, tais como política científica, programas de graduação e pós-graduação, história da química, etc.
Preparação de Manuscritos
  1. Todos os trabalhos deverão ser enviados em 3 vias, digitados em espaço duplo, preferencialmente nas dimensões de 21 x 16 cm, utilizando somente Microsoft Word. O disquete (se possível o 3,5'') deverá ser enviado após a aceitação do trabalho pela editoria.
  2. A primeira página deverá conter o título do trabalho, nome e endereço dos autores (consultar o último número da revista). Havendo autores com diferentes endereços estes deverão se seguir imediatamente ao nome de cada autor. Recomenda-se que os autores sejam agrupados por endereço. A segunda página deverá conter o título e o resumo do trabalho em inglês (ABSTRACT), com no máximo 100 palavras, e a indicação de 3 palavras-chaves (keywords), também em inglês.
  3. Os desenhos (gráficos, esquemas, etc.) deverão ter qualidade gráfica adequada (papel vejetal ou impressora a laser) para serem fotografados diretamente; as fotografias deverão ser em preto e branco. No caso particular de esquemas contendo estruturas químicas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente. Considerar que os desenhos deverão caber em uma coluna (8,5 cm) ou em 2 colunas (17,5 cm).

  4. Em todos os trabalhos as abreviaturas de revistas deverão seguir as normas pelo C.A. (ver: Chemical Abstract Service Source Index, CASSI). As referências (incluindo notas de rodapé) serão numeradas consecutivamente no texto, na forma de expoentes; a lista de referências será colocada no final do texto. Deve-se citar o sobrenome de cada autor, antes das iniciais do prenome, seguindo-se o título da revista (itálico) e finalmente a página. Livros devem ser citados de maneira análoga, incluindo o nome do editor, a localidade e o ano de publicação.
    EXEMPLO:
    • Revistas
      Smith, J.; Weston, D.; J. Am. Chem. Soc. 1987, 50, 1001.
    • Livros s/ editores
      Pittman, M.; Yeomans, D. R.; Comet Halley: Once in a Lifetime; Americam Chemical Society; Washington, DC, 1995; p 23.
    • Livros c/ editores
      Golay, M. J. E. In Gas Chromatography; Desty, D. H., Ed.; Butterworths; London, 1958; p 36.

  5. Os autores devem procurar seguir, naquilo que for possível, as normas recomendadas pela IUPAC, inclusive o Sistema Internacional de Unidades. Sobre a nomenclatura de compostos (orgânicos e inorgânicos) já há traduções para a lingua portuguesa publicadas em Q.N. Quanto aos Símbolos e Terminologias, onde não há tradução, espera-se que a adaptação seja feita pelos autores, criando então, paulatinamente, um conjunto de normas em português.
A Editoria de Q.N. se reserva o direito de efetuar, quando necessário, pequenas alterações nos manuscritos, de modo a adequá-los às normas da revista ou tornar seu estilo mais claro, respeitando, naturalmente, o conteúdo do trabalho. Qualquer que seja a naturaze do manuscrito submetido, ele deve ser original ao nível de metodologia, informação, interpretação ou crítica. A qualificação do trabalho será atestada por, no mínimo, dois consultores, indicados pela Editoria.