Química Nova - Normas de Publicação
- Serão considerados para publicação da Revista Química Nova artigos que cubram as áreas tradicionais da Química (Analítica, Inorgânica, Físico-Química, Orgânica,
Bioquímica e Engenharia Química) bem como artigos sobre Ensino de Química, História da Química, Política Científica, etc.
- Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das
modalidades abaixo; solicita-se aos autores que indiquem a modalidade do trabalho em carta anexa.
- ARTIGOS ORIGINAIS (em português, espanhol ou inglês): destinados à divulgação de trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de
apresentação, contendo Introdução, Resultados e
Discussão, Parte Experimental, etc., de acordo com as peculiaridades de cada trabalho.
- ARTIGOS DE REVISÃO (em português, inglês ou espanhol): destinados à divulgação do progresso numa área específica de Química, contendo uma visão crítica, com o objetivo principal de beneficiar uma clientela formada de pós-graduandos e não-especialistas da área. O Corpo Editorial de Q.N. poderá, eventualmente, convidar pesquisadores qualificados para submeter artigo de revisão. É desejável que o autor tenha publicação na referida área.
- ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO (em português ou
espanhol): destinados à divulgação de algum aspecto ou área de Química, redigido de forma didática, com o objetivo de beneficiar uma clientela formada de estudantes de graduação, pós-graduação, não-especialistas na área, professores secundários de Química, etc.
- ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO (em português ou espanhol): destinados à divulgação de trabalhos relacionados com o ensino de Química.
- NOTAS TÉCNICAS (em português ou espanhol): destinados à divulgação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos no laboratório de origem do autor do manuscrito.
- ASSUNTOS GERAIS (em português ou espanhol): abordagem de assuntos de interesse geral
dos químicos, tais como política científica, programas de graduação e pós-graduação, história da química, etc.
PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS
- Todos os trabalhos deverão ser enviados em 3 vias, digitados em espaço duplo, preferencialmente nas dimensões de 21 x 16 cm, utilizando somente Microsoft Word. O disquete (se possível o 3 1/2") deverá ser enviado após a aceitação do trabalho pela editoria.
A primeira página deverá conter o título do trabalho, nome e endereço dos autores (consultar o último número da revista). Havendo autores com diferentes endereços estes deverão se seguir imediatamente ao nome de cada autor. Recomenda-se que os autores sejam agrupados por endereço. A segunda página deverá conter o título e o resumo do trabalho em inglês (ABSTRACT), com no máximo 100 palavras, e a indicação de 3 palavras chaves (keywords), também em inglês. Todo texto deve ser digitado sempre em nomenclaturas maiúsculas e minúsculas.
- As figuras (gráficos, esquemas, etc.) deverão ter qualidade gráfica adequada (usar somente fundo branco). Preferencialmente devem ser enviados em arquivo eletrônico das figuras separado do texto (a imagem aplicada no processador de texto, não significa que o original está copiado). As figuras devem ser escaneadas em alta resolução (800 dpi/bitmap para traços) com extensão tif, e as fotos ou desenhos com cor (300 dpi/grayscale) com extensão tif., para não termos problemas ao aplicá-las no padrão da Revista. Outras extensões possíveis: cdr; doc; eps; jpeg. No caso de não ser possível a entrega do arquivo eletrônico das figuras, os originais devem ser enviados em papel vegetal ou impressora a laser para serem fotografados diretamente; as fotografias deverão ser em preto e branco. No caso particular de esquemas contendo estruturas químicas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser reduzidas uniformemente. Considerar que as figuras deverão caber em uma coluna (8,5 cm) ou em 2 colunas (17,5 cm).
- Em todos os trabalhos as abreviaturas de revistas deverão seguir as normas usadas pelo C.A. (ver: Chemical Abstracts Service Source Index, CASSI). As referências (incluindo notas de rodapé) serão numeradas consecutivamente no texto, na forma de expoentes; a lista de referências será colocada no final do texto. Deve-se citar o sobrenome de cada autor, antes das iniciais do prenome, seguindo-se o título da revista (itálico), o ano (negrito), o volume (itálico) e finalmente a página. Livros devem ser citados de maneira análoga, incluindo o nome do editor, a localidade e ano de publicação.
EXEMPLO:
Revistas
Smith, J.; Weston, D.; J. Am. Chem. Soc. 1987, 50, 1001.
Livros sem editores
Pittman, M.; Yeomans, D. R.; Comet Halley: Once in a Lifetime; Americam Chemical Society; Washington, DC, 1995; p 23.
Livros com editores
Golay, M. J. E. In Gas Chromatography; Desty, D. H., Ed.; Butterworths; London, 1958; p 36.
- Os autores devem procurar seguir, naquilo que for possível, as normas recomendadas pela IUPAC, inclusive o Sistema Internacional de Unidades. Sobre a nomenclatura de compostos (orgânicos e inorgânicos) já há traduções para a língua portuguesa publicadas em Q.N. Quanto aos Símbolos e Terminologias, onde não há tradução, espera-se que adaptação seja feita pelos autores, criando então, paulatinamente, um conjunto de normas em português.
Abreviaturas de revistas
Uma lista de abreviaturas de revistas está disponível no web site da Chemical Abstracts Service no seguinte endereço:
www.cas.org/sent.html
A Editoria de Q.N. se reserva o direito de efetuar, quando necessário, pequenas alterações nos manuscritos, de modo a adequá-los às normas da revista ou tornar seu estilo mais claro, respeitando, naturalmente, o conteúdo do trabalho. Qualquer que seja a natureza do manuscrito submetido, ele deve ser original ao nível de metodologia, informação, interpretação ou crítica. A qualificação do trabalho será atestada por, no mínimo, dois consultores, indicados pela Editoria.